Você tem uma boa estratégia para personas?
Publicado 13 de julho de 2021 • 23:04Hrs
O que esperar de uma agência de marketing digital

Ao longo destes 13 anos de jornada descobrimos muita coisa e uma das mais importantes é que "quanto mais personalizada é a comunicação, maiores serão as suas chances de conversão", fato! Portanto, para que você possa estabelecer uma boa estratégia para persona é preciso personalizar bem a sua comunicação. estudar a fundo o seu público e definir com precisão estratégias adequadas para cada público definido em seu estudo de personas.

Mas o que são personas?

Personas são a representação dos clientes ideais de sua empresa, baseado nas suas dores e necessidades. Através de seu estudo você terá condições de distinguir como cada uma delas se comporta, quais os canais digitais que acessa, definir quais os argumentos que funcionam melhor com cada uma, qual o tom de comunicação que deve ser utilizado, quais os melhores horários para fazer a abordagem, entre diversas outras características.

Quer um exemplo?

Imagine que você venda calçados esportivos, entre eles os calçados para corrida, ok? Seu estoque é bem variado, tendo desde calçados de entrada, com preço baixo para quem está iniciando no esporte, até calçados de alta performance e preços mais elevados. Você percebe como aqui temos públicos distintos? Ambos podem ser o seu cliente, desde que você ofereça o produto certo para a persona certa.

É nesta etapa que muita gente erra nas suas ações de marketing digital, criando uma campanha genérica para qualquer pessoa interessada em comprar calçados. O que vai acontecer neste caso é que você pode impactar a persona que está iniciando no esporte com um calçado de valor alto, ou vice versa. Seu dinheiro é desperdiçado e o lead provavelmente irá embora. É preciso compreender que, diante de centenas de ofertas, o seu lead vai clicar no anúncio que mais lhe interessa, que é mais personalizado para ele, entende?

Para que você conquiste bons resultados e tenha uma boa performance, é imprescindível que você faça a definição adequada para a sua estratégia para personas durante o planejamento estratégico da sua campanha digital.

Estratégia para Persona - Planejamento

- Legal, mas como fazer a definição das minhas personas?

Durante o planejamento estratégico de sua campanha digital você pode, através da coleta de dados de seus clientes e análise de mercado é possível definir algumas características em comum entre eles. A partir deste momento costumamos dar um nome para cada persona de forma que seja fácil identificá-las nas nossas estratégias e ações.

Retomando o exemplo acima, podemos construir as seguintes personas:

Carol:
Tem 23 anos, dedica a maior parte do seu tempo estudando e tem mais tempo para praticar esportes. Ela já corre há alguns anos e agora busca um novo calçado para ter uma performance melhor durante as suas corridas. Seu canal social preferido é o Instagram e postagens bem humoradas tendem a chamar bastante a sua atenção.

Pedro:
Pedro tem 45 anos, ele trabalha bastante e ainda dedica parte de seu tempo com a sua família. Ele não pratica esportes há alguns anos e decidiu que a corrida pode ser uma boa opção para sair da inércia. Pedro está em busca de um calçado com um bom custo benefício para começar no esporte. Seu canal social preferido é o Facebook e suas decisões são bastante lógicas, por isso, publicações que demonstrem o custo benefício dos produtos tendem a despertar o seu interesse.

Neste simples exemplo podemos identificar que:

  • Você deverá oferecer um produto específico para cada persona;
  • O melhor canal para impactar a Carol é no Instagram e o Pedro no Facebook;
  • O Pedro deve ser impactado com publicações técnicas, tais como reviews e comparativo entre produtos com um bom custo benefício.
  • Já a Maria pode ser impactada com uma publicação bem humorada no Instagram, apresentando calçados de alta performance, para ela vencer a próxima maratona de sua cidade.

Este é um exemplo muito simples, mas você percebe como a personalização da comunicação, nestes casos, aumenta e muito ao suas chances de conversão em venda?

Plano de ação

Legal, a sua estratégia para persona está quase pronta. Definidas as personas, agora você deve desenhar o seu plano de ação, que deverá conter ações específica para cada uma das personas desenhadas, estabelecendo:

  • O que será feito?
  • Quando será feito?
  • Para quem será feito?
  • Em quais canais?
  • Com que frequência?
  • Qual o tom de comunicação utilizado?
  • Para onde cada persona será redirecionada dentro de seu site?

Desta forma as suas ações certamente terão uma performance muito melhor do que simplesmente publicações ou anúncios genéricos que não se comunicam de forma adequada com o seu público.

Por hoje é isso. Esperamos que este breve conteúdo tenha lhe ajudado a compreender como definir as suas personas.

Como sempre, o nosso time segue à disposição para esclarecer qualquer dúvida que tiver, basta dar um toque em nosso Whats App ao lado 🙂

Como calcular ROI utilizando ligações telefônicas?
Como melhorar a legibilidade do Blog?
Como avaliar a performance do site?
Guest Post - Como conseguir parcerias que dão resultado?
Tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence
Ferramentas de Marketing Digital - Como analisar a concorrência?
Tendências de Marketing Digital e como elas afetam sua empresa
Como otimizar o site da empresa?
1 2 3 40

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram