Estratégias de Marketing Digital para Pequenas Empresas
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Publicado 27 de outubro de 2017 • 17:39Hrs
marketing digital pequenas empresas

ATUALIZADO EM 24 DE JUNHO DE 2020

Falar sobre estratégias de marketing digital para pequenas empresas é tão importante quanto aprofundar esse assunto por segmentos. Esse conteúdo é especialmente para os leitores que ainda não encontraram conteúdos específicos para seus segmentos em nosso blog.

Infelizmente, ainda existem muitas pequenas e médias empresas que não realizam ações de marketing digital. Eis os principais motivos que ouvimos aqui na agência:

  1. "-Não tenho tempo". Resposta básica para empreendedores que precisam cuidar de muita coisa ao mesmo tempo e acabam deixando o digital em décimo plano.
  2. "-Não tenho dinheiro". Grande maioria das pequenas e médias empresas insistem em dizer que marketing digital é caro, sendo que não fazê-lo é muito mais. Mesmo empresas que investem pouco, conseguem resultados quando tem seu marketing digital executado nos canais certos e de forma consistente.
  3. "- Não tenho conhecimento": para o caso daqueles que buscam fazer por conta própria, mas dificilmente veem os resultados que esperam.

Marketing digital para pequenas empresas

Seja qual for o segmento em que você atua, uma coisa é certa: você precisa vender. Entendemos isso toda vez que um cliente fala que precisa de uma campanha de marketing digital. Na realidade, todos querem e precisam vender.

Acontece que existem ciclos e etapas que devem ser cumpridas até que você efetivamente consiga realizar vendas online ou prospectar um cliente pela internet. E é exatamente por ignorar essas etapas que muitas empresas não tem sucesso com marketing digital.

Sabemos que para as empresas menores, o investimento em marketing é ainda mais importante, pois garante o mínimo de contato que seu negócio precisa ter com clientes em potencial. Talvez sua empresa não tenha verba para veicular uma propaganda de rádio ou televisão por mês. Mas com muito menos que isso, conseguimos publicar campanhas online que podem trazer novos visitantes para perto do seu produto ou serviço.

Ser encontrado no Google é muito importante

Se você tem um site, uma loja virtual ou física, é fundamental que você seja um dos resultados de pesquisa quando clientes pesquisam no Google por palavras relacionadas ou o nome da empresa.

Estar entre os resultados quer dizer que você faz parte das opções que o usuário tem para aquela busca. Não importa se você vai aparecer com anúncios ou de forma orgânica. Seja encontrado.

Existem basicamente duas formas principais que uma empresa pode ser encontrado no Google: fazendo anúncios (links patrocinados) ou trabalhando no SEO de suas páginas no próprio website e ações de Inbound Marketing.

As redes sociais também fazem parte do marketing digital para pequenas empresas

A presença do seu negócio nas redes sociais pode ser a porta de entrada para novos clientes ou uma forma de validar a percepção das pessoas sobre a sua empresa. Você pode se comprometer a investir em uma publicação por semana, para movimentar seu alcance - considerando especialmente que o alcance orgânico das redes sociais está cada dia menor.

O Facebook ainda é uma ferramenta importante para determinados tipos de público e pode ser bastante utilizado para coleta de avaliações e recomendações. Os grupos de Facebook também são um ponto de contato possível nesta rede.

Já o Instagram é um canal onde você pode manter sua empresa próxima do consumidor por meio de histórias e publicações no feed. Busque trabalhar com conteúdo patrocinado também neste canal para fortalecer seu alcance.

Tenha um WhatsApp Business

Recentemente postamos no blog como criar um link direto para seu Whatsapp, que foi um conteúdo super lido e que tem dado um bom resultado.

O WhatsApp Business é uma versão mais completa do WhatsApp, voltado para o uso empresarial. Nele, você pode inserir as informações essenciais do seu negócio, utilizar tags de segmentação nos contatos, configurar respostas automáticas, oferecer um catálogo e muito mais!

O aplicativo é gratuito e está disponível em todas as lojas de aplicativos. Você também pode utilizar um número fixo para criar o seu WhatsApp Business. Não é possível ter as duas versões do WhatsApp para o mesmo número.

Podemos dizer que esses são os pilares básicos para começar a construir uma presença digital razoável para sua empresa.

Dica Extra

Não é possível falar sobre marketing digital e não falar sobre a possibilidade de desenvolver um e-commerce. Para aqueles que isso é viável, as oportunidades são enormes. Vale a pena fazer um orçamento para uma loja virtual e desfrutar de todo potencial que a internet pode oferecer.

O que esperar como resultado de uma campanha de Marketing Digital?

Essa é uma ótima pergunta e falamos muito sobre isso aqui na agência. É difícil prever como uma campanha de Marketing Digital vai se comportar, mesmo que você esteja trabalhando com um bom orçamento e segmentação.

O reconhecimento de marca é algo que você pode esperar ao começar uma campanha de curtidas na página. Ao aumentar o alcance da sua fanpage, convidando novas pessoas para curtir, você apresenta seu negócio para possíveis novos clientes.

O resultado efetivo em vendas também pode ser imprevisível. Caso a campanha não esteja se desempenhando da forma desejada, a ideia é sempre realinhar as estratégias para crescer e converter.

Um período de três meses pode ser considerado bom ou regular para o crescimento de uma campanha de Marketing Digital.

Quanto investir

Dependendo do tamanho da sua empresa, investimentos de R$400 por mês no Facebook/Instagram Ads podem ser um bom começo para o marketing.

Cada uma das mídias que citamos neste conteúdo trabalha com uma política de valores, e o orçamento disponibilizado pelos clientes é diretamente proporcional ao alcance de público da campanha.

Mesmo assim, é interessante dizer que plataformas com o Facebook, de alguma forma, "colaboram" com o desempenho de campanhas que estão indo bem.

Tudo vai depender do resultado que você quer atingir.

O marketing digital para pequenas empresas é viável e necessário. A partir do momento que os tomadores de decisão dentro das empresas entendem a importância de uma presença sólida no ambiente digital, tudo muda.

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