Marketing Digital para Farmácias - Estratégias para atrair mais clientes
,
Publicado 24 de junho de 2019 • 10:59Hrs

Trabalhar o marketing digital para farmácias pode ser desafiador e até mesmo, arriscado, se você não souber usar as ferramentas e a comunicação certa. Veja algumas estratégias que você pode aplicar na divulgação da sua farmácia, e com isso, atrair mais clientes.

Acredito que a primeira coisa que você precisa ter em mente é que, ações de marketing digital, quando bem executadas, tem o poder real de trazer mais pessoas (clientes) para dentro do seu estabelecimento.

Mas, é importante também reforçar que marketing digital não é só ter uma página no Facebook. Para usar a internet como ferramenta de negócios, você precisa construir uma estratégia.

Antes de falar sobre as estratégias em si e como o marketing digital para farmácias pode ser efetivo para você, gostaria que você pensasse sobre esses tópicos:

  1. Quem é o seu público alvo - sem essa informação você vai jogar muito dinheiro fora tentando atingir pessoas que não serão seus clientes efetivamente.
  2. Qual é o diferencial do seu negócio - essa é uma resposta que precisa surgir de você, e que se não existe, você precisa criar.
  3. Qual é seu orçamento para investir em mídia - fazer marketing digital sem investir em mídia não gera resultados imediatos e a visibilidade que você, provavelmente, quer para o seu negócio. A internet é um veículo de comunicação como qualquer outro, e você precisa se programar com os investimentos se quiser resultados rápidos.
  4. Em que você é especialista - para se diferenciar em qualquer mercado, você precisa entregar valor. Isso quer dizer que, sua farmácia, como especialista em "saúde", por exemplo, vai se empenhar para publicar conteúdo relevante para sua audiência.

Você não precisa ter todas as respostas agora. Mas é importante saber que, sem essas informações, você vai "bater a cabeça" até encontrar algo que funcione. Esses quatro pilares podem fazer toda a diferença na hora de planejar suas ações de Marketing Digital.

Bom, agora vamos falar sobre algumas estratégias de marketing digital para farmácias que podem ajudar a trazer mais visibilidade. Se você ainda é muito pequeno no mundo digital, use esse conteúdo para descobrir como construir uma presença digital relevante para o seu negócio.

Marketing Digital para Farmácias

Começando pelo básico, entendemos que a sua farmácia tem, pelo menos:

  1. Uma ficha no Google Meu Negócio
  2. Ao menos uma rede social
  3. Canal direto de atendimento online (WhatsApp ou redes sociais)

Pode ser que você tenha mais presença digital do que isso, considerando um site, canal no Youtube e outros recursos. Neste conteúdo, vamos falar sobre estratégias "iniciais" para construção de autoridade. Isso, por si só, atrai mais clientes para seus canais digitais. Com a comunicação correta e um atendimento pontual, você pode até mesmo fidelizar clientes locais.

Além disso, neste início também precisamos definir um objetivo ou meta, e esse não pode ser "vender mais". Você precisa estabelecer uma meta específica e mensurável se quiser saber se os seus esforços com marketing digital estão sendo recompensados.

Por exemplo: quero cadastrar +50 novos clientes em meu CRM nos próximos 3 meses. Ou ainda: quero impactar 30 novos clientes na região, veiculando uma promoção para dispositivos móveis.

Para ser encontrado no Google

Se você quer ser encontrado no Google por clientes em potencial, existem basicamente 2 formas: pagando por anúncios ou aparecendo "naturalmente" (organicamente) nos resultados abaixo dos anúncios.

Com uma estratégia de anúncios pagos, sua farmácia será divulgada imediatamente após seus anúncios serem aprovados (menos de 24h). O leilão do Google tem várias especificidades que podem dar um certo "receio" no começo.

Fizemos um vídeo falando sobre como começar a anunciar no Google Ads:

Agora, se você quer aparecer no Google sem pagar, o trabalho é bem maior e exige um planejamento de longo prazo. No marketing digital para farmácias, assim como em outros segmentos de comércio, pode ser que apostar nas mídias de resultado mais rápido seja mais satisfatório. Pelo menos no começo.

Contudo, nossa recomendação principal é trabalhar em construção de posicionamento orgânico (conteúdos de BLOG e SEO) de forma equilibrada com os links patrocinados. Aparecer na busca do Google pagando é bom para reter oportunidades, mas se for sua única estratégia, pode ser arriscado e caro no longo prazo.

Uma boa forma de começar uma campanha de Google Ads é trabalhar com geolocalização, atingindo apenas pessoas ao redor do seu estabelecimento. Uma palavra-chave super relevante neste caso seria "farmacia perto de mim".

Marketing digital para farmácias nas redes sociais

As redes sociais como Instagram e Facebook também são canais onde clientes em potencial estão, aos montes. O desafio, neste caso, é que a navegação desses usuários é passiva em relação a uma compra, enquanto no Google a navegação é ativa.

Na prática, você pode fazer anúncios para promover sua farmácia de diversas formas dentro do Facebook ou Instagram. Contudo, é importante ter em mente que, nestes canais, as pessoas não estão buscando ativamente por farmácias, produtos ou ofertas.

A forma mais efetiva de usar as redes sociais no marketing da sua farmácia é produzindo e distribuindo conteúdo relevante. Como o próprio nome já diz, as redes sociais servem para socialização, sendo este um canal de relacionamento e não de vendas.

Mas no longo prazo, ter uma presença relevante nas redes sociais pode sim, ajudar a sua farmácia a obter mais vendas. A criação de conteúdo é a chave de ouro nesse processo, em que a sua farmácia se torna um veículo de comunicação relevante ao consumidor, não apenas mais uma página de propaganda.

Lá no começo, quando falamos sobre saber em que sua farmácia é especialista, aplica-se diretamente na produção de conteúdo. Você, em seu estabelecimento, deve ter muitos conteúdos que podem ser compartilhados para sua audiência. Essa estratégia de comunicação, quando feita de forma correta e ética, posiciona sua marca e faz com que mais clientes lembrem de você.

E-mail Marketing

Pode parecer "ultrapassado", mas o e-mail marketing ainda pode ser muito efetivo, se feito com planejamento e a frequência certa.

A comunicação por e-mail também é uma forma de fidelizar os seus clientes cadastrados. Com uma estratégia um pouco mais caprichada, você pode segmentar seus clientes por tipos de medicamenos que compram, frequência de visitas na loja, produtos e conveniências que mais consomem.

A comunicação personalizada é o futuro para praticamente todos os tipos de negócios, e as farmácias, com sua quantidade de dados, podem sair na frente.

Ações na loja que podem ajudar

Bom, nem só de marketing digital vive um negócio, com certeza. Então, selecionamos algumas dicas para aplicar em sua loja física.

  • Publicidade no ponto de venda: pesquise por ideias e formas diferentes de dispor suas ofertas na loja, cole adesivos e informativos para chamar a atenção. Você também pode usar banners do lado de fora com seus melhores preços. É uma estratégia antiga, mas que funciona para atrair pessoas passando por sua farmácia.
  • Eventos: que tal organizar uma tarde de aferição de pressão ou testes de glicemia em sua farmácia? Você pode convidar profissionais especializados, interessados em divulgar seus serviços. Assim, oferece-se um serviço de utilidade pública a sua comunidade e promove novos negócios!
  • Campanhas e promoções sazonais: não perca datas comemorativas, e aproveite as temáticas para divulgar suas ofertas.
  • Música ambiente: escolha uma música ambiente que seja relaxante e torne sua farmácia um local aconchegante. Especialmente se a sua farmácia vender conveniências. O som ambiente faz com que as pessoas fiquem mais tempo (ou menos) dentro de lojas, ficando assim, mais suscetíveis a comprar mais.

E aí, gostou das nossas dicas? O segmento de farmácias é um nicho que, felizmente ou infelizmente, sempre terá alta demanda de clientes. Para atrair essa demanda ao seu ponto de venda, o marketing digital pode ser a ferramenta que você precisa.

Deixe o seu comentário!! 😀

O que são backlinks e como utilizar
Como calcular ROI utilizando ligações telefônicas?
Como melhorar a legibilidade do Blog?
Como avaliar a performance do site?
Guest Post - Como conseguir parcerias que dão resultado?
Tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence
Ferramentas de Marketing Digital - Como analisar a concorrência?
Tendências de Marketing Digital e como elas afetam sua empresa
1 2 3 40

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram