Você já deve ter leads e nem sabe!

(Última atualização em 14 de abril de 2023)

Tudo bem se você não entende o que é um lead – a gente te explica. Mas se depois de descobrir você ainda deixar de trabalhar sua base de contatos, está perdendo enormes oportunidades de conquistar clientes! Aposto que você já deve ter leads e nem sabe!

Olá amigos e amigas do blog da Fresh Lab! Sejam bem vindos novamente a um conteúdo que pode fazer diferença no caminho do seu negócio! Hoje vamos falar sobre aquela possível base de contatos que você tem em algum lugar e não está sendo trabalhada!

Mas nada de colocar o carro na frente dos bois. Vamos dar um passo para trás e entender melhor o que é de fato um LEAD.

O que é um lead

Se você pesquisar no Google, vai encontrar diversas definições parecidas e distintas do que é um lead. Na concepção do que fazemos aqui na Fresh, consideramos como “lead” um contato de uma pessoa potencialmente interessada em um produto, serviço ou solução da sua empresa.

Esse contato não precisa ser necessariamente o e-mail da pessoa. Estamos falando muito ultimamente da importância de utilizar corretamente o WhatsApp para realizar campanhas de marketing digital.

Ou seja, se você tem o número de telefone de pessoas que já entraram em contato com você, já tem oportunidade de bolar algo para retomar o contato com essas mesmas pessoas.

Como trabalhar adequadamente seus leads

Nesse sentido, não importa muito se você vai fazer campanhas de e-mail marketing ou de Whatsapp. Para retomar o contato com clientes que já se interessaram por você, é preciso entregar o seu melhor conteúdo para eles.

É claro que você também pode disparar e-mail e mensagens promocionais nessas campanhas. Mas se tornar atraente de novo para o público por meio do conteúdo é algo que tornará a compra algo muito mais valioso e desejado por seu lead.

Sugestões de campanhas de conteúdo

Entenda por conteúdo qualquer informação relevante que você entrega para seu público sem cobrar nada por isso. Podem ser curiosidades sobre seu segmento de mercado, notícias relacionadas às tendências do que vende, memes quando cabem na sua estratégia de comunicação, entre outras opções.

É importante ter em mente que quando você oferece conteúdo relevante para seu público alvo, o ideal é não cobrar por isso. Entregue o que você tem de melhor e ganhe a consideração de quem procura soluções práticas para resolver seus problemas.

Você pode ter certeza de que o seu conhecimento compartilhado tem muito mais valor do que um segredo empresarial guardado a 7 chaves, ok? Século XXI amigos (as)! 

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Outras ideias

Se você não sabe como redigir muito bem campanhas de conteúdo sobre o seu segmento, você pode trabalhar com campanhas mais “comuns:”

  • Aniversariantes do mês têm algum tipo de vantagem, desconto, brinde, surpresa.
  • Datas sazonais: acompanhar calendário de comemorações para fazer campanhas temáticas
  • Sorteio de ingressos de filmes do momento – busque fazer parcerias com cinemas ou então designar uma verba mensal para ter ingressos e sortear entre seus leads.
  • Cupons de desconto.

Trabalhar com uma base de contatos fria pode ser um trabalho de mais tempo, até que o retorno seja visto. Além disso, você deve se preparar para ter contatos bloqueados e inválidos – isso é comum.

Não se assuste também se as pessoas ignorarem. As vezes os clientes mudam de ideia. Mas não desanime! Você pode trabalhar conquistando novos leads a qualquer momento com uma campanhas para geração de leads! Mas isso é assunto para o próximo post.

Até lá!

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