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Senai Play

Hoje, o digital é uma parte essencial de nossas vidas e de todos os aspectos de uma organização.

O surgimento de novas tecnologias (seja do simples uso de um smartphone ao Big Data), permitiu mudanças fundamentais na maneira pela qual nos comunicamos e observamos qualquer empresa. Assim, o desafio é dominar com sucesso a transição digital e desenvolver as soluções certas para não só chegar aos seus futuros clientes, mas também fazer com que se comprometam com a sua marca, apoiando-os em sua jornada de compra.

Existem muitas soluções, aplicadas inclusive, no setor de educação e crescimento profissional.

Esse setor tem passado por revoluções, principalmente no último ano, devido a demanda em transformar a sala de aula em um espaço virtual. Isso implica em uma adaptação das instituições atuais, que precisam trabalhar junto aos seus alunos, e os atrair através da internet e de seus celulares, chamando sua atenção e os conectando por meio de seu conteúdo.

E, nada melhor do que uma estratégia de Marketing Digital adotada para conquistar alunos em potencial e revolucionar o ambiente educacional. Uma coisa é certa: a invasão tecnológica está em seu auge e, desde 2019, o Senai Play iniciou seu trabalho na companhia da Fresh Lab para a execução de um dos projetos mais desafiadores da agência.

A gestora do projeto SENAI Play, integrada à CNI em Brasília, entrou em contato com a nossa agência para repensarmos estrategicamente, o canal no Youtube, com a proposta do compartilhamento de conhecimento através de vídeos tutoriais feitos pelos alunos dos cursos técnicos do SENAI. Além disso, o conteúdo também contava com tira dúvidas  e mini cursos, gravados pelos mais diversos alunos dos diferentes departamentos regionais do SENAI.

A meta? Monetizar este canal do Youtube  e conquistar o reconhecimento que tanto gostariam.

Fora o gerenciamento do canal no Youtube, a Fresh Lab esteve responsável pela divulgação do canal, por meio de postagens nos principais canais oficiais do SENAI.

Assim, com foco em estratégias de sucesso contínuo em bons resultados, trabalhamos:

  • O Youtube como a chave do marketing;
  • Monetização do canal do Youtube;
  • Uso de lives

O Youtube como a chave do marketing

Não é surpresa para ninguém que o Youtube é o local perfeito para relaxar e assistir nossos vídeos favoritos. Mas, você sabia que ele também é uma ótima ferramenta de marketing digital?

Vamos encarar os fatos: adoramos assistir nossos vídeos por lá. Aliás, um bilhão de horas de conteúdo são consumidas, diariamente, no Youtube. Assim, projetar um canal dentro da plataforma é entender como conquistar grande parte do tráfego online presente hoje em dia. E, não se trata apenas de assistir a vídeos interessantes ou populares: o Youtube influencia, todos os dias, o comportamento de seus usuários, tornando-se uma das melhores maneiras de alcançar novos públicos e criar consciência de marca para qualquer organização.

O Youtube tornou-se o segundo maior mecanismo de busca do mundo, logo após o Google.

Com início no final de Janeiro de 2020, o SENAI Play publicava os vídeos recebidos por seus alunos no canal. Mesmo com períodos de baixas visualizações e pressão da Diretoria de Comunicação, a Fresh Lab provou seu conhecimento e alinhou corretamente, a partir do uso de Manual de Marca, os formatos pelo qual a campanha iria se estruturar.

Nascia dali um sonho: obter sucesso na monetização do canal ainda no ano de 2020, entrar no programa de parcerias do Youtube, obter 1000 inscritos e ter mais de 4 mil horas assistidas em nossos vídeos.

À medida que o mundo continua a se tornar digital, mais usuários recorrerão ao Youtube para obter seu entretenimento ou informações. E, com a desconfiança da Geração Z no marketing tradicional e sua facilidade para influência, é impossível ignorar uma estratégia como o Youtube.

É por isso que, mesmo em momentos de crise, em que os números representam um lento crescimento, deve-se valorizar o Youtube como um recurso no alcance de público e construção de presença online.

Monetização do canal do Youtube

Alinhamentos. 

Essa foi a palavra para resolvermos a crise de estagnação e vencer os principais desafios pelo qual o canal passava.
Já ouviu falar no ditado: “duas cabeças pensam melhor do que uma“?

Pois bem.

Nossas ideias unidas trouxeram uma fórmula que está nos levando para um caminho de sucesso.

O conteúdo produzido em todo esse período gerou impacto significativo na campanha. Isto porque, falando sobre as vantagens de monetizar um canal no Youtube, é possível citar:

  • os vídeos compartilhados por nós são eficazes na hora de transmitir a mensagem do Senai Play, criando conexões com o público-alvo e sendo mais memoráveis do que nosso conteúdo escrito ou apenas imagético;
  • todos os principais canais, como Facebook, Instagram ou Linkedin vinculam vídeos, então nosso conteúdo alcançou mais pessoas nas redes sociais e obteve classificações mais elevadas por meio dos resultados de pesquisa também;

Uso de lives

Quando buscamos nos tornar uma empresa parceira no Youtube, já havíamos conquistado pouco mais de 6 mil seguidores em nosso canal na plataforma. Todavia, ainda o número de conteúdo assistido era distante do objetivo: de 4 mil horas, tínhamos 2,5 mil.

Neste cenário pandêmico, se há algo que aprendemos com o fluxo de informações, novas estratégias e outros segmentos, é como as lives contribuem para manter a relevância de segmentos afetados pelo coronavírus. Dessa forma, retomamos o trabalho com o uso delas, cobrindo determinados eventos online que envolviam todos os departamentos do SENAI Nacional.

Nossa dedicação não mediu esforços e estudou sobre configurações, planos, melhores horários. E, uma das peças mais fundamentais para esse quadro ser um case de sucesso foi a contribuição da Laíse, que nos trouxe os eventos e confiou à nós a estrutura. Até que no dia 18, do último mês, aconteceu o maior evento do canal: o Lean Day.

Foram diversas participações, dos mais diversos departamentos regionais do Senai, em um evento de 8 horas.
Dois dias depois, a grande notícia: o canal Senai Play estava aprovado no programa de parcerias do Youtube e, a partir daquele momento, seria monetizado.

Muito trabalho duro, muitas horas de estratégia, muita mão na massa: a meta finalmente estava sendo atingida!

Assim, em menos de 1 ano de trabalho, o case SENAI Play conta com 7.800 inscritos, cerca de 1 milhão de visualizações, e a receita de monetização é cada dia maior.

2021 nos promete novas metas, novos desafios e, principalmente: novidades que tornam o lema da Fresh Lab cada vez mais verdadeiro.

We Grow Together, SENAI!

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