Parceria e comprometimento é dividir o risco! Saiba mais
Ao longo destes 13 anos de jornada descobrimos muita coisa e uma das mais importantes é que “quanto mais personalizada é a comunicação, maiores serão as suas chances de conversão”, fato! Portanto, para que você possa estabelecer uma boa estratégia para persona é preciso personalizar bem a sua comunicação. estudar a fundo o seu público e definir com precisão estratégias adequadas para cada público definido em seu estudo de personas.
Personas são a representação dos clientes ideais de sua empresa, baseado nas suas dores e necessidades. Através de seu estudo você terá condições de distinguir como cada uma delas se comporta, quais os canais digitais que acessa, definir quais os argumentos que funcionam melhor com cada uma, qual o tom de comunicação que deve ser utilizado, quais os melhores horários para fazer a abordagem, entre diversas outras características.
Imagine que você venda calçados esportivos, entre eles os calçados para corrida, ok? Seu estoque é bem variado, tendo desde calçados de entrada, com preço baixo para quem está iniciando no esporte, até calçados de alta performance e preços mais elevados. Você percebe como aqui temos públicos distintos? Ambos podem ser o seu cliente, desde que você ofereça o produto certo para a persona certa.
É nesta etapa que muita gente erra nas suas ações de marketing digital, criando uma campanha genérica para qualquer pessoa interessada em comprar calçados. O que vai acontecer neste caso é que você pode impactar a persona que está iniciando no esporte com um calçado de valor alto, ou vice versa. Seu dinheiro é desperdiçado e o lead provavelmente irá embora. É preciso compreender que, diante de centenas de ofertas, o seu lead vai clicar no anúncio que mais lhe interessa, que é mais personalizado para ele, entende?
Para que você conquiste bons resultados e tenha uma boa performance, é imprescindível que você faça a definição adequada para a sua estratégia para personas durante o planejamento estratégico da sua campanha digital.
– Legal, mas como fazer a definição das minhas personas?
Durante o planejamento estratégico de sua campanha digital você pode, através da coleta de dados de seus clientes e análise de mercado é possível definir algumas características em comum entre eles. A partir deste momento costumamos dar um nome para cada persona de forma que seja fácil identificá-las nas nossas estratégias e ações.
Retomando o exemplo acima, podemos construir as seguintes personas:
Carol:
Tem 23 anos, dedica a maior parte do seu tempo estudando e tem mais tempo para praticar esportes. Ela já corre há alguns anos e agora busca um novo calçado para ter uma performance melhor durante as suas corridas. Seu canal social preferido é o Instagram e postagens bem humoradas tendem a chamar bastante a sua atenção.
Pedro:
Pedro tem 45 anos, ele trabalha bastante e ainda dedica parte de seu tempo com a sua família. Ele não pratica esportes há alguns anos e decidiu que a corrida pode ser uma boa opção para sair da inércia. Pedro está em busca de um calçado com um bom custo benefício para começar no esporte. Seu canal social preferido é o Facebook e suas decisões são bastante lógicas, por isso, publicações que demonstrem o custo benefício dos produtos tendem a despertar o seu interesse.
Neste simples exemplo podemos identificar que:
Este é um exemplo muito simples, mas você percebe como a personalização da comunicação, nestes casos, aumenta e muito ao suas chances de conversão em venda?
Legal, a sua estratégia para persona está quase pronta. Definidas as personas, agora você deve desenhar o seu plano de ação, que deverá conter ações específica para cada uma das personas desenhadas, estabelecendo:
Desta forma as suas ações certamente terão uma performance muito melhor do que simplesmente publicações ou anúncios genéricos que não se comunicam de forma adequada com o seu público.
Por hoje é isso. Esperamos que este breve conteúdo tenha lhe ajudado a compreender como definir as suas personas.
Como sempre, o nosso time segue à disposição para esclarecer qualquer dúvida que tiver, basta dar um toque em nosso Whats App ao lado 🙂
Tudo começa no planejamento. Além do diagnóstico digital, benchmarking, criação de personas/arquétipos e plano de ação, nossos planejamentos são enriquecidos com dados de ações digitais anteriores e até mesmo dados de seu CRM (se desejado) para trazer insights importantes para o time.
Dados esses que, bem lapidados, tornam as nossas estratégias mais assertivas no início das nossas campanhas e uma direção muito mais precisa para turbinar a nossa estratégia. Dashboards personalizados estão à disposição dos nossos clientes para consulta de ações em andamento e performance em tempo real.
A Inteligência Artificial é fundamental para trazer o poder da computação à nosso favor. Da produção de conteúdo, design, gestão de orçamento, detecção de fraude e anomalias, overview de tendências de mercado, além de outras IAs que adoramos testar, sempre combinadas com o talento e experiência dos nossos especialistas.
Dados reunidos com BI, combinados com o poder da Inteligência Artificial (AI) nos permitem uma direção muito precisa, para decisões baseadas em dados, não apenas em achismos ou tendências do momento.