Dicas de Marketing Digital para Bares e Casa Noturnas

(Última atualização em 16 de junho de 2016)

Uma das melhores coisas que existem dentro de marketing digital é a diversidade de estratégias que podemos utilizar nos mais diversos tipos de negócios. Um exemplo disso são as estratégias de marketing digital para bares. E aqui não estaremos falando de bares E restaurantes. Falaremos separadamente de cada um desses segmentos, e nessa página vamos tratar exclusivamente de marketing digital para bares.

Se você quer ver sobre marketing digital para restaurante, basta clicar na palavra e você será redirecionado!

Sendo seu bar pequeno, médio ou grande, ter uma estratégia no meio digital para conquistar mais clientes é fundamental, afinal de contas quem não gostaria de ter mais e mais clientes sempre?

Existem várias maneiras de atingir seu público na internet, pois o usuário geralmente está em vários canais diferentes. Primeiramente, você deve conhecer quem é o seu público na internet. Quais sites ele gosta de visitar, quais redes sociais ele usa, qual tipo de linguagem que ele aceita? Tudo isso é muito importante na hora de planejar a campanha de marketing digital do seu bar.

Uma vez que você identificou seu público e as redes, é hora de agir. Vamos pontuar 7 estratégias que você pode usar para promover o nome do seu bar na internet.

Promoções

Esse ponto é bastante óbvio mas não poderíamos deixar de falar dele porque todo mundo ama promoção.

Pagar menos é sempre interessante, desde que o serviço seja bem realizado. Se o seu bar tem uma página no Facebook, por exemplo, você pode fazer promoções de descontos em que o cliente deve levar a imagem divulgada pelo bar para conseguir um desconto no local.

Assim, você saberá quantos clientes estão de olho em você no Facebook e irão pessoalmente no bar.

Outra ideia é anunciar promoções no local e pedir a interação do usuário. Por exemplo: Hoje no Bar Do Lado você tem 50% na terceira cerveja! Marque seu amigo que vai pagar as duas primeiras!

O ideal é sempre comunicar e pedir uma resposta do público para que a página não fique “falando sozinha”. Aliás, esse é um ponto muito importante: para aparecer para mais usuários no Facebook, existe o recurso “Impulsionar Publicação” que é uma ótima ferramenta para promover seus posts. O investimento geralmente é baixo e gera um bom alcance de usuários.

Rede de Display

Se você tem um bar pouco conhecido e quer fazer com que mais pessoas estejam em contato com a sua marca, você pode trabalhar com uma campanha na Rede de Display do Google, veiculando banners do seu bar em sites relacionados com o seu negócio.

Você pode escolher a segmentação da campanha, horário de exibição, limite de frequência e outros recursos. A Rede de Display é uma mídia com alcance muito grande e os custos são menores do que se você decidir comprar espaços particulares em sites para anunciantes.

Mídias Sociais

Se o seu bar não está em pelo menos uma rede social, você precisa mudar isso urgentemente. Mas fique atento por que o conteúdo postado em sua página deve ser planejado, não adianta publicar qualquer coisa. O público digital está cada dia mais exigente e eles querem, mais do que nunca, se relacionar com as marcas.

Crie uma fanpage para interagir com o seu público e seja engajado com a realidade das redes sociais. Atente para o que o seu público gosta de ver em seu feed de notícias. Não caia na besteira de usar uma fanpage apenas para se promover, você deve estar ali para se aproximar dos seus clientes.

Fazendo um bom trabalho de social media você poderá conquistar crescimento orgânico. Acerte nos conteúdos e esteja presente nos horários em que o seu público mais utiliza a rede. Aborde assuntos relevantes e crie uma personalidade para a fanpage o seu bar. Fazendo o trabalho correto e agradando com as publicações você terá uma boa resposta do público no Facebook ou Instagram!

Aliás, você também pode usar outras mídias, como Instagram!

Vale lembrar que o Instagram é uma rede social de imagens, então não escreva muito nas publicações que fizer. Poste drinks novos, fotos de funcionários brincando, aproveite os assuntos do momentos e acerte nas hashtagsO Instagram é uma ótima ferramenta para tornar o perfil do seu bar mais humanizado e não algo engessado e empresarial.

Ainda em redes sociais, pode-se trabalhar com o Twitter, mas nesse caso você deve ter uma pessoa exclusivamente para estar nessa rede o maior tempo possível. O público do Twitter é, no geral, bem exigente e não gostam de propagandas. Inclusive, estão nesse site pela simplicidade dele: uma timeline com mensagens curtas e alguma publicidade de vez em quando.

Tome cuidado com a gestão no Twitter, pois um passo em falso do perfil do bar pode colocar tudo por água a baixo e se tornar um péssimo meme.

Prova Social

Vamos imaginar que você já construiu uma boa reputação na internet e está conseguindo atrair mais pessoas pro seu bar através da sua campanha de marketing digital.

Agora pense que essas pessoas não são bem atendidas no seu bar, por qualquer motivo que seja. Como esses clientes conheceram o seu bar pela internet, eles vão falar mal do seu bar…na internet, claro.

Existe uma área em fanpages de Avaliações, onde os usuários classificam o local com estrelas de 1 a 5 e podem inserir comentários. As avaliações da sua página vão dizer se seu bar cumpre o que promete e vai influenciar na decisão de um bom número de usuários.

Esse é um dos pontos mais importantes de uma boa estratégia de marketing digital para bares. As avaliações são sua prova social e os usuários confiam mais na opinião dos outros do que no que você fala.

Use essa ferramenta a seu favor convidando todos os seus clientes a avaliar seu bar na fanpage. Além de ter um feedback totalmente sincero, você terá depoimentos de clientes reais que podem ajudar a promover ainda mais o seu bar.

Uma maneira de fazer isso é anexar um cartão na nota fiscal de cada cliente convidando para avaliar no Facebook ou no Google. Se você pedir pessoalmente, ainda mais para clientes de bar, eles podem acabar esquecendo…sabe como é né? rsrs

Google Adwords

Talvez trabalhar com uma campanha contínua de anúncios no Google não seja tão interessante para promover o seu bar. Nossa dica para você é investir uma boa parte da sua verba em horários estratégicos, quando as pessoas estão em massa procurando por bares.

Você pode deixar sua campanha já estruturada para facilitar a gestão dos anúncios, mas deve ter total atenção para os horários e dias em que sua campanha estará com mais força.

Vamos pensar juntos:

Em uma sexta-feira você pode identificar dois horários propícios para sua campanha: no horário da tarde, quando o pessoal possivelmente está combinando a saída depois do trabalho.

Nesse tipo de anúncio você pode usar extensões exibindo avaliações (pode usar as do Facebook mesmo), comentários e frases de destaque. Esse anúncio deve ser amigável, atraente e convidativo, fazendo o usuário perceber o seu bar como a melhor opção.

O segundo horário é das 18h em diante. Nessa altura do campeonato a maioria das pessoas já está desesperada para tomar uma cerveja depois de uma semana estressante no trabalho.

É bem possível que essa pessoa procure no Google usando uma palavra mais específica de algo que seja mais conveniente para ela naquele momento, exemplo: bar rua na dos bobos nº zero.

A estratégia de anúncios então vai mudar radicalmente: você pode restringir a exibição dos anúncios por raio de distância, trabalhar com extensões de local para exibir onde seu bar está, extensões de chamada com botão Click to Call (isso facilita muito porque permite que o usuário ligue para o seu estabelecimento sem precisar digitar o número) e usar frases mais agressivas: O Melhor Bar da Rua dos Bobos, Venha para o Bar Do Lado agora, Estamos Esperando Você Hoje, Traga Seus Amigos.

Toda frase que você usar que traga um senso de urgência ao usuário vai ter uma probabilidade maior de atrair novos clientes. E como saber quem viu meu anúncio? Exiba em seu anúncio “Diga que nos viu no Google e ganhe um shot de Corote!”

Aliás, quando trabalhamos com campanhas de marketing digital para negócios físicos, precisamos criar maneiras diferentes de mensurar quem são as pessoas que são atingidas pelos anúncios. Use sua criatividade para levar o cliente do online para o offline.

Blog

Uma estratégia de marketing de conteúdo também pode ser uma ótima alternativa para trazer notoriedade ao seu bar. Você é especialista no que faz? Então passe seu conhecimento para seus clientes criando um blog para sua empresa, no caso de você ter um site!

Existem centenas de assuntos diferentes que você pode abordar para manter seu público entretido e nutrido com conteúdo relevante. Além disso, o formato de blog muitas vezes permite que você aprofunde mais os assuntos e use uma linguagem mais educativa.

Inclusive, trabalhar com conteúdos em blog é uma ótima maneira de ser encontrado na busca orgânica do Google quando alguém estiver pesquisando sobre algum assunto relacionado ao seu negócio. Mais uma vantagem de trabalhar com compartilhamento de informações. Vale muito a pena e te destaca anos luz do seu concorrente.

Se não dominar muito a arte da escrita, você pode terceirizar para uma agência que trabalhe com conteúdo de qualidade. Procure por produtores que cobrem por conteúdo e não por palavra. Mesmo que você não seja o escritor dos conteúdos, você vai dizer quais serão os assuntos tratados naquele mês, ou na companhia de um especialista, planejar juntos.

Você está trabalhando com uma campanha em um mês de promoção em todos os destilados no seu bar, por exemplo. Esse é um ótimo gancho para saber sobre o que escrever. Ninguém sabe do seu negócio melhor que você, então aposte nessa estratégia. 

Email Marketing

No marketing digital para bares uma campanha de e-mail marketing deve ser muito bem planejada e cumprir um cronograma corretamente.

Os e-mail’s vão servir para você divulgar os conteúdos do seu blog e também para avisar sobre promoções. Existem recursos gratuitos de disparo de e-mail’s dependendo do tamanho da lista que você tem, talvez você só precise pagar pela produção do layout (se terceirizar) – ou pode fazer sozinho.

Vai fazer promoção durante uma semana inteira? Na quinta-feira da semana anterior à promoção é um bom dia para enviar uma newsletter informando isso aos clientes.

Aliás, ao trabalhar com uma campanha de newsletter você tem um recurso a mais para conseguir os e-mail’s dos seus clientes. Você pode até fazer um clube de fidelidade para assinantes, com promoções exclusivas que ninguém vai querer ficar de fora!

Conclusão

UAU! Quantas coisas diferentes podemos fazer na internet para promover bares, ein? Se o seu bar ainda não tem uma estratégia de marketing digital, espero que essas dicas mostrem o quanto isso é importante.

Os serviços que falamos aqui são Links Patrocinados, Inbound Marketing, Gestão de Redes Sociais e E-mail Marketing.


Atualização importante

Esse conteúdo foi revisado e atualizado em 13 de julho de 2020. Neste momento, estamos vivendo a maior pandemia global dos últimos 100 anos e nossa vida mudou do dia para a noite.

Como sabemos, os bares e casas noturnas estão fechados, assim como qualquer lugar que gere aglomeração de pessoas. Sendo assim, as ações que sugerimos acima ainda são válidas, mas agora na modalidade delivery! Você pode trabalhar com entregas na sua região e manter seu negócio girando até a situação normalizar gradativamente.

Fizemos um vídeo com algumas sugestões de ações de marketing digital para restaurantes, que você pode assistir clicando abaixo:

Conte conosco! Um abraço
Fresh Lab – We Grow Together

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