O que é Persona?
Publicado 12 de janeiro de 2016 • 17:16Hrs

No marketing digital, entender o que é uma persona é entender que seus clientes não são números - mas sim, pessoas com interesses reais, personalidades distintas e características próprias. 

Assim, uma ‘’persona’’ é uma representação fictícia de um usuário real e é criada nos estágios iniciais do desenvolvimento ou reprogramação de um produto. As personas são vitais para o sucesso de um produto, pois conduzem as principais decisões que abarcam desde o design, tomando necessidades comuns do usuário e levando-as à vanguarda do planejamento, até a linguagem e os horários de contato. 

A criação de uma persona fornece à nossa equipe de marketing um entendimento compartilhado dos usuários em termos de objetivos e capacidades. Depois de definido, a persona passa por um exercício de análise com cenários, oferecendo uma maneira barata de testar e priorizar recursos ao longo do desenvolvimento das ações dentro de uma campanha no marketing digital. 

Abaixo, vamos te introduzir completamente ao assunto para acabar com suas dúvidas quanto o que é persona e como ele é trabalhado por nossos analistas.

O que é persona? 

Os clientes são a salvação e a força motriz do seu negócio. Sem eles, você não existiria. 

É por isso que você precisa gastar tempo e usar vários recursos para desenvolver uma melhor compreensão do pensamento de seus clientes. A melhor ideia é colocar um time de marketing digital que coloque-se no lugar de seus clientes - principalmente, adentrando suas mentes. Ou seja, você quer descobrir a percepção deles da sua empresa.

Ao criarmos uma persona precisa do seu cliente nós podemos ajudá-lo a conseguir isso.

Nosso objetivo é te ajudar a aprender os hábitos, comportamentos e interesses de seu cliente. E, dessa forma, você poderá comercializar ou anunciar seus serviços de acordo com o quê eles esperam de você, obtendo mais dinheiro de seus clientes existentes e conquistando novos para a sua agenda. 

Em suma, você mantém seus clientes envolvidos e ainda melhora as suas taxas de conversão finais. Todavia, as personas dos clientes não são iguais a ter uma percepção imediata de público-alvo e esse é um erro comum de empresários que costumam dizer que entendem bem o que é persona.

Certamente, você já deve estar cansado de saber que, para iniciar um negócio, é necessário identificar seu público-alvo. Isso sempre deve ser feito antes do lançamento oficial, garantindo que as pessoas se interessem pela sua marca, produtos ou serviços. Mas os mercados-alvo não são a mesma coisa que as personas, embora possuam algumas semelhanças, é claro. 

Contudo, se você já está operando há algum tempo em alguma estratégia de marketing digital e ainda não se voltou aos números, reavaliando seu mercado e observando dificuldades na conversão, é o momento ideal para fazer isso. 

É importante ter uma compreensão firme deste tópico. No caso de mercados-alvo, a demografia é um componente importante de se ter em mente, por exemplo. O cenário é amplificado, com análise de fatores como: 

  • localização geográfica;
  • idade;
  • sexo;
  • religião;
  • Estado civil; 

Todas essas características desenvolvem importante papel na determinação do público-alvo da sua empresa. Mas, trabalhar com persona irá detalhar isso ainda mais, procurando fatores de diferenciação ainda que sejam dentro dos mesmos mercado-alvo. O que torna cada pessoa dentro de um determinado grupo demográfico única? 

Entender o que é persona é entender que só porque duas existem duas pessoas do mesmo sexo, idade e que vivem em uma cidade específica, não significa que tenham interesses semelhantes. 

Um pode ser o cliente perfeito para a sua empresa enquanto outro seria um desperdício de tempo e dinheiro para focar em seus esforços de marketing.

Os benefícios de trabalhar com persona

Se após toda essa explicação você ainda acredita que personas não valham a pena, pense novamente. 

Os benefícios incluem: 

Personas dão às partes interessadas a oportunidade de discutir os recursos críticos de uma campanha de marketing digital

Isto é especialmente útil quando você tem várias partes interessadas com ideias diferentes sobre o que precisa ser desenvolvido primeiro. 

O uso de persona orienta as partes interessadas por interações comuns, revelando suas frustrações e pontos problemáticos que ajudarão a esclarecer as prioridades reais dos usuários sobre seus desejos pessoais;

Eles ajudam os membros da equipe a entender de forma mais consistente um grupo de usuários 

Ao coletar dados de personas, nossos especialistas coletam histórias. 

Isso contribui a criar uma narrativa cada vez mais atraente e divertida, facilitando a lembrança e a consideração de seus usuários com a sua marca, enquanto eles estão na jornada de compra ao seu lado.

Entender o que é persona ajuda na construção da marca, na informação adequada e na arquitetura da campanha

Como uma persona se concentra nas necessidades dos seus usuários, é possível percorrer cenários e determinar o posicionamento ideal do conteúdo para apoiar especificamente a meta do seu produto ou serviço. 

Isso será vital para o sucesso do seu site ou aplicativo e poupará tempo e dinheiro mal gastos ao refazer um produto após o seu lançamento (e ‘’oficialmente’’ testado por usuários reais). 

As personas fornecem um ‘’rosto’’ à história do usuário, criando mais empatia e entendimento sobre a pessoa que usa o produto

Isso impede de aplicarmos modelos errôneos criados por falta de técnica ou conhecimento de nosso usuário final, o que pode não estar alinhado com as suas necessidades reais.

A Fresh Lab quer te ajudar a entender o que é Persona!

É muito fácil ver por que as personas se tornaram importantes ferramentas no marketing digital para empresas - incluindo pequenas e médias. Sempre será importante questionar-se quem são seus clientes, qual o seu diferencial que os estimula a comprar de seu negócio e quais interessem os movem. 

Se você quer algo, uma persona bem definida ajuda a entender claramente o seu principal desejo. 

A persona deve incorporar uma combinação de pesquisa interna e externa. E, como observado anteriormente, o time de marketing digital pensa em diversas para representar os diferentes tipos de personas. 

A Fresh Lab quer te ajudar a entender o que é Persona! 

Esclarecer os tipos de pessoas que se beneficiam de suas soluções e os desafios para serem resolvidos é fundamental para uma campanha de marketing digital de sucesso.

Quer atrair e reter clientes?

Aposte no time que mais cresce. Aposte na Fresh Lab. 

Juntos, nós crescemos!

Como calcular ROI utilizando ligações telefônicas?
Como melhorar a legibilidade do Blog?
Como avaliar a performance do site?
Guest Post - Como conseguir parcerias que dão resultado?
Tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence
Ferramentas de Marketing Digital - Como analisar a concorrência?
Tendências de Marketing Digital e como elas afetam sua empresa
Como otimizar o site da empresa?
1 2 3 40

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram