O que é inbound marketing e como funciona?

(Última atualização em 9 de julho de 2021)

O inbound marketing é uma solução dinâmica centrada no comprador que foca em suas principais necessidades, desejos e em sua jornada de compra como consumidor. É uma metodologia prática para identificar dores e dúvidas de uma persona e o transformar em um ”comprador ideal”, entregando uma solução por meio de um conteúdo útil atraente. 

São múltiplos estágios que correspondem a etapas diferentes da jornada do seu buyer persona. E, por meio dessas etapas, o conteúdo personalizado é entregue aos seus compradores-alvo, a fim de atrair, converter, nutrir e encantá-los ao longo do seu processo de compra. 

Todo o processo de inbound marketing é concentrado na criação de conteúdo totalmente otimizado, seja para pesquisa ou redes sociais, para atrair cada vez mais clientes relevantes e em potencial para cada tipo de negócio. Os especialistas da Fresh Lab buscam entender qual conteúdo é mais atraente para estes clientes em potencial e o que os levará a percorrer o funil de vendas. 

Quer entender mais sobre o que é inbound marketing e como funciona? 

O que é inbound marketing? 

Em sua definição, o inbound marketing é um método de atração pelo qual o cliente em potencial de sua organização é convencido por meio de conteúdos relevantes de alta qualidade. 

Todas as ações, campanhas, conteúdos baseiam-se no estágio de cada cliente no funil de vendas e nas necessidades desse público-alvo, sendo sempre utilizadas como direcionamento para os próximos passos. Comparado a algumas estratégias de curto prazo, como os e-mails aleatórios, os disparos em massa de SMS, os anúncios clássicos de televisão, o inbound marketing é uma estratégia digital de longo prazo, com resultados eficazes em grande maioria

O inbound então é uma das ferramentas mais benéficas do marketing digital por justamente vender sem vender, baseando toda a divulgação de seus serviços, produtos ou indústria por meio do conhecimento, e não da propaganda propriamente dita. 

E, como ele aumenta suas vendas sem vender então? 

A resposta é super simples: desenvolvendo sua marca, estabelecendo a empresa como líder de segmento ou autoridade do setor e, assim, fazendo a curadoria desses leads qualificados. O trabalho de um time que foca no inbound é empoderar os clientes de uma organização com informações, para que assim, eles tomem decisões seguras,sem pressão nenhuma para realizar a compra. 

E como ele funciona?

Com certeza já deu para entender um pouco sobre como esse tipo de marketing é uma das melhores alternativas orientadas para o futuro na busca por alcançar ainda mais clientes. Mas, para entender os motivos pelo qual o inbound marketing é um componente central de diversas ações realizadas pela Fresh Lab, é fundamental entender os elementos que o constroem: 

1. Atração do cliente em potencial 

Na primeira etapa do Inbound Marketing, o objetivo é atrair o cliente com seu problema por meio de um conteúdo de alta qualidade. Nesse ponto, é importante fornecer ao cliente potencial uma ”solução gratuita” para este problema. Esse ponto é essencial na estratégia, pois é por meio dele que o cliente irá até você, te encontrando ”por acaso” e tendo o seu conteúdo como preferência para a resolução do problema vivido. 

Para aumentar sua conscientização e disponibilidade, o trabalho é fortalecer as redes sociais, o SEO de seu website ou até as estratégias com influenciadores que são caminhos viáveis para fazer esse encontro acontecer. 

2. Converta esse cliente 

Nesse estágio, nós transformamos o cliente em lead. Ou seja, é o momento de entrar em contato com eles, por meio de CALL-TO-ACTIONS, landing pages bem estruturadas, e conteúdo ainda mais personalizado para realizar uma conversão.

3. É o momento de vender

Depois que o lead se tornou um cliente em potencial, ele agora deve se tornar um cliente real. 

Nesse ponto chegamos ao cerne deste artigo: o inbound marketing abriu todas as portas possíveis e traçou um caminho estratégico para elevar os canais de comunicação da empresa, e transformá-los em uma ferramenta eficaz de vendas é fundamental. Nesse estágio, campanhas serão operadas com esses leads qualificados, direcionando-os individualmente de acordo com seus interesses. 

4. Por fim, a fidelização

Na etapa final, após o cliente comprar o produto, nosso time ”não deixa a peteca cair”. Porque, principalmente agora, nós lhe entregamos um cliente com grande potencial. 

É nosso trabalho manter contato com esses clientes por meio de um trabalho pós venda, realizado através de pesquisas, conteúdos personalizados, e-books e monitoramento das redes sociais, além de um SAC Digital. Sabe aquela história de que a nossa opinião vale ouro quando compramos algo e repassamos como a experiência foi ouro? 

”Comprei essa televisão e estou amando.”; 

”Esse tênis é muito confortável, comprarei mais no futuro”; 

”Vale a pena visitar o serviço dessa esteticista”. 

Bem, é nosso trabalho prestar atenção a este feedback e inclinar seu cliente em potencial por meio de um contato pós-vendas para que assim ele se torne um repetitivo..

O caminho mais rápido é ao lado de especialistas! 

Para nós, o inbound marketing é uma ação fascinante, que contribui para o sucesso do marketing digital em todos os tipos de segmentos. Cobrir cada etapa da jornada do consumidor, é importante para fortalecer a sua atual campanha e ajudar os consumidores a encontrarem sua marca, convertendo-os de maneira eficaz e trazendo cada vez mais resultados.

Invista no Inbound a partir de hoje. Converse com o time da Fresh Lab

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