Marketing Digital para Material de Construção – Dicas Fresh Lab

Buscando por estratégias para o seu segmento? Separamos para você as melhores dicas práticas de marketing digital para material de construção. Mãos a obra!

Se você pesquisar por aí, vai encontrar alguns blogs que até dão algumas “dicas”, mas tudo muito teórico, como “invista em inbound marketing”, ou então “faça um planejamento”. Acreditamos que se você chegou até aqui é porque está em busca de dicas práticas!

O que fazer quando você precisa atrair mais clientes para sua loja de material de construção? O Marketing Digital certamente pode ajudar você a trazer mais visibilidade para seu negócio quando clientes precisam de você.

Marketing Digital para Material de Construção

Ok amigo(a), vamos considerar que você ainda não tem um bom website, ok? Mas considere que em algum momento você precisa amadurecer a ideia de desenvolver um site voltado para conversão, e que realmente comunique bem com seus clientes na internet.

Também é preciso decidir se você vai atuar com um site institucional ou uma loja virtual. As duas opções são possíveis para o seu segmento.

Se você tem um bom site, provavelmente uma das melhores estratégias são anúncios no Google Ads. Essas campanhas mostram anúncios da sua loja no momento em que o usuário está buscando por isso – ou seja, a taxa de conversão tende à ser mais alta nesse tipo de interação.

Agora, caso você não tenha um website, pode utilizar algumas redes sociais com conteúdos para captar novos clientes. Suas ações basicamente vão depender de quanto você tem para investir em mídia.

Vamos lá?

  • Facebook

Aqui já podemos mandar a letra: o Facebook só vai valer a pena para sua empresa se você tiver dinheiro para patrocinar suas publicações. Do contrário, será tempo jogado fora.

Com as frequentes mudanças no algoritmo do Facebook, o alcance das páginas de empresas caiu muito, especialmente para aqueles que já não tinha resultados bons na plataforma.

Isso quer dizer que se você não tiver pelo menos R$400 de verba para o Facebook Ads o trabalho na página será pouco expressivo. Temos vivenciado na pele a dificuldade de conseguir bons resultados com investimento em mídia no Facebook.

Se a sua página está abandonada, vamos deixá-la por enquanto e partir para outras redes com conteúdos mais estratégicos.

  • Instagram

O Instagram é uma rede que vem crescendo no último ano de forma significativa. Tanto que tem tirado boa parte das empresas e usuários do Facebook.

Criar e manter um perfil relevante para loja de material de construção pode ser uma forma de conquistar visibilidade por parte do público. Caso você não tenha dinheiro para investir em anúncios no Instagram, vai ter que dedicar um tempo do dia para ações manuais que impulsionam organicamente seu perfil, como seguir outros usuários e lojas, e comentar em fotos que sejam relacionadas a seu segmento.

Além disso, o crescimento orgânico no Instagram também é gradativo ao longo dos meses. Com conteúdo de qualidade é possível crescer e trazer notoriedade para sua loja.

Abaixo temos o exemplo da loja Balaroti, que apesar de ter sua loja online e ser uma grande referência no mercado, serve de exemplo para mostrar que o público, se atingido, engaja-se com conteúdos de produtos. Ou seja, há público interessado nesse canal.

Marketing Digital para material de construção

Acima de tudo, importante considerar que se as pessoas começarem a interagir com o perfil da sua loja, devem ser respondidas o mais rápido possível.

  • Pinterest

Ok, pode ser que você nunca tenha ouvido falar dessa rede nem sabe o que ela come. Mas o Pinterest é um baú de tesouros para marcas que estão atrás de clientes em potencial.

Certamente, essa rede concentra um grande número de usuários que estão em período de decisão de compra e pesquisa. Painéis com inspirações e conteúdos relevantes são a melhor maneira de aparecer para pessoas que estão procurando sobre reformas, construção e outros itens relacionados ao seu mercado.

Veja o exemplo, também do Balaroti, que utiliza seu perfil de forma estratégica para exibir seus conteúdos:

Marketing Digital para material de construção

A ideia aqui é criar uma fonte de conteúdo interessante para o seu público. E se você achar isso desnecessário, é porque não entendeu ainda como as pessoas se relacionam com as marcas e decidem compras na internet. É preciso fazer diferença real na vida da pessoa.

Agora, por último – mas não menos importante: a dica que vale para quase todos os tipos de negócios:

  • Google Meu Negócio

Provavelmente, essa dica vale para lojas de material de construção de todos os tamanhos. Ter uma ficha no Google Meu Negócio é o mínimo necessário que seu cliente espera ver quando procurar pela sua loja no Google.

Basta criar uma conta no Gmail, e cadastrar-se na página do Google Meu Negócio. A plataforma possui um passo a passo guiado que deixa tudo bem fácil. Você vai inserir as informações da sua empresa e confirmar via correio em 15 dias.

Como resultado, quando as pessoas procuram por “Fresh Lab” no Google, elas visualizam essa ficha:

Marketing Digital para material de construçãoÉ isso que deve aparecer quando você finalizar o seu cadastro. É simples e faz toda a diferença.


Anotou a lição de casa?

Essas são algumas dicas básicas que compartilhamos para que você possa trazer o mínimo de visibilidade para sua loja de material de construção na internet. Mas claro, há muito mais que pode ser feito além dessas ações, que são bem “emergenciais” – digamos assim.

Acreditamos muito que o Inbound Marketing pode trazer uma perenidade maior para a presença digital das empresas, com produção de conteúdo relevante e marketing de verdade para conectar empresas e pessoas.

Esperamos que essas dicas sejam realmente úteis para sua loja! Não vá embora sem deixar o seu comentário se você gostou ou não dessas dicas!

Até a próxima!

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Comentários
Jéssica BarbosaEscrito por Jéssica Barbosa em 01 de outubro de 2018
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