Marketing Digital para Escola de Idiomas - Dicas Fresh Lab
,
Publicado 15 de julho de 2019 • 10:37Hrs
Marketing Digital para escola de idiomas

Um bom planejamento de Marketing Digital para Escola de Idiomas deve integrar muitas ações e considerar a atualidade do mercado. Vamos ver hoje o que nós, da Fresh Lab, separamos para você.

Atualmente, não podemos limitar os cursos presenciais ou cursos online de idiomas apenas ao aprendizado do inglês. Outras línguas estão tomando espaço no gosto e nas exigências profissionais cada vez maiores. As escolas tentam inovar, mas acabam em um mundo de concorrência. Como se destacar?

Em primeiro lugar, precisamos levar em consideração que o que você vende é algo que muitas pessoas aprendem sozinhas, ou pela internet. Isso quer dizer que seu marketing precisa de força e argumentos concretos para atrair novos alunos e o melhor - fidelizá-los.

Tenha em mente que são os diferenciais da sua escola que fazem a diferença na hora de decidir. Estude seu mercado e chegue a uma oferta irresistível. Assim, você utilizará a internet como um canal de novos negócios, contendo uma mensagem bem formatada.

Dicas de Marketing Digital para Escola de Idiomas

Para conquistar resultados reais com marketing digital, o primeiro requisito é ter um bom site.

Entende-se por um "bom" site: que seja responsivo (adaptado para celulares), fácil de navegar, com informações e conteúdo suficiente para tomada de decisão, otimizado para SEO e com formulário de cadastro. E outras configurações básicas, como certificado de segurança válido.

Oferece um ambiente seguro e de qualidade para as pessoas conhecerem a sua escola é o mínimo que você precisa fazer se espera obter novos alunos por meio da internet.

Curso para iniciantes, adultos, crianças, idosos...?! Quem é seu público alvo?

Ações de marketing digital também não dão resultados se você não definir quem é o público alvo do seu negócio. Se você pretende atender todos os tipos de alunos, mesmo assim, deve definir tons de comunicação para cada um deles.

Por exemplo: se o seu objetivo é conquistar mais alunos até 15 anos para o intensivo de férias, a comunicação deve ser visualmente divertida e exibir todas as vantagens cognitivas de se aprender um novo idioma em idade escolar, por exemplo. Ou ainda, uma campanha com um e-mail todo escrito em inglês, convidando adultos para formação em inglês corporativo.

Enfim: o raciocínio é de que cada público é impactado por uma mensagem diferente. Sem saber quem é o seu público alvo, existe uma grande probabilidade de você desperdiçar muito dinheiro.

As redes sociais devem ser suas aliadas nesta batalha - construa uma identidade para sua marca

Provavelmente sua escola de idiomas já tem uma página no Facebook e um perfil no Instagram. Tem sido, sim, cada vez mais difícil engajar as pessoas nesses dois canais. O segredo para o sucesso: bom conteúdo, direcionado em momentos estratégicos.

Certamente, grande parte do seu público está ativo nas redes sociais todos os dias, envolvendo-se com diversos conteúdos. Você precisa pesquisar e publicar em seus canais sociais mais do que propagandas dos cursos. Suas redes sociais devem servir para levar informação relevante para o público, com o objetivo de empoderá-lo de conhecimento.

Outro ponto importante é que, em suas redes sociais, é possível criar uma identidade e um discurso pessoal para sua marca. Dentro de todas as possibilidades de marketing digital para escola de idiomas, o trabalho nas redes sociais é o mais negligenciado, pois as empresas fazem mais do mesmo.

Crie uma comunidade vinculada à sua página

Se você tem uma página no Facebook para divulgar sua escola de idiomas, saiba que é possível criar uma comunidade (ou grupo fechado) apenas com membros da sua página.

Essa é uma estratégia que exige tempo, mas tem como resultado uma aproximação expressiva entre o público e a marca. Isso porque, estar em uma comunidade exclusiva relacionada à qualquer assunto gera um sentimento de importância em seus participantes.

Essa comunidade deve servir para o compartilhamento de conteúdos relevantes para nossa audiência, e que - mais uma vez, vão além das propagandas dos cursos. É preciso pensar em outros aspectos, interesses e assuntos que são atrativos ao público nas redes sociais.

O que fazer com seus leads frios?

Se a sua escola de idiomas tem mais de 8 anos, é bem provável que já tenham investido em ações de captação de "alunos em potencial", entrevistando pessoas na rua, ligando, pedindo por indicações.

A verdade é que a maioria desses leads só é contactado uma, no máximo duas vezes. E das duas vezes, geralmente, o contato é realizado para oferecer um curso. Felizmente, isso está mudando.

Seus leads frios podem voltar a se interessar por seus cursos consumindo conteúdos que o auxiliam na tomada de decisão. Essa estratégia de nutrição de leads funciona em médio prazo, já que queremos, em primeiro lugar, criar um relacionamento com a base antes de oferecer qualquer curso.

O e-mail marketing é uma excelente forma de divulgação para empresas e escolas. Para o público corporativo, é um canal de oportunidades e vendas.

Anunciar no Google vale a pena?

Acreditamos que toda empresa já se perguntou isso em algum momento. Os anúncios no Google Ads podem sim, trazer um resultado rápido e relevante para sua empresa. Contudo, como falamos no início, esse segmento é muito concorrido, e seus resultados serão sempre diretamente proporcionais à sua quantidade de investimento em mídia.

Você pode captar clientes no momento mais decisivo: a hora da busca. Anúncios na Rede de Pesquisa do Google vão fazer com que sua empresa seja uma das opções na tela. Temos ainda, a Rede de Display, que permite a criação de campanhas direcionadas por interesse e contexto.

Por último, mas não menos importante, você ainda poderá trabalhar com remarketing - publicidade que "segue" os visitantes do seu site em outros endereços.

Fidelização de alunos

Mais vale um pássaro na mão, do que dois voando, certo? Nunca esqueça de incluir em seu planejamento de marketing a comunicação periódica e ativa com quem já é aluno da sua escola.

As pessoas que já são seus clientes, quando bem trabalhadas, tem potencial de indicar outras pessoas realmente interessadas e podem se tornar defensores da marca. Isso é resultado de um marketing bem integrado e excelência dos serviços da escola.

Não tenha medo de fazer lives

Você quer que as pessoas sintam vontade de estudar em sua escola de idiomas? Então sugerimos que você se programe para transmitir algumas aulas online. Você não deve se preocupar em "esconder" o conteúdo. São ferramentas como essa que permitem que o marketing digital para escola de idiomas vá além do convencional.

Observe as métricas - monitoramento

Uma das vantagens em se trabalhar com marketing digital é obter números precisos sobre o impacto da nossa publicidade, muitas vezes em tempo real. Observar os resultados das publicações, campanhas e dados do seu website é parte fundamental para construir uma boa estratégia de marketing digital.

É por meio da análise que você vai captar informações estratégicas cruciais, como por exemplo:

  • Quem são as pessoas que estão sendo atingidas por sua publicidade
  • Qual é o alcance orgânico de suas redes sociais
  • Média de acessos diários no seu site e outras métricas como tempo de permanência e quantidade de páginas visitadas por sessão
  • Quantas pessoas preenchem formulário - e de onde vem

E muitas outras métricas que são observadas para construção de campanhas, conteúdos e estratégias cada vez melhores.

Materiais para download

Outra forma de conquistar leads que podem ser amadurecidos depois, é a disponibilização de materiais para download. Em seu website, você pode dedicar uma área apenas para ebooks, planilhas, formulários, dicionários em PDF, listas de exercícios e outros itens.

Oferecer material para download é interessante, especialmente no marketing digital para escola de idiomas. Essa é uma oportunidade de dar um "gostinho" à clientes em potencial sobre como é sua escola e seus métodos de ensino.

Como resultado, você vai construir uma nova base de e-mail's, que ao contrário das entrevistas de rua, tem um interesse mais genuíno por parte de quem se cadastra.

Compartilhe depoimentos de alunos e ex-alunos

Prova social é um elemento que potencializa as ações digitais de qualquer empresa. Certamente, você mesma confia mais em produtos e serviços recomendados por outras pessoas do que pela empresa que quer vendê-los.

Por isso, é preciso esforço e organização interna por parte da empresa para, em primeiro lugar, oferecer uma experiência satisfatória aos alunos e em seguida, coletar suas avaliações. Lembre-se de informar aos alunos que suas avaliações serão divulgadas, pois os mesmos precisam autorizar.

Será ainda melhor se você tiver depoimentos positivos de ex-alunos, que levaram o conteúdo aprendido adiante.

Vou precisar investir em mídia?

Bom, caso sua escola de idiomas já esteja com a estratégia funcionando de forma orgânica, os links patrocinados não são decisivos. Agora, se você precisa conquistar resultados melhores, precisa estar disposto à tomar ações diferentes, em primeiro lugar.

O investimento em mídia nada mais é do que a quantia que pagamos para os canais divulgarem nossos serviços. Facebook, Instagram, LinkedIn são todos veículos de mídia como outros que já conhecemos, com a diferença que o custo para anunciar na internet é estrondosamente menor do que em mídias tradicionais.

Sendo assim, se você precisa ter visibilidade, seja no Google ou em qualquer rede social, deve ter um planejamento de investimentos em mídia. É preciso considerar também a média de valores em cada canal, para dividir o investimento adequadamente.

O monitoramento diário de todas as ações patrocinadas também é muito importante, pois só assim você tem controle sobre o que está sendo feito e pode, com efetividade, otimizar seus investimentos em mídia e resultados.


Bom, pode parecer difícil estabelecer um bom planejamento de marketing digital para escola de idiomas. Mas na prática, os tópicos acima vão se encaixando e fazendo sentido.

É preciso estar sempre atualizado também. Uma estratégia que funciona hoje, pode expirar na próxima semana. Por isso, aliar ações em diversos canais é importante para equilíbrio da geração de leads e oportunidades da empresa.

O que são backlinks e como utilizar
Como calcular ROI utilizando ligações telefônicas?
Como melhorar a legibilidade do Blog?
Como avaliar a performance do site?
Guest Post - Como conseguir parcerias que dão resultado?
Tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence
Ferramentas de Marketing Digital - Como analisar a concorrência?
Tendências de Marketing Digital e como elas afetam sua empresa
1 2 3 40

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram