Tendências de Marketing Digital e como elas afetam sua empresa

(Última atualização em 14 de abril de 2023)

Você sabe quais são as principais tendências de marketing digital? Como sabemos, o Marketing Digital está a todo momento passando por mudanças em sua realização. Seja em regras nos mecanismos de buscas, ferramentas ou demais plataformas, o segmento não para. Com todas as mudanças que vêm ocorrendo, as empresas precisam estar preparadas para essa transformação.

Até porque, muitas dessas mudanças chegam com o intuito de melhorar processos e ações dentro do segmento. Ou seja, na maioria das vezes, embarcar nas mudanças que começam a acontecer pode ser o ponto alto de sua marca. Isso porque, muitas vezes basta uma pequena mudança, para que toda uma transformação ocorra.

Contudo, da mesma forma que essas tendências de marketing digital podem ser benéficas para sua empresa, é necessário ter cuidado. Ainda mais, quando pensamos nas empresas que optam por não se adequar às mudanças. Mas, calma que no conteúdo de hoje nós iremos falar um pouco mais sobre esse assunto.

O Digital não para!

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 O marketing digital está sempre em movimento, buscando novas maneiras de inovar e fazer a diferença. Com isso, podemos ver constantes mudanças ocorrendo no segmento. Sendo assim, saber quais são e como aderir essas transformações é uma ótima maneira de manter sua empresa no controle de suas ações.

Para te ajudar nisso, nós da Fresh Lab separamos algumas das principais tendências de marketing digital para o segundo semestre do ano. Confira abaixo quais são elas e como essas tendências podem afetar sua marca. Após fazer a leitura, compartilhe com seus colegas que também realizam ações de marketing digital! Bora lá?

Quais as principais tendências de marketing digital?

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Mudanças no formato de trabalho 

Uma das principais transformações que ocorreram, foi a mudança no formato de trabalho adotado pela maioria das empresas. Tal mudança ocorreu por conta da pandemia, que obrigatoriamente nos fez buscar novas maneiras de trabalhar. Com isso, foram resgatados os formatos híbridos e de home office. 

Essa é uma das tendências de marketing digital que mais interfere no cotidiano das atuais empresas e agências. Isso porque, agora, empresas que possuem essas alternativas são vistas como prioridade. Isso ocorre, tanto pelos profissionais que desejam trabalhar nessas marcas, quanto por marcas que desejam fazer parcerias.

Fim dos cookies

O Google já anunciou o fim dos famosos cookies disponibilizados na grande maioria dos sites atualmente. O processo de retirada da captação desses dados por terceiros é um processo que iniciou em janeiro de 2020. Contudo, por se tratar de uma prática delicada, o prazo se estendeu até 2023 para a retirada completa. 

Tal decisão afeta o segmento do marketing digital, pois são esses dados os responsáveis por manter a internet no formato gratuito que conhecemos hoje. Além disso, com a captação desses dados, empresas conseguem pensar em estratégias de marketing digital mais assertivas e segmentadas.

 

Tendências de marketing Digital priorizam a qualidade, não a quantidade 

Como sabemos, uma das tendências de marketing digital que se destacou alguns anos atrás, foi a produção desenfreada de conteúdos. Além do foco na presença digital, essas empresas buscavam posicionamento. Com isso, conteúdos, materiais ricos e inúmeros posts tomaram conta da internet. 

 

Contudo, muitas marcas optaram por focar na quantidade ao invés da qualidade dessas produções. Em outras palavras, a internet ficou cheia de conteúdos rasos, breves e sem muita informação. Agora, a tendência é que o Google priorize a qualidade acima da quantidade. Ou seja, chega de ficar no raso.

 

Foco no orgânico

Com a instabilidade econômica pela qual o marketing digital vem passando, as empresas precisaram realizar algumas mudanças internas. Uma dessas transformações, foi em relação aos investimentos, Agora, a prioridade é o foco em ações que não dependam de muitos recursos, como o Tráfego Orgânico.

 

Tal alternativa em busca de possibilitar maior economia se tornou uma das maiores tendências de marketing digital. Nas empresas, essa mudança afeta positivamente quem tem um bom entendimento de SEO. Contudo, marcas que passaram muitos anos priorizando o tráfego pago podem passar por um período difícil.

 

Destacando a performance  

Uma das mudanças que vêm ocorrendo e deixando as empresas preocupadas, é a priorização da performance. Ou seja, agora, para que sua empresa seja notada e se destaque no meio digital, é preciso focar na qualidade digital. Em outras palavras, sites com carregamento lento, por exemplo, estão sendo deixados para trás. 

 

Isso está ocorrendo, pois assim como os usuários, o próprio Google está sendo mais seletivo quanto aos endereços digitais. Assim, investir em um site de alta performance pode trazer mais posicionamento e leads até sua marca. Quer saber como está a performance do seu site? Faça a análise gratuita da FreshLab! 

 

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Saiba mais sobre sites de alta performance e esteja à frente das tendências de Marketing Digital!

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