Marketing Digital para Petshop e Clínica Veterinária – Dicas FreshLab

(Última atualização em 14 de junho de 2016)

Atualizado em 25 de junho de 2020

Está procurando estratégias de marketing digital para petshop ou Clínica Veterinária? Bem vindo (a) ao blog da Fresh Lab.

O marketing digital para petshop e Clínicas Veterinárias é um grande aliado para fazer a sua empresa prosperar e ter destaque frente a concorrência. Mas antes de falar sobre as estratégias, que tal conhecermos um pouco mais sobre o comportamento do seu público e sobre o mercado na internet?!

Então vamos lá!

  • De acordo com a Abinpet, o mercado de produtos pet deve atingir a marca de R$20 bilhões de faturamento em 2020.
  • De acordo com o IBGE, existem mais de 141 milhões de animais de estimação no Brasil
  • 44,3% dos lares brasileiros tem pelo menos 1 pet – o que equivale à 28,9 milhões de casas.
  • O Brasil ocupa a 4ª posição do ranking e faturamento mundial do mercado pet

Marketing Digital para Petshop

Redes Sociais

São inúmeras as redes sociais disponíveis, então vamos criar um perfil em cada uma delas? Negativo!

Faça uma pesquisa para saber aonde o seu público está e foque nessa rede social, assim você otimiza o seu tempo e seu dinheiro. É muito mais interessante atuar em poucos canais, apresentando conteúdo de qualidade, ao invés de tentar se fazer presente em vários canais, com um conteúdo fraco, que não engaja o seu público. O mercado pet tem um atrativo a mais que é poder trabalhar com fotos de animais, que geram forte reação emocional nas pessoas. Use esse poder a favor das suas publicações nas redes sociais.

Depois de definido qual será a rede onde irá divulgar a sua empresa, é preciso saber quais serão os assuntos abordados, a periodicidade com que serão feitas as postagens e o que não será abordado de jeito nenhum, pois isso é extremamente importante para que seu conteúdo seja de ótima qualidade. 🙂

Loja Virtual

Atualmente você não precisa depender apenas do ponto físico. Uma loja virtual pode ajudar a aumentar o seu faturamento. Ao contrário do seu estabelecimento, ela fica aberta todos os dias, 24 horas, 7 dias por semana, 365 dias no ano… ou seja, ela fica ali trabalhando enquanto você ainda pode se dedicar para cuidar da sua loja ou clínica.

É super cômodo para quem tem uma vida mais agitada, passando o dia inteiro no escritório, sem tempo para ir até uma loja para comprar o precisa para o seu pet, ou seja, ela pode ir até você, sem precisar sair da frente do computador, celular ou tablet. Outra vantagem de se ter uma loja virtual é que seu cliente não precisar ser apenas da sua cidade, o que permite atender todo o Brasil.

Links Patrocinados

Fazer anúncios no Google pode trazer um grande fluxo de acessos para sua loja ou site. Em um primeiro momento, comece fazendo anúncios institucionais, levando as pessoas de maneira mais genérica até você. Depois que entender melhor como funciona o Adwords, comece a direcionar o público para páginas mais específicas, isso irá ajudar a melhorar as conversões de sua loja virtual.

O legal do Google é que você pode começar com pouco investimento, não existe um investimento mínimo, mas cuidado! Na hora de configurar sua campanha não esqueça de colocar um limite diário de investimento, senão a sua verba vai embora rapidinho! O Google é importante para ser encontrado quando as pessoas pesquisam termos como “petshop com entrega” ou “petshop perto de mim”.

Geração de Leads

Insira em sua loja ou website um formulário de cadastro em sua loja virtual para receber novidades, solicite poucos dados, como nome e e-mail. Não tem website? Uma simples pesquisa de balcão pode ajudar nesse processo! Peça nome, e-mail, raça do pet (isso pode ajudar a produzir conteúdo, mas vamos falar disso mais pra frente) e telefone, assim você pode usar o seu Whatsapp para avisar seus clientes de promoções e novidades.

Newsletter

Depois que conseguimos os dados dos clientes é hora de começar a construir um relacionamento com eles. Planeje disparos periódicos com conteúdos interessantes, promoções, novidades, curiosidades e assuntos relacionados ao seu mercado. Analise sempre como foram os disparos, quais links obtiveram mais cliques, quais emails clicaram aonde, pois isso irá trazer novos insights e ajuda a melhorar o desempenho de futuras campanhas.

WhatsApp no Marketing Digital para Petshop

Praticamente todos nós usamos o “zap” para nos comunicar diariamente e por quê não usá-lo para chamar os seus clientes até a sua loja ou anunciar promoções como entrega a domicílio? Assim como no e-mail marketing é possível manter seus clientes informados sobre promoções, novidades e até mesmo lembrar ele que o pet dele precisa tomar vacina daqui algum tempo.

Inbound Marketing

Nas ações de marketing de atração você precisa produzir e promover conteúdos sobre assuntos que interessam para seu público. Lembra que falamos pra pegar qual é a raça do pet do seu cliente? Então, agora você descobriu que 40% de seus clientes tem um poodle de estimação.

O que fazer com essa informação? Você pode produzir uma matéria falando especificamente dessa raça, dizer quais cuidados devem ser tomados o que pode ou não pode, quando tosar, de quanto em quanto tempo pode dar banho e muito mais. O seu cliente irá olhar pra você e sua empresa com outros olhos, pois seu petshop ou sua clínica veterinária mostra autoridade no assunto. 

Essas são apenas algumas estratégias que podem ser utilizadas no marketing digital para petshop explorar novas oportunidades no meio online. Toda ação de marketing precisa de um planejamento específico, considerando a realidade e as possibilidades de cada empresa. 

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