O que é automação de marketing?

(Última atualização em 14 de abril de 2023)

Você pode encontrar centenas de conteúdos na internet dizendo infinitamente o que é automação de marketing e como você pode trabalhar com isso. Vamos falar de uma maneira mais direta sobre o assunto?

Automações são ações automáticas que configuramos em algumas ferramentas para trabalhar com pessoas que já estiveram em contato com a sua empresa.

automação de marketing

Para existir uma automação, é preciso que um usuário qualquer já tenha interagido com alguma coisa da sua empresa: assinou uma newsletter, enviou um pedido de orçamento, fez uma compra.

A partir do momento que você tem o email de contato do cliente, é possível trabalhar com automação de marketing.

Tome muito cuidado com automação de marketing

Consideramos esse um conteúdo delicado, pois existe um grande equívoco nas empresas sobre a forma de fazer uma automação de marketing.

Agendar disparos de e-mail com ofertas a cada 15 dias para sua base de clientes não é, nem de longe, automação de marketing.

O trabalho de automação de marketing tem o poder de nutrir leads para que se sintam preparados para fechar negócio com você.

As ferramentas de automação de marketing que utilizamos nos permitem entender em qual estágio do ciclo de compra cada contato está e assim ajudá-lo com conteúdos precisos e atrativos para eles.

Saber trabalhar dessa forma tão personalizada com ferramentas automáticas é um grande desafio e exige algum tempo de estudo para entender a melhor maneira de construir a automação.

Você pode entrar no site do ActiveCampaign para entender melhor como os fluxos de automação de marketing podem funcionar – é essa ferramenta que estamos usando aqui na Fresh para fazer nossa própria automação com clientes em potencial para nós.

Existem outras alternativas também que você pode encontrar, mas sempre lembre-se: estruturar uma campanha de automação de marketing é uma das coisas mais valiosas que você pode fazer pela sua empresa, especialmente se você já tem uma base de clientes.

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