Como configurar TAG de E-commerce pelo Google Analytics, Tag Manager e WooCommerce
,
Publicado 8 de março de 2021 • 11:52Hrs

Desde que o Google liberou no Analytics o recurso do Comércio Eletrônico Avançado (Enhanced Ecommerce), essa nova configuração nos deu uma visão mais aprofundada da jornada de compra dos usuários, e não apenas das transações. Ou seja, podemos ver pelos relatórios os dados de promoções internas, o desempenho da lista de produtos, o comportamento de compra, as etapas do processo de checkout, carrinhos abandonados e etc. Neste post vamos explicar como configurar tag de e-commerce corretamente.

Quer saber como configurar essa funcionalidade pelo Google Tag Manager e Woocommerce?

Google Analytics

Primeiro passo, é habilitar no Analytics o relatório de comércio eletrônico avançado.

Vá em Administrador > Configurações de Comércio Eletrônico e habilite estas duas opções:

E-commerce pelo Google Analytics, Tag Manager e Woocommerce

Em seguida, vá para “Configurações da vista da propriedade” e configure a moeda:

como configurar E-commerce pelo Google Analytics, Tag Manager e Woocommerce

Depois de acertar essa configuração no Analytics, vá até sua conta do Google Tag Manager e abra a tag do analytics já previamente instalada:

Clique em “Ativar configurações de modificação nessa tag”:

E habilita as seguintes informações na parte de comércio eletrônico:

enhanced ecommerce configurar

Salva a alteração da tag e clique em enviar para o Tag Manager fazer a atualização. 

Finalizado esta parte, vamos para a instalação do plugin do WordPress.

O Plugin que vem com a integração entre o Woocommerce, Google Tag Manager e Analytics é o Google Tag Manager para WordPress, que vem com essa carinha aqui:

woocommerce e comércio eletrônico avançado analytics

Instalado o plugin, é necessário fazer a configuração com o Tag Manager, copie e cole o ID da sua conta nesta tela:

Salve a alteração, e vá para a tela de Integração:

WooCommerce Enhanced Ecommerce

Nesta nova tela, habilite estas três opções:

  • Track classic e-commerce
  • Cart content in data layer
  • Order data in data layer

E voilà, relatórios 🙂

Assim sendo, para acessar os relatórios avançados de e-commerce, você vai em Conversões > Comércio eletrônico > Visão Geral :))

Acompanhe nosso blog para saber mais sobre os relatórios de comércio eletrônico.

O que são backlinks e como utilizar
Como calcular ROI utilizando ligações telefônicas?
Como melhorar a legibilidade do Blog?
Como avaliar a performance do site?
Guest Post - Como conseguir parcerias que dão resultado?
Tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence
Ferramentas de Marketing Digital - Como analisar a concorrência?
Tendências de Marketing Digital e como elas afetam sua empresa
1 2 3 40

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram