Técnicas de inbound marketing para empresas
,
Publicado 9 de agosto de 2021 • 14:48Hrs
Técnicas de inbound marketing para empresas

Não é surpresa para ninguém: o marketing digital é um setor em constante mudança, em que novos conceitos e metodologias surgem regularmente. É por isso que nós te perguntamos: você entende quais são as principais técnicas de inbound marketing para empresas?

Se você ainda não sabe a resposta, não se preocupe - a Fresh Lab te mostra as principais técnicas e atualiza esse conhecimento!

Técnicas de inbound marketing para empresas

Essas técnicas o ajudarão a configurar ou otimizar uma estratégia de inbound marketing para a organização. E, caso você ainda tenha dúvidas de como o inbound marketing funciona, não deixe de conversar com o time da Fresh Lab! 

1. Lembrar que o foco é o cliente, e não o produto

Essa daqui é mais uma dica do que uma simples técnica. 

Afinal, as estratégias de Inbound Marketing concentram-se, principalmente, na produção de conteúdo relevante para o usuário. Portanto, sua pergunta principal não é quais produtos você deve exibir para seu determinado público-alvo, mas sim: quais informações e quais conteúdos seu lead precisa em sua jornada de compra? 

Isso exige repensar toda a estratégia para assim buscar as técnicas de inbound marketing para empresas. Porque, de um lado, você deve saber exatamente quem é o seu cliente e, por outro, quais os interesses, objetivos ou desejos que ele possui. Na prática, isso significa, por exemplo, planejar o seu buyer persona além de suas características demográficas, compreendendo seu comportamento e suas expectativas com o produto pelo qual você esteja oferecendo. 

Tudo isso tem uma influência significativa na abordagem tomada durante o processo de inbound marketing.

2. Conhecer a fase em que o usuário se encontra 

Conhecer o seu cliente e em que fase ele se encontra é essencial para a criação de conteúdo relevante. Para o marketing digital, existem três fases básicas que são cruciais neste ponto: 

  • O estágio de conscientização, no qual um usuário está ciente de um problema, deseja apenas obter informações e, portanto, ainda não quer nenhuma recomendação explícita de produto. 

As técnicas aqui envolvem postagens de conteúdos de blog, convite para download de e-books ou recebimento de newsletters no e-mail; 

  • O estágio de consideração, no qual o usuário procura uma solução concreta para o seu problema. 

Imagine ter um canal do Youtube, um tutorial no TikTok ou mesmo um podcast com a solução adequada para este problema?

  • E a fase de decisão onde seu usuário toma a decisão de compra. 

Enquanto antes era um conteúdo mais relevante que se adequava aos interesses do usuário, pela primeira vez você está colocando seu produto em destaque e seu usuário está decidido em adquirir.

3. Entendendo o potencial de uma landing page 

Uma landing page (LP) é a maneira mais inteligente de coletar leads. Porque, por meio dela, você terá informações valiosas como o endereço de e-mail e o número de telefone do usuário em suas mãos, além de poder solicitar outros dados que sejam relevantes para seu marketing.

Uma LP oferece oportunidades únicas para ambos os lados da moeda, afinal, por meio dela, é possível ofertar um e-book ou um orçamento do seu produto para conquistar os dados de contato de seu usuário de uma forma segura, por meio de uma página clara e o mais informativa possível. Por ser descomplicada, a LP não desencoraja o usuário e diminui as taxas de rejeição de muitas páginas de sites institucionais.

4. Uso da automação 

Quando você pensa em automação, provavelmente está pensando em ferramentas de e-mail automatizadas. É possível trabalhar com elas, mas o marketing oferece muito mais! 

  • Automação de e-mail: no inbound marketing, é provavelmente a arma mais poderosa para desenvolver leads de maneira direcionada ou transformar clientes em compradores recorrentes. Em contraste com as mensagens enviadas manualmente, os e-mails automatizados são enviados para usuários individuais quando uma ação é acionada ou ocorre um evento. 

Por exemplo, se um usuário visitou a visão geral de preços em seu site várias vezes ou mesmo se o usuário recebe um e-mail dois dias após o download com mais informações sobre certo assunto. 

É importante ser criativo e pensar sobre o que o seu lead gostaria de ler, qual a sua atual situação na jornada de compra e em que momento ele vá realizar essa atividade;

  • Anúncios programáticos: é uma parte também da automação, visto que anúncios diferentes atingem clientes diferentes, aumentando a chance de sucesso; 
  • Conteúdo dinâmico: assim como o anúncio, os conteúdos também podem ser dinâmicos. Pense se você realmente precisa mostrar o conteúdo idêntico para todos os usuários. O endereço não deveria variar? Os usuários não têm conhecimentos prévios diferentes? As intenções dos usuários são realmente as mesmas? Não importa se o usuário vem do Facebook, Instagram ou mesmo do Google? 

A produção de conteúdo individual aumentam as chances de uma boa conversão do lead.

Mas, porque o inbound marketing é tão importante?

Sejamos honestos: o modelo tradicional publicitário está ultrapassado para muitas pessoas. 

Afinal, onde antes uma campanha de sucesso consistia em massas de repetição (frequência) em combinação com um grande alcance (dimensão de público), hoje nós (e não apenas nós) ousamos questionar os resultados e a eficiência do marketing.

Isto porque os consumidores hoje tomam a iniciativa em sua jornada de compra. E, muitas vezes, essa jornada começa a partir de uma pesquisa no Google. Os clientes em potencial de um negócio podem descobrir mais sobre o produto e as empresas concorrentes. Aconselham-se constantemente por outros compradores por meio das avaliações. Por fim, decidem, em seus próprios termos, se irão comprar seu produto. 

Como profissional de marketing de uma empresa, você está, portanto, em busca de uma estratégia para lidar com essa nova realidade. Uma estratégia que realmente funcione. Pensar em técnicas de inbound marketing fornece respostas para grande parte das perguntas pelas quais você enfrenta, bem como auxilia na geração de leads de qualidade e conversão de contatos em clientes. 

Converse com o nosso time e busque as melhores técnicas pela visão dos melhores especialistas! 

O que são backlinks e como utilizar
Como calcular ROI utilizando ligações telefônicas?
Como melhorar a legibilidade do Blog?
Como avaliar a performance do site?
Guest Post - Como conseguir parcerias que dão resultado?
Tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence
Ferramentas de Marketing Digital - Como analisar a concorrência?
Tendências de Marketing Digital e como elas afetam sua empresa
1 2 3 41

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram