A Era Digital tornou a criação de filhos muito diferente do que costumava ser, esse foi o desafio enfrentado pela equipe da Fresh Lab neste case de marketing digital.
Agora existem anúncios em jogos infantis, anúncios direcionados aos pais da geração Y, anúncios direcionados aos pais da geração X e muito mais. Segundo pesquisa feita pelo Google: 75% das gestantes e mães buscam informações na internet sobre experiências reais que envolvam maternidade e o volume de busca aumenta 85% após descobrirem que estão grávidas. O marketing para os pais nunca foi tão fácil, e existem tantas marcas que estão fazendo isso da maneira certa – como é o caso da LikLuc, o nosso case de hoje.
Sabendo que a marca está preocupada com o desenvolvimento e cuidados de recém-nascidos, transformando isto em soluções para tornar a criação de filhos mais fácil, a LikLuc soube adequar uma estratégia de marketing de redes sociais que envolvem os pais e transforma essa fase em algo mais divertido e prazeroso.
A campanha de marketing digital, ativa e gerenciada desde 2019 , possui foco em estratégias principais, que levam à um sucesso contínuo e bons resultados para a empresa que comercializa produtos para saúde das crianças. São elas:
Hoje em dia, a maior parte dos pais de primeira viagem estão no Instagram, compartilhando atualizações sobre o crescimento de seus recém-nascidos. Sabe quem está no Instagram dando uma forcinha para eles, quando o assunto é escolher a melhor marca para ajudar nos cuidados dos pequenos?
A LikLuc.
O Instagram hoje contém mais de um bilhão de usuários ativos e continua crescendo. A LikLuc cresceu seu foco no conteúdo visual, voltando-se a divulgação da marca como uma ‘’amiga presente’’ aos lados das mães. Uma das melhores maneiras de mostrar sua presença foi através do crescimento do calendário de postagens.
Além disso, o Instagram possui diversas ferramentas e filtros, permitindo a marca a criar histórias incríveis para compartilhar e ganhar ainda mais visibilidade dessa categoria. Ademais, a marca aproveita o uso de anúncios no Facebook. Embora, é claro, os anúncios em plataformas maiores (como Google Ads e canais tradicionais), sejam valiosos, os anúncios do Facebook são uma ferramenta igualmente valiosa.
O Facebook se tornou uma rede de informações pessoais (para o melhor ou para o pior) e nós utilizamos essas informações para segmentar a publicidade da LikLuc. Ajustando novos públicos-alvo e metas objetivas, garantimos que os anúncios da marca estejam sendo exibidos para as pessoas certas – ou seja, mamães e papais de recém-nascidos.
Ao trabalhar o marketing para pais e mães, nosso principal objetivo foi entender o que eles procuravam das marcas das quais desejavam comprar. Tendo isso em mente, fomos atrás de compreender quais as faixas etárias, regiões e interesses deveríamos nos concentrar. Embora ainda haja um estereótipo de millennials sendo ‘’muito jovens, com falta de pretensões ou projeções para o futuro’’, essa geração engloba pessoas nascidas de 1981 a 1996, o que significa que uma grande porcentagem da geração já é ou está se tornando pais.
Na verdade, os Millennials são pais de ‘’50% dos filhos do mundo’’, e cerca de 1 milhão de mulheres millennials se tornam mães pela primeira vez a cada ano.
Pensando dessa forma, foi essencial para a LikLuc ter ao seu lado o time da Fresh Lab: millennials estão tendo filhos, mas devemos trabalhar com o pensamento também na geração Y. As mães e pais da geração Y são alguns dos mais experientes socialmente, tendo receio de ter dicas sobre criação, maternidade e paternidade online. Todavia, eles não recusam novas informações e são suscetíveis de compartilhar com o seu círculo de amizades.
O marketing da LikLuc compreende como os pais adoram fazer parte de fóruns para obter ajuda, comparar experiências e, principalmente, saber que existem outros pais para lhes darem apoio. Essas redes de conexão ajudam quando os pais têm dúvidas, não tem certeza de como lidar com algo que seus filhos estão fazendo e muito mais.
Com o marketing, nós construímos uma ajuda online fundamental como nenhuma outra marca: ajudar a fornecer tutoriais, guias, instruções e suporte geral para os pais, convencendo-os das soluções oferecidas por nossos produtos e como a nossa comunicação fomenta uma lealdade ao cliente.
As mães querem tirar dúvidas sobre doenças, fases de crescimento e desenvolvimento infantil. Um dado relevante na pesquisa feita pelo Google e que mostra que o trabalho com as mães precisa ser melhor trabalhado é em relação à lembrança – 47% não têm uma marca de produto ou serviço na cabeça. Isso se deve ainda a um formato de comunicação vazio, sem oferecer experiências, que trata temas de maternidade como momentos.
Eles veem em nós uma marca da qual podem confiar.
Principalmente, nos últimos tempos, a população tem vivido mais dentro de suas casas e menos nas ruas – e, o caso mais principal e com cuidados possíveis, as gestantes fazem parte desse quadro.
Todavia, mamães também fazem parte do comércio, são responsáveis por mover um segmento específico de compras, e não deixam de mover o faturamento desse nicho. Mas, com o poder de compra ainda existente, porém exercido de casa, como é possível para uma marca se comunicar com essas clientes e ainda assim gerar bons resultados?
Adaptar-se e entender comportamento de consumo foi essencial para a LikLuc apresentar resultados. Segundo dados da ABCOMM, entre março e maio foram abertas 107 mil novas lojas no comércio eletrônico, enquanto as demandas por novas lojas online antes do período era bem menor. E, não apenas o e-commerce cresceu – além dele, a venda de produtos por marketplaces, atendimentos por Whatsapp e o uso de redes sociais (interconectados, como é o caso de LikLuc) promoveu o negócio e trouxe novas clientes.
Com versatilidade, criatividade e inovação, a Fresh Lab foi capaz de adaptar a plataforma Whatsapp para receber os clientes da marca, promovendo diretamente os produtos e serviços prestados pela LikLuc, desenvolvendo campanhas de cunho empresarial, conteúdo mais trabalhado em aproximação e conversão, além do uso de outros itens já conhecidos da ferramenta.