Reputação digital para empresas – 5 tópicos para se pensar

(Última atualização em 23 de abril de 2018)

Há mais ou menos um ano atrás, escrevemos sobre como criar e manter uma boa reputação digital. Parece que a maioria das empresas ainda não entendeu completamente a importância dessa estratégia no ambiente digital.

Olá amigos e amigas do blog da Fresh Lab, tudo bem? Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante e que afeta grande parte das empresas que nos procuram para prestação de serviço. A reputação digital. 

Sabemos que a reputação nada mais é do que “o que as outras pessoas falam ou pensam sobre nós”,  ou sobre nossa empresa, produto ou serviço. E na internet essas mesmas pessoas se sentem muito mais encorajadas à contribuir com seu feedback, seja ele positivo ou negativo.

Cuidar e ampliar sua reputação digital torna o processo de decisão de compra muito mais fácil para clientes novos. Enquanto isso, serve para fidelizar ainda mais seus clientes antigos e fortalecer a imagem da empresa.

Reputação Digital

Certamente você já viveu essa situação ou conhece alguém que desistiu de uma compra por não ter encontrado boas informações de uma empresa na internet. Hoje em dia isso é mais comum do que a maioria das pessoas imaginam.

E aqui não estamos falando apenas do poder das avaliações positivas, mas de demonstrar que sua empresa realmente está presente e engajada no ambiente digital. Isso faz com que novos consumidores confiem mais no seu serviço ou produto.

Entendendo a importância da sua reputação digital, vamos aos cinco tópicos para refletir sobre a situação do seu negócio.

  1. A reputação digital orienta a percepção das pessoas em relação à sua empresa

Não tem jeito amigo (a). Pode ser que a gente esteja vivendo algo meio “Black Mirror”, mas avaliações positivas e engajamento em seus canais sociais dão mais crédito para seu negócio. Não adianta muito ter o melhor produto do mercado quando suas redes sociais estão desatualizadas ou nem existem. Caso seu mercado esteja lá, você simplesmente não existe para eles.

2. Onde está o seu público? É lá que você precisa trabalhar sua reputação digital

Esse é um ponto importantíssimo desse assunto e que você precisa pensar. Seu público em potencial está no Facebook? Se a resposta for sim, é lá que você vai trabalhar para construir uma boa reputação online.

Caso contrário, não fique investindo tempo, recursos ou dinheiro em redes que não te dão retorno. Temos um cliente que converte muito pelo Google por exemplo, pois são do segmento de indústria, e outras empresas procuram por suas soluções na Rede de Pesquisa.

Ou seja, se as pessoas preferencialmente te encontram no Google, você precisa garantir que as pessoas terão uma boa experiência quando procurarem por você. Que encontrem uma empresa sólida e confiável também na web.

3. Não adianta pensar que as pessoas não vão procurar na internet

Vamos imaginar que você não faça mesmo nenhum tipo de marketing digital para sua empresa e que trabalhe com panfletagem. Não tem nada de errado, aliás, em se trabalhar com esse tipo de mídia quando você tem uma estratégia bem planejada.

Mas é muita inocência pensar que quem se interessou por você não vai procurar por sua empresa no Google ou no Facebook, Instagram. O que essas pessoas encontram é sua reputação online. E elas vão procurar, pode estar certo disso.

4. Se sua empresa não é algo na vida real, é melhor não tentar sê-lo na internet

Esse é um caso interessante à se pensar. Em uma de nossas pesquisas internas para produção de Planejamento Digital, encontramos um exemplo de empresa que no digital era uma coisa e na loja física era totalmente diferente.

Você deve imaginar que, as pessoas que foram impactadas por um marketing atrativo, tiveram uma grande decepção quando foram até o ponto físico. E claro que elas voltaram para reclamar na internet.

Então, muito cuidado com o que você fala sobre a sua empresa na internet. Se você vende “atendimento de qualidade”, quem se sente atraído por isso não aceitará menos do que excelência.

5. Sua reputação digital também é importante do ponto de vista de outras empresas

Os negócios entre empresas também são influenciados por suas presenças na internet. Não são tão raras assim, as empresas que deixam de fazer negócios com outra por conta de seu posicionamento na web.

Ter uma boa reputação digital é uma questão estratégica.


Ações para gerar engajamento, conteúdos relevantes e verdadeiros para sua audiência tem o potencial de trazer resultados consistentes para o seu negócio.

Mas vale lembrar: construir e manter uma boa reputação digital exige dedicação e tempo. Mas os resultados certamente valem a pena!

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