Parceria e comprometimento é dividir o risco! Saiba mais
Você pode encontrar centenas de conteúdos na internet dizendo infinitamente o que é automação de marketing e como você pode trabalhar com isso. Vamos falar de uma maneira mais direta sobre o assunto?
Automações são ações automáticas que configuramos em algumas ferramentas para trabalhar com pessoas que já estiveram em contato com a sua empresa.
Para existir uma automação, é preciso que um usuário qualquer já tenha interagido com alguma coisa da sua empresa: assinou uma newsletter, enviou um pedido de orçamento, fez uma compra.
A partir do momento que você tem o email de contato do cliente, é possível trabalhar com automação de marketing.
Consideramos esse um conteúdo delicado, pois existe um grande equívoco nas empresas sobre a forma de fazer uma automação de marketing.
Agendar disparos de e-mail com ofertas a cada 15 dias para sua base de clientes não é, nem de longe, automação de marketing.
O trabalho de automação de marketing tem o poder de nutrir leads para que se sintam preparados para fechar negócio com você.
As ferramentas de automação de marketing que utilizamos nos permitem entender em qual estágio do ciclo de compra cada contato está e assim ajudá-lo com conteúdos precisos e atrativos para eles.
Saber trabalhar dessa forma tão personalizada com ferramentas automáticas é um grande desafio e exige algum tempo de estudo para entender a melhor maneira de construir a automação.
Você pode entrar no site do ActiveCampaign para entender melhor como os fluxos de automação de marketing podem funcionar – é essa ferramenta que estamos usando aqui na Fresh para fazer nossa própria automação com clientes em potencial para nós.
Existem outras alternativas também que você pode encontrar, mas sempre lembre-se: estruturar uma campanha de automação de marketing é uma das coisas mais valiosas que você pode fazer pela sua empresa, especialmente se você já tem uma base de clientes.
Tudo começa no planejamento. Além do diagnóstico digital, benchmarking, criação de personas/arquétipos e plano de ação, nossos planejamentos são enriquecidos com dados de ações digitais anteriores e até mesmo dados de seu CRM (se desejado) para trazer insights importantes para o time.
Dados esses que, bem lapidados, tornam as nossas estratégias mais assertivas no início das nossas campanhas e uma direção muito mais precisa para turbinar a nossa estratégia. Dashboards personalizados estão à disposição dos nossos clientes para consulta de ações em andamento e performance em tempo real.
A Inteligência Artificial é fundamental para trazer o poder da computação à nosso favor. Da produção de conteúdo, design, gestão de orçamento, detecção de fraude e anomalias, overview de tendências de mercado, além de outras IAs que adoramos testar, sempre combinadas com o talento e experiência dos nossos especialistas.
Dados reunidos com BI, combinados com o poder da Inteligência Artificial (AI) nos permitem uma direção muito precisa, para decisões baseadas em dados, não apenas em achismos ou tendências do momento.