Parceria e comprometimento é dividir o risco! Saiba mais
Se usamos técnicas entre aspas é porque estamos sendo gentis – essas práticas podem comprometer os disparos de e-mail da sua empresa e fazer com que você perca autoridade no mercado e oportunidade de negócios.
Ainda há quem diga/pense que campanhas de e-mail marketing não dão resultado. Isso não é verdade e você pode encontrar muitos estudos de caso que comprovam a eficiência de campanhas bem montadas.
Contudo, entendemos que pensar estrategicamente uma campanha de e-mail marketing não é algo realizado do dia para noite e que muitas empresas preferem fazer um e-mail marketing “mais ou menos” do que não fazer nada.
Há quem diga que “feito é melhor do que perfeito” e até concordamos em partes. Se você saiu do zero e começou a mandar e-mail’s para sua base de clientes, mesmo que seja em um formato “mais ou menos” ou com essas técnicas que falaremos a diante, não se preocupe.
Você já faz parte de um seleto grupo de pessoas que saiu do plano e foi para a ação. Daqui em diante basta aprimorar o que você já vem fazendo. Veja as dicas a seguir e não esqueça de deixar seu comentário no final!
Seja você um empreendedor individual ou uma grande empresa, não acredite cegamente de que o seu público quer saber sua história.
Falar apenas sobre si e as maravilhas do seu produto pode ser até atrativo para você, mas pode fazer com que todo seu trabalho de e-mail marketing não converta em vendas.
Quando você já tem uma base de clientes, o caminho mais saudável é nutri-los e conversar com eles utilizando Inbound Marketing e colhendo estatísticas para melhorar o seu desempenho.
Vamos imaginar que você já envia conteúdos por e-mail para sua base. A pergunta é: de onde você tira o conteúdo selecionado para mandar por e-mail?
É o que você acha que o cliente vai gostar?
Uma vez uma professora minha da faculdade disse que “- o que você acha não existe”. Por mais rude que possa ter sido no momento, faz muito sentido. Verdadeiros profissionais trabalham com estatísticas e pesquisa.
Você deve conhecer minimamente seu público para rastrear interesses e pautas que sejam de fato interessantes para eles, mesmo que não seja diretamente relacionado ao seu produto ou serviço (desde que esteja coerente em um universo).
A maioria dos guias para trabalhar com campanhas de e-mail marketing sugere que as empresas enviem um e-mail de “boas-vindas” quando novos usuários se cadastram na base.
Contudo, é hora de repensarmos essa prática e entender se isso realmente é interessante para nosso lead.
Se você for enviar um e-mail de boas vindas apenas dizendo isso, não envie. Certifique-se de que o seu lead não vai apenas abrir e e-mail e arquivar/excluir pois isso pode levá-lo a sempre fazer isso quando receber e-mail’s do seu remetente.
Ao enviar e-mail’s de boas vindas, compartilhe links interessantes que possam aprofundar a experiência do usuário com a comunicação que está sendo estabelecida com ele.
Esse é um tópico até um pouco decepcionante de abordar, mas não é difícil encontrarmos empresas que “economizam” conteúdos enviados.
Se há pouca produção de conteúdo, então não mande vários e-mail’s. Seja proporcional ao que você tem de vantagens e recompensas para oferecer aos leads.
Se em algum lugar você foi orientado a começar sua campanha fazendo um disparo por semana, espero que ainda não tenha começado.
Raras são as exceções de nichos de clientes que aceitam mais de uma newsletter empresarial/com conteúdo de marketing a cada quinzena.
Evite correr o risco de ser colocado como “spam” e comprometer a autoridade do seu domínio.
Nesse sentido é melhor pecar pela falta do que pelo excesso. Ou seja, comece com poucos envios e vá tornando mais frequente, observando sempre as taxas de abertura e cliques dos e-mail’s.
Por enquanto é isso pessoal! Quando bem planejada uma campanha de e-mail marketing pode gerar bons resultados para a empresa. Inclusive, conquistamos alguns dos nossos clientes assim.
Quer conversar mais sobre estratégias de marketing digital para o seu negócio?
Tudo começa no planejamento. Além do diagnóstico digital, benchmarking, criação de personas/arquétipos e plano de ação, nossos planejamentos são enriquecidos com dados de ações digitais anteriores e até mesmo dados de seu CRM (se desejado) para trazer insights importantes para o time.
Dados esses que, bem lapidados, tornam as nossas estratégias mais assertivas no início das nossas campanhas e uma direção muito mais precisa para turbinar a nossa estratégia. Dashboards personalizados estão à disposição dos nossos clientes para consulta de ações em andamento e performance em tempo real.
A Inteligência Artificial é fundamental para trazer o poder da computação à nosso favor. Da produção de conteúdo, design, gestão de orçamento, detecção de fraude e anomalias, overview de tendências de mercado, além de outras IAs que adoramos testar, sempre combinadas com o talento e experiência dos nossos especialistas.
Dados reunidos com BI, combinados com o poder da Inteligência Artificial (AI) nos permitem uma direção muito precisa, para decisões baseadas em dados, não apenas em achismos ou tendências do momento.