Marketing Digital para Clínica de Estética

Veja em nosso blog dicas valiosas para trabalhar no marketing digital para clínica de estética. Alguma dessas sugestões certamente se encaixam para seu negócio.

O segmento de estética é um dos ramos que mais cresce no Brasil, tanto em pacientes quanto em profissionais. Vemos cada vez mais pessoas dando destaque à serviços de estética e espalhando na cultura brasileira como funcionam esses serviços.

Com mais procura e mais profissionais, surge também uma concorrência maior para ganhar destaque. Selecionamos algumas dicas e informações que é importante considerar antes de trabalhar o marketing digital para sua clínica de estética.

Marketing Digital para Clínica de Estética

Acredito que um único fator separa clínicas bem sucedidas e com agenda cheia daquelas que ficam incessantemente buscando clientes: confiança.

Na vida real, ninguém realiza um procedimento estético com uma pessoa ou clínica que não transmita o mínimo de confiança que a pessoa precisa sentir para tomar a decisão de compra. A relação de confiança acontece em todos os tipos de negócios que fazemos. Para as clínicas é a mesma coisa.

marketing digital para clínica de estética

Para ser uma empresa com uma imagem confiável, você precisa em primeiro lugar trabalhar na presença digital da sua clínica na internet. Assim, não vai adiantar investir centenas de reais em links patrocinados se sua comunicação visual não passa confiança para o seu público alvo.

O que uma empresa precisa ter na internet para ser considerada confiável? Você já parou para pensar nisso? Tente imaginar sua própria experiência na hora de adquirir um produto e serviço e você poderá ter uma ideia mais clara do que estamos exemplificando aqui.

As dicas e sugestões abaixo são ações práticas que você pode tomar para iniciar o quanto antes suas ações digitais.

  1. Site

Primeiro de tudo, se você tem uma clínica de estética, é bastante esperado que você tenha seu próprio site. Isso é um dos indicativos de que sua clínica é confiável.

Ainda mais, nas não adianta ter apenas um site. Como citamos no início do texto, a concorrência no mercado de estética hoje é muito alta e você precisa se diferenciar. O projeto do seu site precisa ser pensado para reter as visitas e convertê-las em leads – ou seja, que elas deixem suas informações de contato.

Certamente, apenas um site bem estruturado pode garantir que essa ação aconteça.

Sempre uso essa analogia: o seu site é como sua casa própria, onde você recebe seus visitantes, reforma, muda o que quiser quando quiser e ninguém pode opinar a respeito. Em contraste, as redes sociais são casas alugadas. Você até recebe visitas mas não tem muito controle sobre o ambiente em si. E a qualquer momento você pode ser despejado.

Assim, se a sua clínica ainda não tem um site, comece a amadurecer a ideia de investir em um bom projeto de desenvolvimento. Ter um website também faz com que você tenha onde escrever e publicar conteúdos, que na prática é a única forma de ter um bom posicionamento orgânico no seu segmento.

2. Anúncios

Já tem um site preparado para receber e converter visitantes? Ótimo, é hora de pensar nos seus investimentos em mídia e campanhas pagas.

Sim, você também vai precisar investir nos anúncios se quer ganhar visibilidade em curto prazo e atingir um público específico. Especialmente se o seu site for recente. Talvez, pode demorar meses até conseguir conquistar boas posições orgânicas.

Em contraste, os links patrocinados são nossos aliados quando precisamos de respostas rápidas. Basicamente, sugerimos trabalhar em dois canais para clínicas de estética:

  • Google Ads: anúncios na rede de pesquisa do Google fazem com que você apareça quando as pessoas buscam pelo seu serviço. É um tipo de campanha que chamamos de “resposta direta”. Os anúncios geralmente levam o visitante para o site da clínica e solicitam informações de contato. Também é possível trabalhar com anúncios de chamada, para que as pessoas liguem diretamente do anúncio.
  • Instagram Ads: por ser um segmento de público qualificado, recomendamos trabalhar com anúncios no Instagram. Talvez, pode ser mais assertivo para o seu negócio do que anúncios no Facebook. Mesmo que as pessoas não estejam procurando pelos seus serviços, as redes sociais são uma forma agressiva e sugestiva de conquistar clientes em potencial.

Sugerimos trabalhar com campanhas curtas e testes de público, entre muito e pouco segmentado. Também pode trabalhar com imagens e chamadas diferentes ao longo do mês para observar o que performa melhor. Certamente, é ainda uma boa forma de regular o orçamento que você quer investir nesta campanha.

3. Redes Sociais

Parte do processo de construir a autoridade digital da sua clínica de estética está no trabalho de composição das redes sociais. Como resultado, se a sua clínica tem um Instagram bonito, será mais atrativo visualmente para o público e suas chances são maiores.

Atualmente, no ramo de estética, se a sua clínica ainda não tem um bom posicionamento nas redes sociais, nem aconselhamos focar no Facebook. É mais assertivo para campanhas iniciantes o Instagram, por conta do público e da qualidade dos anúncios que podemos trabalhar.

Além disso, as redes sociais também são uma forma de atender clientes em potencial que estão em dúvida. Geralmente o pessoal usa mesmo o inbox para fazer o primeiro contato. É muito importante estar a postos para responder o mais breve possível quem falar com você nas redes sociais.

Busque inspirações de composição de fotos no feed e lembre-se sempre que o Instagram é uma rede social de imagens, fotos mesmo. Assim, evite criar publicações em que textos estão sobrepostos às imagens. Como resultado, sua comunicação será mais assertiva e adequada para esse canal.

4. Influenciadoras da sua cidade

Também uma ação que está ligada com as redes sociais e fortalece sua autoridade no meio digital. A sugestão é buscar pessoas influentes do seu segmento, ou que influenciam seu público alvo, e oferecer algum dos seus serviços em troca de publicidade.

Esse tipo de ação, quando bem planejada, pode gerar resultados genuínos para o seu negócio. Além disso, no caso das clínicas de estética, como geralmente só atendem uma cidade, é interessante buscar por esses micro influenciadores.

Da mesma forma, busque parcerias e conexões que possam trazer mais visibilidade para sua clínica. Eventos do setor e acompanhamento de notícias são alternativas para se manter sempre por dentro.


É isso meninas!! rsrs Espero que tenham gostado desse conteúdo! Na prática, lembre-se: é mais importante trabalhar ações que gerem confiança das pessoas na sua clínica, do que ofertas.

Também é preciso ter muito cuidado com a forma como você vai anunciar seus serviços, para não causar problemas ou polêmicas!

Deixe seu comentário se gostou das dicas ou tem alguma pergunta, será um prazer respondê-las!

Até o próximo segmento!

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Comentários
Jéssica BarbosaEscrito por Jéssica Barbosa em 20 de fevereiro de 2019
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