Marketing Digital para Transportadoras - Dicas Fresh Lab
,
Publicado 17 de junho de 2019 • 10:47Hrs
Marketing Digital para Transportadoras

Selecionamos 7 estratégias de marketing digital para transportadoras que podem mudar a forma com que você vê sua empresa online. Acompanhe e deixe seu comentário!

Sabemos que nem todos os segmentos de mercado estão totalmente adaptados à revolução digital que vivemos. Infelizmente, ainda vemos resistência por parte de empresas até mesmo nos investimentos em marketing, que é primordial para qualquer negócio.

Por muito tempo, o marketing foi interpretado como uma "perfurmaria" em empresas, ou apenas um setor de empresas grandes, que tem dinheiro para isso. Mas com a internet na palma da mão dos consumidores praticamente 24h por dia, o marketing digital é uma exigência de qualquer mercado.

Hoje, entendemos que o marketing vai muito além das campanhas. É preciso pensar nas vendas, em primeiro lugar. É preciso investir em estratégias e ações que realmente trazem clientes e dinheiro de volta para a empresa.

Para isso, é preciso investir tempo e conhecimento. Mas fico feliz se alguém consumir esse conteúdo, pois já está investindo tempo para obter conhecimento sobre o marketing digital para transportadoras.

Donos de transportadoras, diretores ou até mesmo profissionais de marketing estão percebendo cada vez mais como é difícil sobreviver no mercado sem uma estratégia bem montada. Por isso, selecionamos 7 ações para que você comece a trabalhar em sua estratégia digital.

Marketing Digital para Transportadoras

Tenha essas dicas como um aconselhamento profissional caso você não saiba por onde começar. Estamos colocando aqui 7 itens que consideramos indispensáveis para conquistar resultados reais com marketing digital.

Avalie cada um dos tópicos, julgando se cabe ou não dentro da sua realidade. Você pode apenas desconsiderar os itens que a sua empresa já faz ou possui. Vamos lá? 🙂

1. Estabeleça objetivos e saiba onde seu público está

Você não terá tempo e nem investimento para "atirar" para todos os lados. Você precisa, em primeiro lugar, definir o que quer com o marketing digital. Se você pensou "vendas", não é esse tipo de objetivo que estamos falando. Por exemplo: se sua transportadora não tem um meio de vendas online, não é aconselhável estabelecer "vendas" como um objetivo.

O que é mais próximo da realidade: geração de leads. No ramo das transportadoras, você até pode investir em um site que faça o pagamento online, mas para a maioria das empresas o caminho mais fácil será coletar orçamentos no site e vender por meio de uma equipe comercial.

Além de definir o tipo de ação que você espera dos seus clientes na internet, você precisa fazer uma pesquisa para entender em quais canais o seu público está mais ativamente. No caso de empresas de transporte e logística, provavelmente os clientes em potencial estão buscando no Google. É um serviço pontual, e que não faz sentido oferecer para as pessoas em redes sociais, por exemplo.

2. Tenha um bom site para receber seus visitantes e convertê-los em leads

Acredito que não é exagero afirmar que sem um bom site você não consegue obter resultados com marketing digital. Como um bom site, entende-se, no mínimo: adaptado para dispositivos móveis, seguro (certificado SSL instalado) e uma área de serviços com conteúdo relevante (SEO). E claro, você também precisa definir que tipo de ação as pessoas farão no site: preenchimento de formulário, chat online, cliques para WhatsApp.

Se a sua transportadora não tem um site bom, que cumpra minimamente estes requisitos, é melhor amadurecer esta ideia e investir em um site antes mesmo de fazer o marketing digital. Se você não tem um bom site, é muita ingenuidade acreditar que negócios virão desta página. Seu site é o que você deve ter de mais bem feito na internet.

3. Invista em links patrocinados para reter mais oportunidades

Tendo um bom site, a Rede de Pesquisa do Google é um dos canais mais indicados para obtenção de clientes e oportunidades de negócios. Consideramos isto porque quando uma pessoa está pesquisando no Google, sua intenção de fechar negócio é muito maior.

No caso de empresas como transportadoras, o serviço que está sendo oferecido é muito pontual. As pessoas só contratam quando realmente precisam. E para isso elas usam o Google. Recomendamos que sua empresa tenha um orçamento para Links Patrocinados mensalmente.

Mas cuidado, investir apenas em Google Ads pode se tornar insustentável no longo prazo. Você também precisa trabalhar ações que tornem o seu site relevante na busca orgânica. Falaremos disso mais adiante.

Resultado de imagem para transportadora

4. Mantenha comunicação ativa com quem ainda não comprou

Um erro que muitas empresas cometem é não estabelecer conversas com leads em potencial, mas que não efetivaram uma venda. Certamente, se a sua empresa já tem uma base de leads, este é um canal cheio de oportunidades que não está sendo explorado.

Essa comunicação, quando de empresa para empresa, pode ser realizada via newsletter. Existem ferramentas como o Mailchimp que permite uso gratuito para contas com até 2 mil contatos. Você pode usar esse tipo de disparador para criar mensagens personalizadas, ofertas ou mesmo divulgação de conteúdo relevante. Não é porque essas pessoas não compraram que não é interessante para você continuar exibindo sua empresa a elas.

5. Estabeleça comunicação com seus clientes atuais para fidelização

Certamente, você já ouviu falar que é mais barato fazer um cliente atual comprar mais do que investir para vender para novos clientes, certo? Isso é bem verdade, e com o marketing digital fica muito fácil estabelecer essa comunicação.

Mesmo que o seu cliente tenha um contrato específico e não tenha pretensão de comprar mais, manter-se perto dele vai fazer com que sua marca seja mais lembrada. Isso geralmente faz com que os clientes indiquem seu serviço para colegas e outros parceiros.

Clientes satisfeitos e que são bem tratados podem se tornar fãs e defensores do seu serviço ou marca. Mas esse é um resultado gerado de um esforço intencional.

6. Invista em sua reputação digital por meio da produção de conteúdo

O que faz com que uma pessoa escolha a transportadora X ou Y? Provavelmente, na maioria dos casos, a briga é por preço. Mas e se pudéssemos entregar mais valor para os prospects, e fazê-los perceber que somos melhores?

O marketing de conteúdo é uma das formas mais seguras de fazer com que a sua empresa seja referência no ramo de transportes.

Para isso, além de ter um bom website, você precisa ter uma área de blog. Mais ou menos como essa aqui no site da Fresh. Neste blog, você vai realizar atualizações frequentes com conteúdos relacionados ao seu serviço. Responda perguntas, desfaça mitos, busque por dúvidas que seu público pode ter na internet.

Por exemplo, se alguém pesquisa no Google "como escolher uma transportadora", essa pessoa não quer ver uma oferta ou ser chamada para pedir um orçamento. Ela quer ler sobre quais são os critérios utilizados para escolher uma transportadora que atenda suas necessidades.

Por isso a publicação de conteúdo é tão importante. Com o passar dos meses e das publicações, você vai deixando cada vez mais claro para o Google que a sua empresa é especialista no termo: transportes ou logística.

7. Ofereça benefícios que incentivem novos negócios

Para manter clientes, muitas vezes é preciso se manter bem competitivo. Mesmo com aqueles que já compraram de você. Para o segmento de transportadoras, que geralmente tem pedidos recorrentes da mesma empresa, é interessante pensar em algum programa de fidelidade, que ofereça descontos progressivos para quem realiza diversos pedidos.

E isso é uma vantagem que você pode exibir em seu site.

Uma boa estratégia comercial pode te ajudar a obter novos clientes, e uma estratégia de conteúdo te ajuda a posicionar sua empresa como referência, gerar leads qualificados e conquistar boas posições no Google.

Qual desses 7 passos sua empresa de transportes já tem feito? Trabalhar com ações de marketing digital para transportadoras é possível, e quando pensado de forma estruturada e realista, gera resultados reais para sua empresa!

O que são backlinks e como utilizar
Como calcular ROI utilizando ligações telefônicas?
Como melhorar a legibilidade do Blog?
Como avaliar a performance do site?
Guest Post - Como conseguir parcerias que dão resultado?
Tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence
Ferramentas de Marketing Digital - Como analisar a concorrência?
Tendências de Marketing Digital e como elas afetam sua empresa
1 2 3 40

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram