O que é Inbound Marketing?

(Última atualização em 17 de maio de 2022)

Como sabemos, o Marketing Digital é um segmento repleto de ações que visam o crescimento de uma empresa no meio virtual. Diante de cada ação realizada, um objetivo específico é concluído. Tudo isso, claro, visando o alcance do objetivo geral da marca, que pode estar ligado à vendas ou maior presença digital. 

Em meio a tantas etapas, o Inbound Marketing é uma das mais importantes e necessárias ao alcance desses objetivos. Por mais que muita gente não saiba o significado do termo, com certeza todo mundo já se deparou com suas ações. Mas, antes de qualquer coisa, que tal a gente falar um pouco mais sobre esse conceito?

 

Mas, afinal: O que é Inbound Marketing?

Certamente você já teve alguma dúvida que foi esclarecida rapidamente ao pesquisar pela pergunta no Google. Provavelmente, já curtiu e leu posts nas redes sociais feitos por empresas sobre seus produtos ou serviços. Com certeza já recebeu e-mails de uma marca, ou um E-book após preencher um formulário.

Sabe o que tudo isso tem a ver com o tema do nosso artigo? Os exemplos citados acima são as principais ações de Inbound Marketing realizadas pelas empresas. Além disso, infográficos, vídeos, podcasts, webinários… Tudo isso faz parte desse marketing digital com foco na produção de conteúdos, entre outras ações, claro.

Mas, por que a produção de conteúdos é tão importante para as empresas? Quais os benefícios de realizar essas ações? Como utilizar essa produção para alcançar os objetivos que uma marca possui ao contratar uma agência? As dúvidas são muitas, mas para cada pergunta há uma resposta que faz sentido. Vejamos logo abaixo: 

Qual a importância do Inbound Marketing para as empresas?

Existem muitos benefícios em realizar ações de Inbound Marketing que são importantes para as empresas. Até porque, não existe marketing digital sem uma boa produção de conteúdos que façam sentido aos clientes da marca. Confira abaixo, quais os principais motivos para começar com essa ação em sua empresa:

Atração de clientes

Sem sombra de dúvidas, uma das principais razões para iniciar a produção de conteúdos em sua empresa, é a atração de clientes. Geralmente, blogposts são alguns dos conteúdos mais eficientes nessa missão. Isso ocorre, graças ao SEO do texto, responsável por posicionar o material nas páginas de buscas.

Assim, ao realizar uma pesquisa no Google, consumidores que não conhecem sua empresa podem chegar até ela. Mas, é claro que para isso é preciso um Inbound marketing de qualidade e que esteja por dentro dos padrões de SEO. Para saber mais sobre esse assunto, você pode conferir o artigo: Dicas para conteúdo de blog. 

 

Valorização da empresa

Através de produções de qualidade, com informações de valor e que realmente ajudem o consumidor, sua empresa passa a ser mais valorizada. Isso acontece, pois os leitores que acompanham seus textos passam a te ver como referência. Assim, além de priorizarem consumir de sua marca, também irão indicar sua empresa.

Para alcançar esse estado, basta responder através de artigos, posts, e-mails e demais materiais, as principais dúvidas que seu cliente possui. Ou seja, caso sua empresa venda tintas, conteúdos sobre as dúvidas dos leitores ajudam e muito! Por exemplo: “Como aplicar tinta fosca?” ou “Qual a melhor tinta para madeiras?”.

Aumento das vendas

Diante dos benefícios do Inbound Marketing citados acima, o aumento nas vendas é inevitável. Isso ocorre, pois com o entendimento de que sua marca é referência e vende produtos de qualidade, os clientes começam a priorizar sua empresa. Assim, passarão a preferir seus produtos e serviços, pois já conhecem sua organização. 

Isso também acontece, graças ao processo de fidelização do cliente que está sendo realizado por meio dos conteúdos. Por mais que na maior parte das vezes, o funil de vendas não esteja completo. Muitos já se sentem mais atendidos e acolhidos pela empresa que está sempre presente, respondendo dúvidas e interagindo. 

Como investir em Inbound Marketing?

Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Aqui, na FreshLab, produzimos conteúdos que irão te ajudar a entender mais sobre marketing digital. Além disso, se sua empresa está precisando de uma equipe especialista, nós podemos te ajudar! 

Para isso, basta solicitar um orçamento de forma rápida e muito prática para que possamos te atender. Isso porque, sabendo quais são as necessidades de sua empresa, conseguimos traçar a melhor estratégia para resultados concretos! 

Aliás, você sabe qual é a relação do Inbound Marketing com o Tráfego Pago? Então dá uma olhadinha neste link.

Se você deseja investir em Inbound Marketing e contar com os benefícios que essa ação tem a oferecer à sua empresa, conte com nossos serviços! Para iniciarmos uma conversa, basta clicar aqui! 

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