O que é site responsivo?

(Última atualização em 16 de novembro de 2018)

Um site responsivo é projetado para se adaptar a qualquer tipo de resolução, sem distorções. O design identifica a largura de cada dispositivo, o espaço disponível e como a página será mostrada. Já o site também ajusta dimensões das imagens, das fontes e dos demais elementos para que não fiquem desproporcionais. Quer saber mais? Continue lendo esse post!

Conectividade facilitada

Você está lendo agora de um computador, tablet ou celular? Navegar na internet está cada vez mais diversificado e qualquer uma dessas opções é possível. Atualmente, basta pegar o celular e pronto, estamos conectados. Sem dificuldade alguma, já estamos online.

Olhe ao seu redor, em seu escritório, no ponto de ônibus, na praça de alimentação do shopping, na praia, no café, em qualquer lugar. Alguém deve estar com um celular na mão, certo? É um comportamento tão comum que é impossível não pensar em como ele pode influenciar seu negócio.

Ao mesmo tempo, um detalhe precisa ser lembrado. A maioria dessas pessoas está navegando ou em aplicativos ou em sites adaptados para dispositivos móveis. Assim, precisamos fazer com que nossos negócios também estejam à mão dos usuários.

Significado

Sabe aquele site que você abre no celular e a tela até fica ajustada, mas com letras tão pequenas que você precisar usar o zoom para ler? Então, esse não é um site responsivo.

Sites responsivos são inteligentemente projetados para serem adaptados a qualquer tipo de resolução, sem distorções. Um design responsivo identifica qual é a largura de cada dispositivo e assim consegue determinar quanto de espaço está disponível. Além disso, define como a página será mostrada para que esses espaços sejam aproveitados de forma plena. Também ajusta as dimensões das imagens das fontes e dos demais elementos de uma página para que eles não fiquem desproporcionais.

Em termos bem práticos, é aquele site que, com o mesmo layout, se ajusta perfeitamente a qualquer resolução de forma harmônica. Dessa forma, consegue passar a mesma experiência de leitura ao usuário, independente do dispositivo pelo qual está sendo acessado.

Uma outra confusão comum acontece entre sites responsivos e versão mobile de um site. Existem diferenças entre esses dois modelos, como veremos abaixo.

Site responsivo X versão mobile

Responsivo é todo o site projetado para ser adaptado a qualquer tipo de tela. É uma única estrutura de códigos que funciona em diferentes resoluções.

Um mobile template é um pouco diferente: trata-se de um segundo site, feito especialmente para ser aberto em certos tipos de dispositivos.

Seu site está adaptado para ser visualizado em todos os tipos de dispositivos? Você possui visitantes que se conectam a você tanto pelo desktop como pelo celular ou tablet? Que tal começar a construir um site responsivo agora mesmo? Acesse nosso site e faça um orçamento!

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks