Gestão de crise para Supermercados

(Última atualização em 24 de março de 2020)

Se você está gerenciando os impactos do coronavírus em um mercado, então é possível que seus problemas sejam outros. Seu comércio é considerado como serviço essencial e seu plano de ação deve ser rápido e seguro. Neste post falaremos um pouco mais sobre a gestão de crise para supermercados.

Considere que as pessoas estão com medo, o que nos leva a estocar comida e comprar tudo que é possível pois não sabemos o dia de amanhã.

Muitos supermercados ao redor do mundo estão adotando políticas para enfrentar isso de forma responsável. Algumas medidas:

  1. Limitação de itens por pessoa – o melhor caminho;
  2. Serviços de entrega, muitos estão oferecendo gratuitamente. Você pode receber listas de compras do seu bairro pelo WhatsApp, por exemplo, ou disponibilizar seus produtos em algum aplicativo de delivery;
  3. Horários específicos para grupos de risco – uma forma de deixar seus clientes mais seguros, coordenando grupos em horários diferentes do dia;
  4. Mínimo de clientes por vez na loja;

Acredite, isso vai te dar trabalho, mas pode ser a única maneira de fazer com que o supermercado continue atendendo. Certamente você vai preferir ser o mercado que vende um pouquinho pra todo mundo, do que o vende tudo para poucas pessoas!

Não incentive as pessoas com promoções e chamadas do tipo, aproveite antes que acabe, porque além de aglomerar pessoas no local, você estará sendo oportunista e jogando sujo com o medo das pessoas e com o mercado. Confira maiores dicas sobre gestão de crise para supermercados neste vídeo que criamos especialmente para você.

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks