Antigamente o marketing era dividido entre áreas: SEO, redes sociais, displays e tantas outras possibilidades… Porém, isso já não existe mais!
O Cross Channel, como o seu próprio nome já diz, integrou todas as áreas, exigindo que você e sua empresa se esforcem para que sua imagem e seu produto estejam presentes em todas as plataformas existentes.
Cross Channel é uma estratégia de marketing que integra diferentes canais de comunicação e venda para gerar uma experiência contínua e lógica para o consumidor.
Isso significa que, independentemente do canal que o cliente tiver contato com a sua marca, ele provavelmente terá algum tipo de interação – seja online ou offline. Ou seja, terá uma experiência harmoniosa e relevante.
Existem alguns pontos que diferenciam e definem o Cross Channel. Os quatro principais elementos são:
No Cross Channel, todos os canais são visíveis e fáceis de serem acessados pelo cliente, incluindo:
A integração desses canais facilita a transição do consumidor entre eles, tudo isso sem perder informações ou ter uma experiência “quebrada”.
Os resultados obtidos a partir de uma estratégia de Cross Channel são mensuráveis, ou seja, podem ser facilmente entendidos com uma análise, permitindo ajustes e otimizações constantes.
Ao integrar os dados de todos os canais, as empresas obtém insights valiosos sobre o comportamento do cliente e a eficácia das campanhas, direcionando os próximos passos.
Esse modelo de marketing permite que a interação com os clientes seja personalizada.
Com uma visão mais precisa, as empresas podem oferecer mensagens e ofertas mais assertivas, aumentando a relevância e o engajamento.
Aqui, o contato pode acontecer tanto via newsletter, mensagens no WhatsApp ou quaisquer outros formatos.
Por fim, essa estratégia facilita a otimização dos recursos e investimentos.
Ao ter entendimento de quais são os canais que performam melhor e como eles interagem, as empresas podem alocar seus recursos de maneira mais eficaz, maximizando o retorno sobre investimento (ROI).
Aqui estão algumas razões especiais que separamos para você investir em uma estratégia de Cross Channel:
Com o foco especial na experiência do cliente, é natural o aumento do engajamento com a sua marca.
Os consumidores são mais propensos a interagir quando suas necessidades são atendidas de forma eficiente e personalizada, independente de qual seja o canal utilizado.
Ainda ligado ao ponto anterior, uma experiência de compra satisfatória em múltiplos canais cria um vínculo mais forte entre o cliente e a marca.
A consistência e o diferencial no atendimento contribuem para a fidelização, que tende a destacar a empresa em relação aos concorrentes.
Com a integração dos canais, as empresas conseguem otimizar seus investimentos de marketing.
A análise de dados de todas as de contato ajuda a identificar as estratégias mais eficazes e alocar recursos de forma mais inteligente, aumentando a eficiência e como já dito, o ROI.
E claro que a gente vai te dar dicas para começar a aplicar o Cross Channel em sua empresa! Veja algumas sugestões do que fazer abaixo:
Um dos primeiros passos é saber exatamente com quem você está falando, por isso, crie perfis de personas para entender questões sobre:
Quanto mais você conhecer quem são as pessoas que compram os seus produtos, mais fácil fica estabelecer uma estratégia certeira e que realmente vá vender!
Como já comentamos acima, um dos diferenciais do Cross Channel é a possibilidade de mensurar o que está dando certo e até o que não está tão bom assim.
Portanto, antes mesmo de começar os próximos passos, determine quais serão as métricas analisadas nos próximos meses. Lembre-se de designar conforme cada rede ou canal selecionado.
Pense bem: aquele conteúdo que seu cliente que está conhecendo seu produto pela primeira vez, deve ser o mesmo para quem está disposto a finalizar a compra?
Refletir como o cliente receberá aquele conteúdo te ajuda a desdobrar uma estratégia com mais assertividade, convertendo muito mais.
Você sabia que aqui, na Fresh Lab somos especialista em marketing em diferentes canais? Atuamos em diferentes frentes para levar a sua experiência para outros níveis!
Se você quer que seu cliente lembre-se da sua marca logo na primeira impressão, entre em contato com nosso time comercial e saiba mais!