Como as mudanças no Google Adwords afetam minha empresa?
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Publicado 8 de abril de 2016 • 18:42Hrs

Recentemente, os anunciantes do Google foram notificados sobre algumas mudanças que ocorreram nos resultados pagos da Rede de Pesquisa e novas regras de posicionamento dos anúncios nas páginas.

Historicamente, as Políticas de Publicidade do Google sempre foram atualizadas como forma de melhorar a experiência dos usuários no site e deixar as pesquisas cada vez mais relevantes e assertivas.

Após essas mudanças, as agências de marketing digital viram a necessidade de rever a efetividade das estratégias digitais para empresas que anunciam com Links Patrocinados, encarando o desafio e explorando outras áreas de marketing na web.

Na prática houveram duas mudanças significativas para anunciantes:

  1.  Para exibição em desktop, os anúncios que apareciam ao lado da busca orgânica não existem mais. O espaço publicitário caiu de 11 para 7.
  2.  Agora o ranking será composto por, no máximo, 4 anúncios acima e/ou abaixo dos resultados da pesquisa, dependendo da relevância do termo que está sendo utilizado.

Segundo o Google, essas mudanças aconteceram com o objetivo de deixar os resultados ainda mais relevantes, refinando a experiência no site.

Se por um lado essa atualização representa um avanço na plataforma do Google aumentando a qualidade para os usuários, os anunciantes devem ficar atentos ao que isso representa para sua campanha de marketing digital.

links-patrocinados

O que muda nos anúncios para minha empresa?

Levando em consideração a lei da oferta e procura, temos menos espaço para anunciantes a partir dessas mudanças. Isso quer dizer que a publicidade na primeira página do Google tende a exigir lances mais caros nas palavras e isso demanda atenção especial na hora de definir seu orçamento de marketing digital.

Apesar de pagar mais em termos genéricos, os mercados de nicho ganham força, pois as palavras mais específicas continuarão com a média de custo por clique mantida.

Como melhorar minha campanha Adwords depois dessas mudanças?

  1. Identifique quais são as palavras que valem a pena sua empresa investir mais agressivamente. As vezes uma campanha atrai muitos cliques para determinada keyword mas não converte e o ROI vai por água a baixo. Analise as possibilidades e certifique-se de que seus anúncios são realmente relevantes para as palavras mais caras.
  2. Crie campanhas de nicho trabalhando com listas de produtos específicas. Se o orçamento for curto você aparecerá menos, mas para termos mais específicos pode atrais cliques mais qualificados.

extencoes-anuncios-adwords

Minha empresa não anuncia no Google Adwords, essa mudança pode me impactar?

Sim, e muito! Essa mudança permite que existam mais espaços para links orgânicos, e esse é o momento em que sua empresa deve investir em Inbound Marketing, ou Marketing de atração.

Incluir conteúdos de qualidade em seu site, blog ou página no Facebook fará com que seus clientes encontrem sua empresa falando de assuntos que interessam para eles.

Se quiser saber mais sobre Inbound Marketing, veja aqui o artigo.

Definitivamente, essas mudanças trarão grandes efeitos para o posicionamento das empresas no mercado digital, que poderão integrar ações para atingir quem mais importa para cada uma delas.

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