Cada vez mais notamos o quão conectados estamos, nossa sociedade está cada vez mais digitalizada não é mesmo?!
Há tempos atrás isso era um privilégio de poucos, mas agora a realidade é que praticamente todos nós fazemos parte do mundo digital, seja no Facebook, seja usando o Google para pesquisar sobre marketing digital para restaurantes ou no Whatsapp trocando mensagens com os amigos.
Graças a popularização dos dispositivos móveis e do acesso a internet facilitado, milhões de brasileiros acessam a internet diariamente.
Com esse crescimento exponencial de acessos a internet restaurantes tem muito a ganhar com ações de marketing digital, tendo em vista que os consumidores tem utilizado seus smartphones, tablets e computadores para descobrir restaurantes próximos de onde estão, seja para um lanche rápido ou para um jantar romântico.
Antes de falar sobre o marketing digital, que tal dar uma olhadinha em números do segmento? Então vamos lá…
- Quase 50% das pessoas do mundo estão conectadas por rede 3G/4G;
- Em 2013, aproximadamente 86,7 milhões de brasileiros com +10 anos acessaram a internet;
- 85% da população brasileira tem acesso móvel;
- 79% dos consumidores fazem buscas na internet relacionadas a restaurantes e as informações mais buscadas são: promoções, localização e menu;
60% vão direto no site do restaurante ou no site da cadeia ou no aplicativo de celular;
50% usam mapas de sites ou aplicativos;
44% usam sites ou aplicativos de descontos ou cupons;
39% usam sites ou aplicativos de avaliação;
64% dos usuários usam a busca do Google como fonte de informação sobre restaurantes e pedidos;
Agora que conhecemos um pouco mais sobre o habito de navegação dos consumidores, vamos a algumas estratégias de marketing digital para o seu restaurante! 😉
Site
Você pode pensar “Mas eu tenho uma página no facebook”, isso é extremamente relevante pois ajuda a dar visibilidade e sua presença no Google, mas não é o suficiente.
Ter um site ajuda a passar segurança para seus clientes e melhores resultados no marketing digital.
Lembra dos dados lá de cima? 85% da população brasileira tem acesso móvel.
Pois é, além de ter um site, é muito importante que ele seja responsivo (quando o site se encaixa automaticamente no dispositivo do usuário, independente do tamanho da tela, seja um celular, tablet ou pc).
Email Marketing
Essa é uma ação que vale ouro e se você já faz esse cadastro de clientes, continue. Mas se não faz, está na hora de começar!
Com os dados de sua clientela, você pode começar a fazer ações de relacionamento e fidelizá-los enviando newsletters (e-mail marketing) em datas como aniversários, dia das mães, páscoa, etc.
Convide seus clientes a voltarem a seu restaurante, trazendo mais pessoas, oferecendo vantagens, avise sobre promoções, novidades e muito mais.
Redes Sociais
Isso pode ajudar a dar seus primeiros passos na construção de uma presença digital.
Faça uma pesquisa de balcão perguntando o que eles gostariam de receber em sua timeline.
Com essas informações você pode começar a fazer um plano de ação, um calendário de postagens e com o tempo focar no que funciona certo, eliminando o que está falho.
Mais uma dica importante… trabalhe na sua rede social com proporção 80/20, para determinar os assuntos das postagens, sendo que 80% é entretenimento e os outros 20% institucional ou promocional. 😉
Existem diversas estratégias para o atuar nas redes sociais, mas o objetivo sempre será engajamento.
É preciso criar intimidade com os fãs da sua marca, fazer com que a interação seja bilateral, respondendo comentários, mensagens, elogios, reclamações, tirar dúvidas, solucionar problemas, etc.
As pessoas tendem à admirar quem dá atenção pra elas e isso cria laços reais, o que é extremamente importante para uma empresa dentro de uma rede social.
Links Patrocinados
Essa é uma ótima forma para atrair novos clientes, por meio de anúncios pagos, seja no Google e Facebook Ads é possível apresentar o seu anúncio para pessoas que tem interesse no seu produto.
Google Adwords
Uma das grandes sacadas do Adwords está nas palavras chave, também chamadas de termos de pesquisa ou keywords. Por conta disso é muito importante estudar quais palavras são usadas pelo seu público, para que os anúncios sejam bem segmentados e direcione para as pessoas certas para o seu site.
Um ponto super positivo dos links patrocinados do Google Adwords para restaurantes e outras empresas do ramo gastronômico é que esse tipo de publicidade só é apresentada para quem está procurando por produtos/serviços desse segmento.
Facebook Ads
- Enviar pessoas para o site: O nome dele já denuncia a sua função, mas vamos exemplificar para que fique não fiquem dúvidas. Digamos que você tem uma pizzaria e seu cardápio é muito extenso, fica inviável postar na timeline (linha do tempo) de sua página, pois a imagem não ficará agradável aos olhos de quem vê. Você pode fazer um anúncio enviando pessoas para o seu site, onde a página de destino será as opções de sabores disponíveis em seu estabelecimento. O anúncio poderia ser algo como “Bateu aquela fome de pizza? Conheça nossas pizzas irresistíveis! São mais de 100 sabores. Confira nosso cardápio” e é claro, não dá pra esquecer de usar uma foto daquelas de dar água na boca!
- Impulsionar suas publicações: Esse tipo de anúncio serve para aumentar o alcance de suas postagens, fazendo com que ela chegue para mais pessoas. Vamos ao nosso exemplo? VAMOS!!!
Digamos que na sua pizzaria (eu gosto de pizza) e toda quarta feira você tem uma promoção onde na compra de duas pizzas grandes a brotinho doce é por conta da casa. Legal, temos uma promoção, precisamos de uma imagem bacana e de um pequeno investimento para fazer com que a sua publicação tenha mais alcance, agora só falta o texto… “Hoje é Quarta broto! Na compra de duas pizzas grandes, você leva uma brotinho doce na faixa!!!”
Essa são algumas das estratégias que podem ser usadas para divulgar o seu estabelecimento.
Esperamos que tenham gostado do texto e caso tenham alguma dúvida ou queira fazer um orçamento estamos disposição! 😉