Colocar o seu cliente no centro das estratégias da sua empresa nunca foi tão essencial para destacar seu negócio e engajar cada vez mais interessados.
Dados da pesquisa da CX Trends de 2023 mostram que 87% dos consumidores preferem marcas que focam em uma boa experiência, além de que 75% afirmam que pagariam mais caro por isso.
Por isso, hoje vamos falar sobre UGC Content, também conhecido como conteúdo gerado pelo usuário.
Mas, como funciona? É isso que vamos explorar hoje, além de te dar dicas especiais de como aplicar em sua estratégia. Vamos lá?
A sigla UGC significa User-Generated Content, ou seja, é qualquer tipo de conteúdo criado pelos usuários sobre a sua marca.
Nesse caso, pode ser a publicação de uma foto, um vídeo, uma resenha, um post no blog ou até um tweet. É aqui, que seus clientes viram seus maiores defensores.
Outro fator importante é ser uma propaganda orgânica. Quem é que não se sente convencido de comprar algo quando a indicação é de um conhecido ou familiar?
Confira aqui: tendências para bombar seu SEO!
Ter seus clientes falando sobre você é ouro puro!
E o UGC é basicamente isso, principalmente quando falamos sobre autenticidade e conteúdo original.
Geralmente ele mostra experiências reais e constrói uma comunidade fiel ao redor da sua marca de uma maneira natural.
O UGC é econômico, quando não gratuito!
Isso acontece porque não é você que está gerando o conteúdo, visto que seus próprios consumidores fazem isso. E o retorno? É ótimo!
Clientes confiando em outros clientes é a fórmula de sucesso.
Como já citamos anteriormente, pessoas confiam mais na opinião de quem já testou o produto ou serviço, do que a promessa que a marca está divulgando.
Quando um cliente posta sobre uma boa experiência com seu produto, isso gera confiança e credibilidade. É como ter milhares de embaixadores da marca espalhados por aí.
Cada vez que alguém compartilha algo sobre seu produto, você ganha mais visibilidade.
Assim, essa é uma maneira orgânica de expandir seu alcance e conquistar novos seguidores e clientes fiéis do seu negócio.
O UGC também é uma fonte rica de dados. Com ele, você pode descobrir o que seus consumidores realmente pensam, identificar tendências e ajustar suas estratégias conforme for necessário.
Aquele conteúdo gerado pelo usuário tende a ter mais engajamento, isso porque as pessoas adoram ver e compartilhar experiências autênticas, o que aumenta as interações e a lealdade à marca.
Além disso, ao investir na comunicação com o seu cliente, seja respondendo os comentários, as mensagens ou até e-mails enviados, é natural que os consumidores se sintam “próximos” do seu negócio.
O UGC pode ser usado e produzido em vários lugares:
Aqui, seja criativo e incorpore o conteúdo dos seus usuários em diferentes plataformas, aproveitando os diferentes canais disponíveis.
E como melhorar ainda mais o UGC dentro do seu negócio? Confira 3 dicas bem importantes abaixo:
UGC Content não só funciona, como pode ser uma estratégia poderosa para o seu negócio. Com ele você constrói credibilidade, aumenta o alcance nas redes sociais e gera mais proximidade com seu público-alvo.
Comece hoje mesmo a incentivar seus clientes a criarem conteúdo sobre a sua marca e veja os resultados!
E aí, pronto para colocar essas dicas em prática? A Fresh Lab está pronta para te ajudar com o marketing da sua empresa. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!