Publicações no Facebook podem gerar os resultados que você imagina, mas em primeiro lugar é importante destacar que o Facebook é, antes de qualquer coisa, uma grande rede social que tem como principal objetivo entreter e conectar pessoas.
Como toda rede social, o ambiente precisa ser agradável e regrado para que as informações visualizadas pelos usuários sejam apenas o que está relacionado com seus interesses.
Partindo do princípio de que o feed de notícias do Facebook deve ser extremamente relevante, a empresa desenvolveu um algoritmo que ordena as publicações segundo alguns critérios que vão fazer você entender por que ninguém (ou quase ninguém) interage com as suas publicações no Facebook.
Você pode não perceber, mas o feed de notícias do seu Facebook exibe apenas as publicações das pessoas e páginas com quem você mais interage – entende-se por interação curtidas, comentários, compartilhamentos, troca de mensagens e cada critério possui um peso na hora de definir quem aparece para você.
Essa organização das informações se chama Edge Rank, e serve especialmente para deixar o feed de notícias de cada usuário bem personalizado.
Se você possui um fanpage, pode se sentir decepcionado quando percebe que só seus parentes e amigos mais próximos interagem com as suas publicações. Saiba que isso é normal e denuncia um comportamento importante de usuários nessa rede: as pessoas interagem com marcas que publicam o que interessam para elas e quem já possui reconhecimento de marca.
Além de ser uma ferramenta de controle, o feed de notícias do Facebook se torna cada dia mais disputado pelas empresas, que diante desse cenário possuem o recurso de impulsionar publicações para que o alcance seja maior.
Pode ser que você ache injusto essa forma que o Facebook trabalha, mas entenda que é possível encaixar uma estratégia de marketing digital dentro desses critérios. Ao trabalhar de forma coerente com produção de conteúdo e buscar mais engajamento com seu público no Facebook, sua página torna-se mais relevante para os usuários a cada publicação.
Claro, é preciso efetuar uma série de testes para definir quais são os tipos de publicação que mais dão retorno.
A ideia é tornar-se cada dia mais relevante, pois com isso você aumenta seu alcance orgânico (conforme ganha engajamento) e diminui consideravelmente seus custos com investimento em mídia.