Como planejar um aplicativo?
,
Publicado 31 de março de 2020 • 16:09Hrs
como-planejar-um-aplicativo

Planejar um aplicativo é mais do que apenas fazer uma lista de tarefas a cumprir, pois isso envolve uma série de considerações e etapas importantes.

Hoje em dia, a experiência dos usuários é muito importante nos mais diversos serviços. No entanto, deve ser o foco do seu app para garantir um bom desempenho e aceitação do público.

É claro que não existe uma única fórmula para se planejar um aplicativo, a forma que seu planejamento irá se desenrolar depende totalmente do escopo do seu projeto.

Como planejar um aplicativo

Existem várias funções para um app, desde complementar um serviço já oferecido, facilitar um processo ou até a venda de um serviço ou produto completo.

Mesmo assim, para diversos tipos de projeto, o processo de planejamento deve conter algumas etapas básicas, que contêm informações preciosas para o desenvolvimento de qualquer aplicativo.

Objetivos

O começo é tão simples como parece, porém, uma fase indispensável. Decidir seus objetivos, assim como a função do seu app, se ele vai resolver um problema ou suprir uma necessidade dos seus clientes ou mesmo interna da sua empresa.

Entretanto, esses objetivos e funções vão ajudar a orientar todo o desenvolvimento nas próximas fases. Mantenha sempre eles em mente!

Conheça o Público

A dica de ouro para qualquer ação digital.

Seu público são pessoas que possuem características em comum, como idade, sexo, renda ou cargo, que vão usar seu aplicativo. Pode ser também que seu app seja voltado para empresas, sendo uma ferramenta de trabalho ou facilitador de processos. Nesse caso, é importante manter as características do segmento bem claras.

Traçar seu público permite que você tenha uma linguagem mais adequada, uma interface mais apropriada e até mesmo funções específicas para as necessidades desse público.

Para facilitar todo esse processo, é comum criar uma Persona, isso permite ter uma visualização mais objetiva de para quem estou criando meu app.

Conheça o mercado

Use apps semelhantes ao seu, isso vai ajudar muito a entender como está o mercado que quer se inserir e destacar um diferencial do seu aplicativo. 

O que eles têm em comum? O que pode melhorar? E o que não precisa ter?

As respostas dessas perguntas podem melhorar – e muito – o seu próprio. É importante ter essa visão não somente como o dono ou desenvolvedor da sua ideia, mas como o seu público vê e usa esses apps. Dependendo do tamanho do seu projeto, nesse ponto pode ser feito uma Pesquisa de Mercado com seu próprio público-alvo.

Modelo de negócio

No final do dia, você precisa de receita, estou certo? 

Para isso, você pode querer saber quanto custa um aplicativo e entender se é o momento adequado para desenvolver o seu. Não deixe de pesquisar, quanto mais informação tiver, mais assertivas serão suas decisões na fase de planejamento do seu projeto. 

Existem várias formas de gerar receita com um aplicativo.

  • Venda de itens
  • Mensalidade por uso de uma ferramenta
  • Comissão por ação realizada
  • Venda de espaços de anúncios

E vários outros, basta identificar a melhor forma para usar em seu projeto.

Documentação (wireframe)

Com tanta informação coletada, está na hora de colocar no papel. A documentação do seu app deve conter uma visualização clara, permitindo assim, ver todas suas telas e funcionalidades.

Em termos práticos, desenhe seu aplicativo! Com todos os elementos que deseja nele, seu modelo de negócio, tudo isso levando em conta seu público-alvo. Aqui você também vai usar a coleta de dados do mercado. 

Quais as funções e designs mais interessantes daqueles aplicativos? Traga eles no seu esboço.
E está valendo até mesmo o papel e caneta. Essa forma de montar sua documentação em papel é conhecida como Prototype on Paper (PoP), ou Protótipo no Papel.

como planejar um aplicativo

É claro que também existem vários softwares para auxiliar nesse processo. O Adobe XD, por exemplo, permite criar diversos modelos de wireframe, uma ilustração do design e interface do seu protótipo.

Fazer um esboço do seu app ajuda a encontrar pequenos erros e melhorias, com base principalmente, na visualização de algo mais palpável, mais simples de analisar.

Sua equipe

Agora você já tem uma ótima base para começar o desenvolvimento do seu projeto. E é nessa hora que a grande pergunta vem: contratar uma empresa ou criar dentro da minha equipe?

Enfim, são muitos elementos que devem ser levados em conta na hora de tomar essa decisão. 

Você possui uma equipe especializada para esse desenvolvimento? A sua equipe está disponível para criar esse app dentro do prazo desejado? Você tem os recursos necessários para esse desenvolvimento?

Seja contratando uma agência ou sua própria equipe, busque sempre o melhor resultado: um aplicativo rápido, com boa performance e centrado na experiência de seus usuários, assim como uma boa hospedagem e suporte técnico.

Conclusão

Planejar um aplicativo pode ser um projeto enorme, mas lembre-se que ele não precisa sair com todas as funcionalidades que imaginou no início. É muito comum a criação de um Protótipo Mínimo Viável (MVP).

Por fim, antes de investir muito numa plataforma complexa, com toda a rotina necessária para realizar suas funções, recomendamos desenvolver uma versão simplificada do projeto.
Considere isso como uma segunda fase de testes, em que o feedback dos usuários vai ser muito importante para novas atualizações e funcionalidades do seu app.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você que está pensando sobre seu próximo aplicativo.

Conte conosco! Um abraço

Fresh Lab – We Grow Together

Quero vender mais
Formas de monetizar com aplicativo
Como contratar uma empresa para criar aplicativo?
Devo criar o meu site com uma empresa de outra cidade?
Como contratar uma empresa para criar o seu site?
Quanto tempo demora para criar um site?
Quanto custa criar um bom site?
Por que melhorar seu site?
1 2 3 6

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram