O que é um influenciador e como identificá-lo?
,
Publicado 4 de abril de 2017 • 22:21Hrs

Influenciador: personalidade influente da internet que é cobiçada pelas grandes marcas em todo o mundo. Veja como você pode fazer ações como essa dentro da sua realidade.

O pessoal do Youtube esteve dominando a internet nos últimos anos e a força que a comunicação desse pessoal tem sobre as pessoas não passa despercebido pelas marcas.

Grandes campanhas são veiculadas todos os dias em canais de grandes personalidades na internet. Contudo, sabemos que nem todo mundo pode pagar para ter seu produto exibido no canal de um grande Youtuber.

Vale lembrar que influenciadores não são apenas Youtubers - podem ser de qualquer outra rede social ou blog. A principal característica de um bom influenciador de público é, óbvio, a influência que ele tem sobre a decisão de compra da sua audiência.

Por exemplo: vamos imaginar que você identificou uma pessoa que tem 100 mil seguidores no Instagram e que está relacionada com seu nicho de mercado. Para ser considerado alguém "influente" essa pessoa deve angariar comentários e interação com o público - caso contrário é só volume e nada mais.

Uma pessoa capaz de influenciar uma decisão de compra pode ser identificada por:

  • Qualidade de interações: quem responde aos comentários da sua audiência e obtém bom engajamento com o público são pessoas de valor para uma campanha como essa
  • Frequência de postagens: o influenciador deve manter uma conversa constante com o público, pois caso contrário (como tudo na internet) serão facilmente esquecidos
  • Trabalhos com outras marcas: mesmo para influenciadores menores, buscar por outras marcas que ele já tenha trabalhado pode mostrar se essa é a pessoa correta para sua campanha.

Quanto custa um influenciador?

Depende muito de quem estamos falando - a super estrela famosa do Youtube vai cobrar algo em torno de centenas de milhares de reais. Agora, pense se para o seu negócio um investimento desse tamanho é coerente.

Talvez a alternativa seja buscar por influenciadores menores em redes sociais que seu público está presente. Apenas pense que os influenciadores sempre existiram e estão em todos os lugares. Para usar a influência dessas pessoas a favor do seu negócio é importante descobrir quem é a pessoa certa.

Como calcular ROI utilizando ligações telefônicas?
Como melhorar a legibilidade do Blog?
Como avaliar a performance do site?
Guest Post - Como conseguir parcerias que dão resultado?
Tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence
Ferramentas de Marketing Digital - Como analisar a concorrência?
Tendências de Marketing Digital e como elas afetam sua empresa
Como otimizar o site da empresa?
1 2 3 40

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram