Qual frequência de publicações nas redes sociais minha empresa precisa ter em cada plataforma?
Publicado 23 de novembro de 2021 • 17:49Hrs
Qual frequência de publicações nas redes sociais minha empresa precisa ter em cada plataforma?

Como sabemos, ao iniciar o planejamento dos conteúdos que serão produzidos, devemos decidir qual será a frequência de publicações nas redes sociais. Isso porque, cada plataforma possui suas peculiaridades. Dessa maneira, existem divergências quanto à quantidade de posts em cada uma delas. 

No conteúdo de hoje, iremos esclarecer suas dúvidas sobre essas diferenças, auxiliando sua empresa a aumentar o engajamento. Para saber como fazer isso, basta seguir com a leitura do artigo que nós, da Fresh Lab, preparamos para você:

Frequência de publicações nas redes sociais - Como planejar? 

Como citado anteriormente, cada rede social possui diferenças quanto ao formato de publicações que possibilita o engajamento. Isso ocorre, pois os usuários que utilizam essas redes possuem expectativas diferentes em relação ao seu uso. 

Dessa forma, assim como existem plataformas que exigem mais de um post por dia, temos também as que engajam bem com um por semana. Mas, qual frequência de publicações nas redes sociais cada plataforma exige? 

Qual a frequência de publicações que cada rede social exige?

Uma pesquisa recente realizada pela Hubspot, analisou as publicações feitas por mais de 10 mil empresas. Essa pesquisa nos mostrou quais são as redes que mais necessitam de regularidade em suas postagens. Confira abaixo o que a pesquisa descobriu, conferindo cada uma das plataformas mais utilizadas.

Twitter: Sendo uma rede social muito utilizada atualmente, a pesquisa realizada pela Hubspot, deixou claro que dia e horário não interferem no engajamento. Isso significa, que o conteúdo postado é o que irá definir o número de cliques por postagem. 

Uma boa frequência de publicações nas redes sociais, nesse caso, é realizada diariamente, entre uma ou duas postagens. Lembre-se, o Twitter é uma plataforma mais descontraída. Sendo assim, aposte em uma linguagem menos formal e robótica, capriche nos tweets que o engajamento é certo!

LinkedIn: Sendo uma rede social voltada ao profissional, o LinkedIn apresenta mais engajamento durante o horário comercial. A pesquisa nos mostrou também, que durante terças e quartas-feiras, os conteúdos são mais acessados. Sendo assim, produza bons materiais e capriche na publicação. 

Quanto à frequência, o próprio algoritmo da plataforma deixa de entregar conteúdos de empresas que postam excessivamente. Ou seja, procure planejar entre duas e cinco publicações por semana. Novamente, lembre-se que a frequência de publicações nas redes sociais só funciona com qualidade. 

Ou seja, não adianta ter uma alta frequência de postagens se a página não tiver alcance ou engajamento. Nesses casos, mais postagens vão apenas prejudicar o seu desempenho.

Instagram: O Instagram é uma rede social focada em imagens e vídeos, isso significa que, além da qualidade das postagens, os posts feitos em carrossel se destacam. Da mesma forma, vídeos postados no Reels ou até mesmo no feed também chamam a atenção dos seguidores, que tendem a interagir mais. 

A pesquisa realizada pela Hubspot, mostrou que marcas que publicam pelo menos uma vez ao dia apresentam um excelente engajamento. No entanto, nada adianta realizar excessivas postagens, quando não há qualidade nos conteúdos. 

Isso significa que apostar em materiais que chamem a atenção, caprichar nas legendas, carrosséis, vídeos e stories, é a chave para o aumento de seguidores, interações e, consequentemente, vendas

Facebook: Talvez por se tratar de uma rede social que está tendo seu uso diminuído, a pesquisa não apontou horários ou uma frequência interessante de postagens. 

Contudo, tanto o Marketplace, quanto os grupos existentes dentro da plataforma, são excelentes ferramentas para a venda de serviços e/ou produtos. Em outras palavras, dar uma atenção especial a esses espaços pode fazer com que se tornem importantes fontes de lucro.

Sendo assim, busque produzir bons conteúdos e planejar uma frequência de publicações nas redes sociais que esteja combinada com outras. Por exemplo, se você posta no instagram às terças e quintas, use essa mesma frequência para o Facebook, focando em grupos e no marketplace. 

Se minha empresa possui frequência de publicações nas redes sociais, por que não há engajamento? 

Existem inúmeros motivos do porque sua empresa não está alcançando um bom engajamento nessas plataformas. Para investigar qual a real razão para isso estar acontecendo, é importante se atentar a alguns fatores, como:

  • Qualidade dos conteúdos;
  • Extensão dos materiais;
  • Persona a ser atingida;
  • Linguagem utilizada;
  • frequência de postagens;

Para descobrir como mudar essa realidade, uma das melhores soluções é contratar uma agência de marketing. Realizando essa parceria, não somente a frequência de publicações nas redes sociais, mas outros fatores são analisados

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