Como configurar TAG de E-commerce pelo Google Analytics, Tag Manager e WooCommerce

(Última atualização em 14 de abril de 2023)

Desde que o Google liberou no Analytics o recurso do Comércio Eletrônico Avançado (Enhanced Ecommerce), essa nova configuração nos deu uma visão mais aprofundada da jornada de compra dos usuários, e não apenas das transações. Ou seja, podemos ver pelos relatórios os dados de promoções internas, o desempenho da lista de produtos, o comportamento de compra, as etapas do processo de checkout, carrinhos abandonados e etc. Neste post vamos explicar como configurar tag de e-commerce corretamente.

Quer saber como configurar essa funcionalidade pelo Google Tag Manager e Woocommerce?

Google Analytics

Primeiro passo, é habilitar no Analytics o relatório de comércio eletrônico avançado.

Vá em Administrador > Configurações de Comércio Eletrônico e habilite estas duas opções:

E-commerce pelo Google Analytics, Tag Manager e Woocommerce

Em seguida, vá para “Configurações da vista da propriedade” e configure a moeda:

como configurar E-commerce pelo Google Analytics, Tag Manager e Woocommerce

Depois de acertar essa configuração no Analytics, vá até sua conta do Google Tag Manager e abra a tag do analytics já previamente instalada:

Clique em “Ativar configurações de modificação nessa tag”:

E habilita as seguintes informações na parte de comércio eletrônico:

enhanced ecommerce configurar

Salva a alteração da tag e clique em enviar para o Tag Manager fazer a atualização. 

Finalizado esta parte, vamos para a instalação do plugin do WordPress.

O Plugin que vem com a integração entre o Woocommerce, Google Tag Manager e Analytics é o Google Tag Manager para WordPress, que vem com essa carinha aqui:

woocommerce e comércio eletrônico avançado analytics
Como configurar TAG de E-commerce pelo Google Analytics, Tag Manager e WooCommerce 8

Instalado o plugin, é necessário fazer a configuração com o Tag Manager, copie e cole o ID da sua conta nesta tela:

UK5G2y56ljLwxUPLhYe8c0i43 uLYNeEnd7HVDuDQzU9MKplSBzTjF

Salve a alteração, e vá para a tela de Integração:

WooCommerce Enhanced Ecommerce

Nesta nova tela, habilite estas três opções:

  • Track classic e-commerce
  • Cart content in data layer
  • Order data in data layer
qm8oj8Tctbn43SLfEMLFlAjUB61yT05RwZeh tsGmGUeoE06arRniGsp2faZAugY6c9KgbMnxJE NDpWZBhdoDC8xOTs99g2G6yD15a JGG QvviYqU0CVDHpKG1C1tioUD2DfEi

E voilà, relatórios 🙂

Assim sendo, para acessar os relatórios avançados de e-commerce, você vai em Conversões > Comércio eletrônico > Visão Geral :))

Acompanhe nosso blog para saber mais sobre os relatórios de comércio eletrônico.

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks