Marketing Digital para Empresas de Ar Condicionado – 7 Dicas Fresh Lab

O marketing digital para empresas de ar condicionado e climatização é fundamental para atrair novos clientes que estão ativamente procurando por esses serviços na internet. Hoje você vai aprender sete passos com ações importantes que podem ser ativadas hoje mesmo.

Primeiro de tudo, ter um comércio ou qualquer tipo de empresa e não ser encontrado na internet é praticamente não existir. As pesquisas e informações que encontramos online nos dão segurança na hora de adquirir novos produtos/serviços.

No ramo de empresas de ar condicionado, pode ser que o digital tenha demorado um pouco para se consolidar. Ainda encontramos muitos profissionais autônomos e até mesmo empresas que deixam a desejar quando o assunto é marketing digital.

Por isso, vamos compartilhar com você sete dicas valiosas que você mesmo(a) pode colocar em prática para conquistar resultados melhores para sua empresa de ar condicionado. Vamos lá?

Marketing Digital para Empresas de Ar Condicionado

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#1 – Você vai precisar de um site

No segmento de aquisição de serviços ou de produtos com alto valor agregado como ar condicionados, ter um website é fundamental para conseguir o contato de clientes em potencial.

Seu site deve ser fácil de navegar, rápido, atualizado e com as informações dos serviços que geralmente as pessoas procuram. Além disso, ele deve ter uma boa versão adaptada para celulares. Não podemos pensar em marketing digital hoje sem priorizar pessoas que acessam a internet de dispositivos móveis.

Esse ponto é muito importante, pois é muito difícil você ter resultados efetivos com marketing digital se não possui um bom website. Para o seu tipo de negócio, uma boa página na internet é fundamental.

#2 – Investimento em mídia e anúncios

Os links patrocinados são os conhecidos anúncios, e podem trazer retorno para sua empresa em menos tempo, geralmente a partir do primeiro mês.

Aqui você precisa colocar na ponta do lápis quanto está disposto(a) a investir nos anúncios da sua empresa. Se a sua verba for menor do que R$500 por mês, sugiro que comece com uma campanha pequena no Google Ads, para atingir apenas pessoas da sua cidade em dias e horários específicos da semana.

Os anúncios no Google possivelmente serão bem mais efetivos para sua empresa de ar condicionado do que anúncios nas redes sociais, por exemplo.

#3 – Conteúdos de blog

Essa é a ação mais valiosa que você pode fazer para construir uma boa presença digital.

Hoje, os melhores links orgânicos do Google são de sites e empresas que produzem muito conteúdo relacionado ao produto ou serviço que trabalham.

Consequentemente,  no site da sua empresa você deve manter uma frequência de atualizações de blog. Se possível semanal, para fazer com que seu posicionamento no Google cresça.

Além disso, os conteúdos de blog devem úteis para o seu cliente final. Ou seja, devem responder à perguntas frequentes de forma educativa e direta.

Como resultado, quanto mais você escrever conteúdos relacionados sobre ar condicionado no blog da sua empresa, mais o Google vai ver você como referência e autoridade no assunto.

#4 – E-mail Marketing

Parece que algumas empresas acreditam que o e-mail marketing não dá mais resultado. Dependendo da forma como é feito realmente não dá resultado mesmo rsrs.

Trabalhar com nutrição de leads por e-mail, educando e entregando informações valiosas para seus leads, na frequência certa é uma mina de ouro. Especialmente para esse segmento de ar condicionados, que exige manutenção e atendimento recorrente.

Desse modo, se você já tem uma base de clientes, faça um teste. Elabore um e-mail com 5 dicas para aumentar a vida útil do seu ar condicionado e envie por e-mail para essa base.

Nesses e-mail’s de conteúdo você não vai vender nada. Vai apenas prestar um serviço de prestação de informações para leads que podem se tornar seus clientes novamente.

Da mesma forma, pode ser que você ainda não tenha uma lista de e-mails. Aqui você pode ativar uma ação de captação de leads. Isso é feito por meio de formulários no Facebook ou então disponibilizando algum material para download.

O importante é não deixar os seus clientes esquecidos por e-mail, o que a maioria das empresas infelizmente costuma fazer.

#5 – Google Meu Negócio

Essa dica é bem básica, mas algumas empresas ainda não tiveram a oportunidade de aplicar. Provavelmente, fazer uma ficha para sua empresa no Google Meu Negócio é o mais simples para dar resultados relevantes quando os clientes procurarem por você.

O que costuma aparecer quando as pessoas procuram pelo nome da sua empresa na internet? Exibir um box com as principais informações de endereço, contato e avaliações é o que a ficha do Google Meu Negócio faz. Veja o exemplo da ficha da Fresh Lab:

Marketing Digital para Empresas de Ar Condicionado

Se você ainda não criou a ficha para seu Negócio, basta clicar aqui e seguir os passos na tela. Você vai receber uma carta de verificação do seu negócio para comprovar que a empresa é sua.

#6 – Avaliações

Se você já trabalha no segmento de ar condicionados e climatização, deve saber a importância que as indicações têm para o seu negócio. Um cliente satisfeito pode contar sobre seu serviço para outras pessoas, que interessadas procuram por você também.

Assim, as avaliações são como indicações públicas da qualidade do seu serviço e atendimento. A reputação digital de uma empresa pode ser fortalecida ou destruída por meio de avaliações.

Você pode disponibilizar a área de avaliações na ficha do Google Meu Negócio ou em sua página do Facebook. O importante aqui é criar uma prática de sempre pedir que seus clientes satisfeitos deixem uma colaboração.

Acima de tudo, o mais importante aqui é garantir a entrega e execução de um bom serviço. Assim, as avaliações acontecem cada vez mais naturalmente.

#7 – Influenciadores

Também, uma ação incrível que ainda é pouco explorada pelas empresas de ar condicionado é patrocínio de influenciadores. Para isso, você precisa estar disposto a fazer uma instalação cortesia para um influenciador pré selecionado em troca de publicidade.

No ramo de ar condicionado é muito inteligente fazer isso. Imagine que se você colocar um ar condicionado no espaço de gravação de qualquer Youtuber, ele vai usar o seu produto em praticamente todos os próximos vídeos.

Basta uma pesquisa rápida para identificar pessoas da sua cidade que são influentes e que gostariam de participar de uma ação como essa. Você também pode oferecer manutenções cortesias para manter a parceria com os canais.


E aí? Será que alguma dessas dicas você já consegue aplicar? O que está faltando para você dar um refresh no marketing do seu negócio?

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Comentários
Jéssica BarbosaEscrito por Jéssica Barbosa em 05 de novembro de 2018
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