UGC Content funciona? O que é e dicas para aproveitar!

Última atualização em: 24/06/2024

Colocar o seu cliente no centro das estratégias da sua empresa nunca foi tão essencial para destacar seu negócio e engajar cada vez mais interessados. 

Dados da pesquisa da CX Trends de 2023 mostram que 87% dos consumidores preferem marcas que focam em uma boa experiência, além de que 75% afirmam que pagariam mais caro por isso.

Por isso, hoje vamos falar sobre UGC Content, também conhecido como conteúdo gerado pelo usuário. 

Mas, como funciona? É isso que vamos explorar hoje, além de te dar dicas especiais de como aplicar em sua estratégia. Vamos lá?

O que é UGC Content?

O que é UGC Content?
UGC Content funciona? O que é e dicas para aproveitar! 1

A sigla UGC significa User-Generated Content, ou seja, é qualquer tipo de conteúdo criado pelos usuários sobre a sua marca. 

Nesse caso, pode ser a publicação de uma foto, um vídeo, uma resenha, um post no blog ou até um tweet. É aqui, que seus clientes viram seus maiores defensores.

Outro fator importante é ser uma propaganda orgânica. Quem é que não se sente convencido de comprar algo quando a indicação é de um conhecido ou familiar?

Confira aqui: tendências para bombar seu SEO!

Importância para seu negócio

Ter seus clientes falando sobre você é ouro puro! 

E o UGC é basicamente isso, principalmente quando falamos sobre autenticidade e conteúdo original.

Geralmente ele mostra experiências reais e constrói uma comunidade fiel ao redor da sua marca de uma maneira natural.

Baixo investimento e bom retorno

O UGC é econômico, quando não gratuito!

Isso acontece porque não é você que está gerando o conteúdo, visto que seus próprios consumidores fazem isso. E o retorno? É ótimo! 

Clientes confiando em outros clientes é a fórmula de sucesso.

Maior confiança para sua marca

Como já citamos anteriormente, pessoas confiam mais na opinião de quem já testou o produto ou serviço, do que a promessa que a marca está divulgando.

Quando um cliente posta sobre uma boa experiência com seu produto, isso gera confiança e credibilidade. É como ter milhares de embaixadores da marca espalhados por aí.

Mais alcance nas redes sociais

Cada vez que alguém compartilha algo sobre seu produto, você ganha mais visibilidade. 

Assim, essa é uma maneira orgânica de expandir seu alcance e conquistar novos seguidores e clientes fiéis do seu negócio.

Fonte de dados

O UGC também é uma fonte rica de dados. Com ele, você pode descobrir o que seus consumidores realmente pensam, identificar tendências e ajustar suas estratégias conforme for necessário.

Maior engajamento

Aquele conteúdo gerado pelo usuário tende a ter mais engajamento, isso porque as pessoas adoram ver e compartilhar experiências autênticas, o que aumenta as interações e a lealdade à marca.

Além disso, ao investir na comunicação com o seu cliente, seja respondendo os comentários, as mensagens ou até e-mails enviados, é natural que os consumidores se sintam “próximos” do seu negócio.

Onde usar esse conteúdo?

Onde usar esse conteúdo?
UGC Content funciona? O que é e dicas para aproveitar! 2

O UGC pode ser usado e produzido em vários lugares: 

  • Nas redes sociais, 
  • No site da empresa como comentários, 
  • Utilizado em e-mails marketing como depoimentos;
  • Campanhas publicitárias;
  • Avaliações do Google Meu Negócio;

Aqui, seja criativo e incorpore o conteúdo dos seus usuários em diferentes plataformas, aproveitando os diferentes canais disponíveis.

Dicas para melhorar o UGC

E como melhorar ainda mais o UGC dentro do seu negócio? Confira 3 dicas bem importantes abaixo:

  • Foco no cliente: incentive seus clientes a compartilharem suas experiências. Ofereça bônus, promoções e descontos em trocas para começar;
  • Aposte em hashtags certeiras: use hashtags únicas com palavras-chave assertivas para que os consumidores usem ao postar sobre sua marca, ou, que facilitem a busca dos novos usuários;
  • Faça stories de qualidade: reposte os stories em que é mencionado, mostrando que você valoriza e aprecia o conteúdo deles, além de aumentar o engajamento.

UGC Content não só funciona, como pode ser uma estratégia poderosa para o seu negócio. Com ele você constrói credibilidade, aumenta o alcance nas redes sociais e gera mais proximidade com seu público-alvo. 

Comece hoje mesmo a incentivar seus clientes a criarem conteúdo sobre a sua marca e veja os resultados!

E aí, pronto para colocar essas dicas em prática? A Fresh Lab está pronta para te ajudar com o marketing da sua empresa. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!

Autor

Marcela Mazetto
Jornalista e pós-graduada em marketing digital, atua como analista de SEO e redatora desde 2016.
Compartilhe
Confira também

Tópicos

por que investir em seo?

Fresh Talks
Confira nosso podcast