O mercado de construção é bastante concorrido e enfrenta muitas dificuldades desde a edificação até a venda dos imóveis. Algumas das maiores dificuldades incluem a falta de demanda do consumidor, alta concorrência no mercado, dificuldade de obtenção de financiamento, além das crises econômicas. Fatores como localização, preços dos imóveis e taxas de juros influenciam muito na tomada de decisões dos consumidores. Para superar as dificuldades da venda é essencial ter uma boa estrutura comercial e principalmente de marketing. É justamente por este motivo que estamos aqui hoje, para lhe guiar e dar uma boa base de conhecimento de Marketing Digital para construtoras e imobiliárias. Vamos lá?
A mídia tradicional sempre foi um canal muito explorado pelas construtoras e até hoje rendem bons frutos. Contudo, com o advento e popularização das mídias digitais, novos canais de comunicação foram estabelecidos e, com isso, a própria jornada de compra do seu público alvo foi alterada e passa pelo digital em quase 100% dos casos. Permanecer com ações apenas nas mídias tradicionais já não é mais eficiente e trás muitas dificuldades para o segmento de construtoras, entre elas:
Por conta dessas dificuldades, as construtoras estão recorrendo cada vez mais ao marketing digital para atingir seu público-alvo e impulsionar as vendas. Com o marketing digital, eles podem atingir públicos específicos, acompanhar suas campanhas e interagir com seus clientes em tempo real.
Para se manterem competitivas no mercado, as construtoras devem ter uma forte presença online e usar estratégias de marketing digital para alcançar clientes em potencial. Um dos principais benefícios do marketing digital é a capacidade de atingir um público maior e mais segmentado, permitindo um uso mais eficiente dos recursos e um maior retorno sobre o investimento. Portanto, já que vamos falar de marketing digital para construtoras, vamos começar pelo começo. Métodos de marketing tradicionais são difíceis de serem mensurados, já o marketing digital, no entanto, permite que as construtoras rastreiem métricas de desempenho de todas as suas ações e, a partir de decisões baseadas em dados, tomem as melhores decisões para otimizar a sua estratégia e melhorar o desempenho das suas ações a cada dia.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), 6% das compras de imóveis em 2021 foram feitas totalmente pela internet.
Ações de marketing digital mal elaboradas é o que mais vemos na internet. Na eminência de ter resultados rápidos muitas empresas ignoram a necessidade de elaborar um bom planejamento, causando frustrações para os corretores e prejuízos aos empreendedores. Por isso, antes de sair executando qualquer ação desesperadamente é essencial elaborar um bom planejamento de marketing digital, estabelecendo uma sinergia entre o marketing digital e o segmento de construção civil, compreendendo que este é um segmento de ticket alto e jornada de conversão extensa.
O planejamento de marketing digital é fundamental para garantir que as ações realizadas sejam eficazes e tragam os resultados desejados. Antes de executar qualquer estratégia de marketing digital, é necessário fazer um diagnóstico digital, que consiste em avaliar a presença online da empresa e identificar pontos fortes e fracos. Isso permite que sejam tomadas decisões com base em dados e informações concretas, em vez de suposições ou intuições.
Outro ponto importante é a análise de concorrentes, que permite entender o que as empresas concorrentes estão fazendo em termos de marketing digital e como a sua empresa pode se destacar no mercado. Isso inclui avaliar as estratégias de SEO, mídia social, publicidade online e outras ações que seus concorrentes estão realizando para atrair clientes.
A definição de personas é outro aspecto crucial do planejamento de marketing digital. As personas representam o perfil do cliente ideal para a empresa e ajudam a direcionar as estratégias de marketing digital de forma mais eficiente. Ao entender as necessidades, desejos e comportamentos do público-alvo, é possível criar conteúdo relevante e personalizado que atraia e engaje os clientes.
Por fim, o plano de ação é a etapa em que as estratégias são definidas e os objetivos são estabelecidos. Esse plano deve incluir as atividades necessárias para alcançar os resultados desejados, bem como os recursos e orçamentos necessários para implementá-las. É importante que o plano seja detalhado e específico, para que a equipe de marketing possa executá-lo com eficiência e medir os resultados ao longo do tempo.
Com o planejamento em mãos é hora de executar ações estratégicas em canais onde o seu público está presente. Confira abaixo algumas estratégias fundamentais e utilizadas pelas melhores imobiliárias e construtoras do mercado.
O SEO é uma das estratégias de marketing digital mais importantes para imobiliárias e construtoras, pois permite reduzir muito o custo de aquisição de leads ao longo do tempo. Isso envolve a criação de um site muito bem estruturado e otimizado para palavras-chave relevantes, a criação de conteúdo relevante e de qualidade, bem como a construção de backlinks relevantes para o site, também conhecido como SEO Off-Page.
Se você precisa de leads com urgência, os canais de tráfego pago são ideais, pois reúnem dois fatores importantes para a conversão, a atenção e intenção do consumidor. A grande sacada aqui é a personalização, por isso é fundamental que você conheça a fundo suas personas, de acordo com o perfil dos imóveis que deseja vender ou alugar. Alguns dos canais de tráfego pago mais utilizados pelas imobiliárias e construtoras são:
O marketing de conteúdo envolve a criação e distribuição de conteúdo relevante e de qualidade para um público-alvo específico. Imobiliárias e construtoras podem usar o marketing de conteúdo para educar seus clientes potenciais sobre as vantagens de morar em determinadas áreas, as características dos imóveis, e como funcionam os processos de compra e venda. Confira algumas dicas para utilizar o marketing de conteúdo de forma bastante efetiva:
As redes sociais são um ótimo canal para imobiliárias e construtoras interagirem com seus clientes potenciais. Além de promover novos empreendimentos, é possível publicar informações úteis sobre o mercado imobiliário e a cidade onde estão localizados os imóveis, disponibilizando informações de interesse do seu público alvo. Separamos algumas dicas preciosas para aproveitar ao máximo o potencial da sua empresa nas redes sociais.
Lembre-se de que as redes sociais são uma ferramenta de relacionamento com o cliente e exige constância e dedicação para obter resultados. Monitore o desempenho das suas postagens e ajuste sua estratégia de acordo com as métricas e feedbacks dos clientes.
Por fim, além de executar todas as estratégias acima, é importante estar sempre a frente para conquistar resultados ainda melhores. O mercado imobiliário tem passado por grandes transformações nos últimos anos, e o marketing digital tem sido uma ferramenta fundamental para a conquista de clientes. Por isso vamos finalizar este conteúdo com algumas dicas preciosas de tendências de marketing para o futuro que você precisa ficar ligado.
O uso da realidade virtual e aumentada para visualização de imóveis é uma tendência que vem ganhando força. Essa tecnologia permite que os clientes tenham uma experiência imersiva e interativa de visitação de imóveis, o que pode aumentar as chances de conversão.
A automação de marketing permite que as construtoras e imobiliárias personalizem a comunicação com seus clientes em grande escala, respeitando o momento do consumidor e sua posição no funil de vendas do seu negócio. Isso inclui a segmentação de e-mails, campanhas de remarketing, entre outras estratégias.
A inteligência artificial pode ser utilizada para identificar padrões de comportamento dos clientes e personalizar a comunicação com eles. Além disso, chatbots podem ser usados para responder às perguntas frequentes dos clientes e agilizar o atendimento.
O marketing de influência está cada vez mais presente no mercado imobiliário. Parcerias com influenciadores digitais podem ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca e construir confiança com seus potenciais clientes. Comece com influenciadores pequenos, mensure os resultados e aumente a cadência de ações com base em dados que comprovem os resultados alcançados.
Por hoje é isso pessoal. Esperamos ter contribuído com o seu conhecimento e que as suas ações de Marketing Digital para Construtoras e Imobiliárias prosperem cada vez mais. Caso precisa de uma mão com qualquer umas das ações, conte conosco!
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