No marketing digital, entender o que é uma persona é entender que seus clientes não são números – mas sim, pessoas com interesses reais, personalidades distintas e características próprias.
Assim, uma ‘’persona’’ é uma representação fictícia de um usuário real e é criada nos estágios iniciais do desenvolvimento ou reprogramação de um produto. As personas são vitais para o sucesso de um produto, pois conduzem as principais decisões que abarcam desde o design, tomando necessidades comuns do usuário e levando-as à vanguarda do planejamento, até a linguagem e os horários de contato.
A criação de uma persona fornece à nossa equipe de marketing um entendimento compartilhado dos usuários em termos de objetivos e capacidades. Depois de definido, a persona passa por um exercício de análise com cenários, oferecendo uma maneira barata de testar e priorizar recursos ao longo do desenvolvimento das ações dentro de uma campanha no marketing digital.
Abaixo, vamos te introduzir completamente ao assunto para acabar com suas dúvidas quanto o que é persona e como ele é trabalhado por nossos analistas.
Os clientes são a salvação e a força motriz do seu negócio. Sem eles, você não existiria.
É por isso que você precisa gastar tempo e usar vários recursos para desenvolver uma melhor compreensão do pensamento de seus clientes. A melhor ideia é colocar um time de marketing digital que coloque-se no lugar de seus clientes – principalmente, adentrando suas mentes. Ou seja, você quer descobrir a percepção deles da sua empresa.
Ao criarmos uma persona precisa do seu cliente nós podemos ajudá-lo a conseguir isso.
Nosso objetivo é te ajudar a aprender os hábitos, comportamentos e interesses de seu cliente. E, dessa forma, você poderá comercializar ou anunciar seus serviços de acordo com o quê eles esperam de você, obtendo mais dinheiro de seus clientes existentes e conquistando novos para a sua agenda.
Em suma, você mantém seus clientes envolvidos e ainda melhora as suas taxas de conversão finais. Todavia, as personas dos clientes não são iguais a ter uma percepção imediata de público-alvo e esse é um erro comum de empresários que costumam dizer que entendem bem o que é persona.
Certamente, você já deve estar cansado de saber que, para iniciar um negócio, é necessário identificar seu público-alvo. Isso sempre deve ser feito antes do lançamento oficial, garantindo que as pessoas se interessem pela sua marca, produtos ou serviços. Mas os mercados-alvo não são a mesma coisa que as personas, embora possuam algumas semelhanças, é claro.
Contudo, se você já está operando há algum tempo em alguma estratégia de marketing digital e ainda não se voltou aos números, reavaliando seu mercado e observando dificuldades na conversão, é o momento ideal para fazer isso.
É importante ter uma compreensão firme deste tópico. No caso de mercados-alvo, a demografia é um componente importante de se ter em mente, por exemplo. O cenário é amplificado, com análise de fatores como:
Todas essas características desenvolvem importante papel na determinação do público-alvo da sua empresa. Mas, trabalhar com persona irá detalhar isso ainda mais, procurando fatores de diferenciação ainda que sejam dentro dos mesmos mercado-alvo. O que torna cada pessoa dentro de um determinado grupo demográfico única?
Entender o que é persona é entender que só porque duas existem duas pessoas do mesmo sexo, idade e que vivem em uma cidade específica, não significa que tenham interesses semelhantes.
Um pode ser o cliente perfeito para a sua empresa enquanto outro seria um desperdício de tempo e dinheiro para focar em seus esforços de marketing.
Se após toda essa explicação você ainda acredita que personas não valham a pena, pense novamente.
Os benefícios incluem:
Isto é especialmente útil quando você tem várias partes interessadas com ideias diferentes sobre o que precisa ser desenvolvido primeiro.
O uso de persona orienta as partes interessadas por interações comuns, revelando suas frustrações e pontos problemáticos que ajudarão a esclarecer as prioridades reais dos usuários sobre seus desejos pessoais;
Ao coletar dados de personas, nossos especialistas coletam histórias.
Isso contribui a criar uma narrativa cada vez mais atraente e divertida, facilitando a lembrança e a consideração de seus usuários com a sua marca, enquanto eles estão na jornada de compra ao seu lado.
Como uma persona se concentra nas necessidades dos seus usuários, é possível percorrer cenários e determinar o posicionamento ideal do conteúdo para apoiar especificamente a meta do seu produto ou serviço.
Isso será vital para o sucesso do seu site ou aplicativo e poupará tempo e dinheiro mal gastos ao refazer um produto após o seu lançamento (e ‘’oficialmente’’ testado por usuários reais).
Isso impede de aplicarmos modelos errôneos criados por falta de técnica ou conhecimento de nosso usuário final, o que pode não estar alinhado com as suas necessidades reais.
É muito fácil ver por que as personas se tornaram importantes ferramentas no marketing digital para empresas – incluindo pequenas e médias. Sempre será importante questionar-se quem são seus clientes, qual o seu diferencial que os estimula a comprar de seu negócio e quais interessem os movem.
Se você quer algo, uma persona bem definida ajuda a entender claramente o seu principal desejo.
A persona deve incorporar uma combinação de pesquisa interna e externa. E, como observado anteriormente, o time de marketing digital pensa em diversas para representar os diferentes tipos de personas.
A Fresh Lab quer te ajudar a entender o que é Persona!
Esclarecer os tipos de pessoas que se beneficiam de suas soluções e os desafios para serem resolvidos é fundamental para uma campanha de marketing digital de sucesso.
Quer atrair e reter clientes?
Aposte no time que mais cresce. Aposte na Fresh Lab.
Juntos, nós crescemos!