Como monitorar das Redes Sociais

(Última atualização em )

Quando falamos em redes sociais, a primeira coisa que vêm a nossa mente são sites como Facebook, Twitter, Linkedin ou aplicativos como Instagram e Snapchat. Elas são indispensáveis para o sucesso de uma marca, mas se usadas incorretamente, podem resultar em fracasso.

Para melhor utilizá-las e assim, trazer um resultado melhor para a sua empresa é necessário monitorá-las da melhor forma. O objetivo disso não é somente saber como o seu consumidor está se comportando e sim, mensurar resultados, encontrar melhor formas de abordagem, entre outros.

O conceito de rede social é utilizado para analisar as interações entre grupos, indivíduos, organizações ou até sociedades inteiras desde o século XIX.

Na internet, ela tem fomentado diversas discussões tanto positivas, como negativas, como por exemplo a falta de privacidade, manifestações em projetos, entre outros.

Além disso, possuem um papel muito mais importante do que muitos imaginam, pois criam diferentes tipos de relações entre empresa e cliente.

redes sociais

O uso das redes sociais foi absorvido por pessoas em todo o mundo. Hoje em dia faz parte da rotina de cada um. Trazendo novas possibilidades para empresas, podem ser usadas para:

  • compartilhar visões que a empresa prega
  • personalizar uma mensagem criando uma aproximação com o cliente
  • segmentar melhor o público para saber como atingí-lo da melhor forma
  • criando um novo laço de conhecimento com o cliente
  • criar um ambiente controlado pela marca

São vários os benefícios que as redes sociais proporcionam a uma empresa, por isso saber como supervisioná-las é essencial. Identificar como seu consumidor se comporta, como funciona a interação e criar uma linguagem própria para a marca é fundamental para o sucesso de uma marca.

Redes Sociais

Explorar quais as melhores ferramentas para utilizar, focando em determinados públicos é indispensável. Dessa forma é possível explorá-la da melhor forma possível, criando mais possibilidades de conversões.

Separamos aqui, algumas ferramentas gratuitas para o monitoramento das redes sociais.

Google Analytics

redes sociais

A plataforma Analytics do Google disponibiliza diversas métricas. Veja sua quantidade de visitante nas páginas, origem dos acessos, tempo de duração nas páginas, entre outros. Além disso, possui diversos balões de ajuda, sendo bem intuitivo.

Quintly

redes sociais

Ele permite acompanhar até 3 páginas no Facebook, analisando vários resultados como estatísticas de seguidores, engajamento com posts, reações, entre outros.

Cyfe

redes sociais

Essa ferramenta permite uma customização de dados e métricas das redes sociais. Possui um “modo TV”, permitindo instalar um telão em algum local para que os resultados sejam acompanhados em tempo real por várias pessoas.

KeyHole

redes sociais

Se seu público está  no Instagram ou Twitter, esse site foi criado com o objetivo de monitorar exclusivamente as hashtags, permitindo acompanhar o alcance, impressões e até mesmo alguns tópicos relacionados com as hashtags escolhidas.

Mas, de nada adianta ter todas as ferramentas em mãos, se os resultados não forem mensurados. Por isso, é extremamente importante analisar cautelosamente os dados coletados da sua marca. Assim você cria a melhor estratégia para atingir seu público.

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