Trabalhando com campanhas de marketing digital, você vai encontrar uma série de posts na internet que podem te ensinar a como escrever um e-mail que venda seu produto. Contudo, antes de aprender a escrever esse e-mail você precisa saber qual é o momento correto de oferecer seu produto a um lead.
Pense que quando uma pessoa assina sua lista ela acabou de conhecer seu produto ou serviço, ou seja, ela acabou de conhecer você.
Quando você conhece alguém, você pede que a pessoa empreste o carro dela para você? Ou você pede que ela fique cuidando do seu gato enquanto você viaja? Pede dinheiro a ela?
Com certeza não, porque você não tem intimidade para isso. Não tem nenhum problema em fazer algum desses pedidos a alguém que é seu amigo a anos, mas a alguém que você acabou de conhecer, não!
No mínimo essa pessoa nunca mais vai falar com você e ainda pode sair falando para todo mundo o que você fez e como foi inconveniente. Ninguém gosta de ser invadido, e para campanhas de e-mail marketing as coisas funcionam mais ou menos assim.
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”]
Trabalhar com listas quer dizer que você deve conhecer o nível de relacionamento com cada um e medir seu grau de interesse em um produto ou serviço.
Já falamos sobre Boas Práticas do E-mail Marketing e em quase todos os tópicos estamos dizendo algo relacionado à conteúdo. Pois bem, é pouco provável que um lead compre algo de você sem antes ser nutrido com coisas que interessam para ele.
Identificar o momento da compra é fundamental para não ser inconveniente como o cara do exemplo no começo do texto.
Você pode criar funis e perceber quem são os leads que mais abriram seus e-mail’s, quem baixou seu conteúdo, quem foi para o site e quanto tempo de permanência houve dos acessos de e-mail marketing.
Essas métricas vão te ajudar a identificar quais leads estão mais sensíveis a receber uma publicidade, pois esse é o momento de ouro para você.
Contudo, lembre-se de não ser invasivo mesmo quando estiver oferecendo um produto ou serviço.
Ceda condições especiais de pagamento para quem aproveitar a oferta da newsletter, como cupons de desconto.
Nunca chantageie seu lead, dando a entender que você está querendo algo dele já que ofereceu todo seu conteúdo de graça. Isso vai jogar todo seu trabalho no lixo.
Meça o desempenho da sua news promocional e perceba realmente se acertou no momento de oferecer o produto.
Não desanime se sua publicidade render menos que o esperado, pois você pode ter mandado em um horário ou dia inapropriado, entre outros fatores.
Contudo, você pode se surpreender com os resultados e tornar sua lista cada dia mais qualificada.
Depois de oferecer seu produto, continue enviando conteúdo por um bom tempo para manter relacionamento e não fazer o lead pensar que você só oferece publicidade.
A promoção de conteúdo para listas é fundamental para tornar seu negócio relevante e é um ótimo canal de vendas diretas.
[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]