Parceria e comprometimento é dividir o risco! Saiba mais
Publicações no Facebook podem gerar os resultados que você imagina, mas em primeiro lugar é importante destacar que o Facebook é, antes de qualquer coisa, uma grande rede social que tem como principal objetivo entreter e conectar pessoas.
Como toda rede social, o ambiente precisa ser agradável e regrado para que as informações visualizadas pelos usuários sejam apenas o que está relacionado com seus interesses.
Partindo do princípio de que o feed de notícias do Facebook deve ser extremamente relevante, a empresa desenvolveu um algoritmo que ordena as publicações segundo alguns critérios que vão fazer você entender por que ninguém (ou quase ninguém) interage com as suas publicações no Facebook.
Você pode não perceber, mas o feed de notícias do seu Facebook exibe apenas as publicações das pessoas e páginas com quem você mais interage – entende-se por interação curtidas, comentários, compartilhamentos, troca de mensagens e cada critério possui um peso na hora de definir quem aparece para você.
Essa organização das informações se chama Edge Rank, e serve especialmente para deixar o feed de notícias de cada usuário bem personalizado.
Se você possui um fanpage, pode se sentir decepcionado quando percebe que só seus parentes e amigos mais próximos interagem com as suas publicações. Saiba que isso é normal e denuncia um comportamento importante de usuários nessa rede: as pessoas interagem com marcas que publicam o que interessam para elas e quem já possui reconhecimento de marca.
Além de ser uma ferramenta de controle, o feed de notícias do Facebook se torna cada dia mais disputado pelas empresas, que diante desse cenário possuem o recurso de impulsionar publicações para que o alcance seja maior.
Pode ser que você ache injusto essa forma que o Facebook trabalha, mas entenda que é possível encaixar uma estratégia de marketing digital dentro desses critérios. Ao trabalhar de forma coerente com produção de conteúdo e buscar mais engajamento com seu público no Facebook, sua página torna-se mais relevante para os usuários a cada publicação.
Claro, é preciso efetuar uma série de testes para definir quais são os tipos de publicação que mais dão retorno.
A ideia é tornar-se cada dia mais relevante, pois com isso você aumenta seu alcance orgânico (conforme ganha engajamento) e diminui consideravelmente seus custos com investimento em mídia.
Tudo começa no planejamento. Além do diagnóstico digital, benchmarking, criação de personas/arquétipos e plano de ação, nossos planejamentos são enriquecidos com dados de ações digitais anteriores e até mesmo dados de seu CRM (se desejado) para trazer insights importantes para o time.
Dados esses que, bem lapidados, tornam as nossas estratégias mais assertivas no início das nossas campanhas e uma direção muito mais precisa para turbinar a nossa estratégia. Dashboards personalizados estão à disposição dos nossos clientes para consulta de ações em andamento e performance em tempo real.
A Inteligência Artificial é fundamental para trazer o poder da computação à nosso favor. Da produção de conteúdo, design, gestão de orçamento, detecção de fraude e anomalias, overview de tendências de mercado, além de outras IAs que adoramos testar, sempre combinadas com o talento e experiência dos nossos especialistas.
Dados reunidos com BI, combinados com o poder da Inteligência Artificial (AI) nos permitem uma direção muito precisa, para decisões baseadas em dados, não apenas em achismos ou tendências do momento.