Não é surpresa para ninguém: o marketing digital é um setor em constante mudança, em que novos conceitos e metodologias surgem regularmente. É por isso que nós te perguntamos: você entende quais são as principais técnicas de inbound marketing para empresas?
Se você ainda não sabe a resposta, não se preocupe – a Fresh Lab te mostra as principais técnicas e atualiza esse conhecimento!
Essas técnicas o ajudarão a configurar ou otimizar uma estratégia de inbound marketing para a organização. E, caso você ainda tenha dúvidas de como o inbound marketing funciona, não deixe de conversar com o time da Fresh Lab!
Essa daqui é mais uma dica do que uma simples técnica.
Afinal, as estratégias de Inbound Marketing concentram-se, principalmente, na produção de conteúdo relevante para o usuário. Portanto, sua pergunta principal não é quais produtos você deve exibir para seu determinado público-alvo, mas sim: quais informações e quais conteúdos seu lead precisa em sua jornada de compra?
Isso exige repensar toda a estratégia para assim buscar as técnicas de inbound marketing para empresas. Porque, de um lado, você deve saber exatamente quem é o seu cliente e, por outro, quais os interesses, objetivos ou desejos que ele possui. Na prática, isso significa, por exemplo, planejar o seu buyer persona além de suas características demográficas, compreendendo seu comportamento e suas expectativas com o produto pelo qual você esteja oferecendo.
Tudo isso tem uma influência significativa na abordagem tomada durante o processo de inbound marketing.
Conhecer o seu cliente e em que fase ele se encontra é essencial para a criação de conteúdo relevante. Para o marketing digital, existem três fases básicas que são cruciais neste ponto:
As técnicas aqui envolvem postagens de conteúdos de blog, convite para download de e-books ou recebimento de newsletters no e-mail;
Imagine ter um canal do Youtube, um tutorial no TikTok ou mesmo um podcast com a solução adequada para este problema?
Enquanto antes era um conteúdo mais relevante que se adequava aos interesses do usuário, pela primeira vez você está colocando seu produto em destaque e seu usuário está decidido em adquirir.
Uma landing page (LP) é a maneira mais inteligente de coletar leads. Porque, por meio dela, você terá informações valiosas como o endereço de e-mail e o número de telefone do usuário em suas mãos, além de poder solicitar outros dados que sejam relevantes para seu marketing.
Uma LP oferece oportunidades únicas para ambos os lados da moeda, afinal, por meio dela, é possível ofertar um e-book ou um orçamento do seu produto para conquistar os dados de contato de seu usuário de uma forma segura, por meio de uma página clara e o mais informativa possível. Por ser descomplicada, a LP não desencoraja o usuário e diminui as taxas de rejeição de muitas páginas de sites institucionais.
Quando você pensa em automação, provavelmente está pensando em ferramentas de e-mail automatizadas. É possível trabalhar com elas, mas o marketing oferece muito mais!
Por exemplo, se um usuário visitou a visão geral de preços em seu site várias vezes ou mesmo se o usuário recebe um e-mail dois dias após o download com mais informações sobre certo assunto.
É importante ser criativo e pensar sobre o que o seu lead gostaria de ler, qual a sua atual situação na jornada de compra e em que momento ele vá realizar essa atividade;
A produção de conteúdo individual aumentam as chances de uma boa conversão do lead.
Sejamos honestos: o modelo tradicional publicitário está ultrapassado para muitas pessoas.
Afinal, onde antes uma campanha de sucesso consistia em massas de repetição (frequência) em combinação com um grande alcance (dimensão de público), hoje nós (e não apenas nós) ousamos questionar os resultados e a eficiência do marketing.
Isto porque os consumidores hoje tomam a iniciativa em sua jornada de compra. E, muitas vezes, essa jornada começa a partir de uma pesquisa no Google. Os clientes em potencial de um negócio podem descobrir mais sobre o produto e as empresas concorrentes. Aconselham-se constantemente por outros compradores por meio das avaliações. Por fim, decidem, em seus próprios termos, se irão comprar seu produto.
Como profissional de marketing de uma empresa, você está, portanto, em busca de uma estratégia para lidar com essa nova realidade. Uma estratégia que realmente funcione. Pensar em técnicas de inbound marketing fornece respostas para grande parte das perguntas pelas quais você enfrenta, bem como auxilia na geração de leads de qualidade e conversão de contatos em clientes.
Converse com o nosso time e busque as melhores técnicas pela visão dos melhores especialistas!