Vantagens de Usar o Comércio Eletrônico Avançado no Analytics

(Última atualização em 14 de abril de 2023)

O comércio eletrônico avançado no analytics (ou enhanced ecommerce, em inglês), é uma seção à parte do Google Analytics, que pode ser habilitada e configurada exclusivamente para sites de e-commerce.

Esta funcionalidade pode ser utilizada por sites que já utilizam a versão Universal Analytics da tag de GA. E o Google Analytics 4 vem ainda com mais novidades neste setor, mas isso é conversa para outra postagem..

Confira neste post como habilitar esse recurso no seu site em WordPress, utilizando o Google Tag Manager e o plugin WooCommerce.

Quais São as Vantagens de Usar o Comércio Eletrônico Avançado 

Resumidamente, você consegue identificar qualquer coisa dentro do processo de compra do cliente.

Ou seja, configurando os Recursos Avançados de E-commerce, você consegue acessar detalhes de pagamentos, como receita, valor médio do pedido, compras exclusivas e taxa de conversão.

Essa é a visão geral do relatório:

Vantagens de Usar o Comércio Eletrônico Avançado no Analytics

O comércio eletrônico avançado no analytics permite também visualizar as vendas por categoria e marca de produtos, consegue acompanhar campanhas que deram mais transações, promoções internas, a quantidade de vezes que elas aparecem e convertem, quantidade de transações com cupom de desconto.

Vantagens de Usar o Comércio Eletrônico Avançado no Analytics

Comportamento de compra do usuário

O comportamento de compra do usuário também aparece detalhadamente. De todas as sessões que se iniciam, quantas tiveram adição ao carrinho, quantas viraram compras. 

Vantagens de Usar o Comércio Eletrônico Avançado no Analytics

Comportamento no checkout 

Processo de checkout completo e personalizado. Você consegue montar esse processo de acordo com as urls do seu site, configurando as metas de destino de acordo com as suas próprias etapas.

Neste exemplo, foram configuradas 4 etapas, Carrinho, Checkout, Confirmação de Compra e Produto:

Vantagens de Usar o Comércio Eletrônico Avançado no Analytics
Vantagens de Usar o Comércio Eletrônico Avançado no Analytics

Aqui, é possível também identificar as escolhas do usuário de uma etapa para a outra, por exemplo, pagamento por Cartão de Crédito x Cartão de Débito:

Vantagens de Usar o Comércio Eletrônico Avançado no Analytics

Desempenho do Produto

Consegue ver também o desempenho por produto, quantos cliques eles recebem, quantidade vendida, preço médio, categoria, marca. É possível ver também as listas de produtos, e quantas impressões dessas listas aparecem para os usuários.

Vantagens de Usar o Comércio Eletrônico Avançado no Analytics

E afinal, para quê tudo isso?

Bom, além de você praticamente ficar sabendo a cor da meia que o usuário está usando (exageros a parte).

Simplesmente para podermos mensurar profundamente o comportamento, engajamento e as características dos usuários dentro do seu e-commerce. 

Dados são fatos

Quanto mais confiáveis são os meus números, mais confiáveis serão as minhas decisões.

Assim sendo, quanto mais eu conheço do comportamento do usuário baseado em dados, mais eu terei  insights sobre novas estratégias de campanhas. Portanto, mais fácil será identificar as oportunidades de negócios dentro do marketing digital. Assim como, vou conseguir mapear as falhas que podem ser corrigidas. 

Sobre os insights das estratégias de campanhas 

Todos estes comportamentos de compras podem ser separados por categorias e segmentados em públicos-alvo, para aí sim configurar as campanhas de remarketing oferecendo novamente os produtos a quem já manifestou interesse prévio e por algum motivo deixou de concluir a transação. O famoso ‘carrinho abandonado’ que sempre dá resultados quando é feito de forma estratégica.

E aí, convencidos?

Aqui na Fresh Lab somos comprometidos com resultados de alta performance. Por isso mesmo, olhamos detalhadamente cada engrenagem para garantir que todo o mecanismo esteja perfeitamente lubrificado. Nós queremos negócios qualificados para sua empresa crescer ainda mais.

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