Formas de monetizar com aplicativo
,
Publicado 15 de maio de 2020 • 12:49Hrs
monetizar com aplicativo

Cada vez mais, o mercado de aplicativos para smartphones e tablets tem crescido a taxas significativamente mais altas, atribuídas principalmente, ao aumento do número de usuários em todo o mundo. Um mercado tão vasto como esse também apresenta oportunidades para as empresas de pensarem em formas de monetizar com aplicativo e ganhar a vida a partir disso. 

Então, pensando nisso, criamos o tópico de hoje para discutir sobre como sua empresa pode gerar uma renda saudável, com o aplicativo, para o seu negócio.

Monetizar com aplicativo

Os modelos de monetização de aplicativos são essenciais para o sucesso de qualquer aplicativo móvel. 

Se você desenvolveu um aplicativo pago ou que pode ser instalado gratuitamente, é necessário desenvolver uma estratégia de monetização que satisfaça seus usuários e, ao mesmo tempo, garanta que sua empresa esteja lucrando.

Por exemplo, os aplicativos de notícias são mais adequados para serviços de assinatura e conteúdo bloqueado, enquanto os aplicativos de jogos podem lucrar com compras no aplicativo. Ao analisar as melhores maneiras de empregar modelos de monetização de aplicativos, é importante considerar a jornada do usuário e como à experiência geral será afetada. 

A escolha de gerar receita de maneiras que frustram os usuários levará a uma má reputação e a um aumento no número de usuários irritados. Ter uma equipe de criação para descobrir quais métodos de monetização serão mais adequados para seu aplicativo móvel descomplica o processo, pensando de forma crítica, como transformar essa jornada para um caminho de lucratividade. 

Vamos dar uma olhada em que tipos de anúncios de métodos de monetização estão disponíveis no momento para aplicativos móveis:

Anúncios 

A principal fonte de receita para desenvolvedores de aplicativos vem dos anúncios inseridos. A grande maioria dos aplicativos gratuitos depende dessa fonte de receita para permanecer no mercado, por exemplo. 

Aliás, você sabia que existem três tipos anúncios para gerar receita?

Preferido por especialistas em marketing e desenvolvimento de aplicativos, o CPM não exige que o usuário clique no anúncio para que gere renda. Claro, o pagamento é menor, mas é menos invasivo na experiência do usuário. 

Atualize para remover anúncios 

A maioria das pessoas não gosta de ver anúncios em seus aplicativos e fica feliz em removê-los. 

Por isso, é essencial criar duas versões do aplicativo: uma gratuita com anúncios ativados e uma versão paga atualizada sem anúncios. Com a versão paga, a receita virá de vendas diretas e downloads, e não de anúncios. 

Compras dentro do aplicativo 

As compras no aplicativo são a principal fonte de receita na indústria de aplicativos. 

De fato, compras feitas em aplicativo representam cerca de 47% da receita total gerada pelos aplicativos em todo o mundo. Se você planeja criar um aplicativo gratuito, incluir uma ''loja'' no aplicativo é uma das melhores escolhas que você pode fazer pelos seus negócios. 

Um dos exemplos mais conhecidos é o jogo multiplayer Clash of Clans: os usuários sempre estarão interessados em comprar itens no aplicativo para ganhar vantagem sobre seus oponentes. 

Programas de afiliados 

A maioria das grandes empresas, como Google, Microsoft até a Apple, tem programas afiliados abertos aos desenvolvedores de aplicativos. 

Esses programas afiliados geralmente não têm altas comissões (em comparação com parcerias específicas), mas você pode escolher entre uma ampla variedade de aplicativos para promover. É o trabalho dos especialistas em marketing da Fresh Lab encontrar os aplicativos mais populares e promover dentro do seu aplicativo para ganhar comissões fáceis. 

Patrocínios 

Surpreendentemente, colaborar com outro desenvolvedor ou empresa de aplicativos pode ser uma excelente maneira de garantir financiamento adicional para o seu projeto. Se você optar por fazer parceria com uma empresa estabelecida, eles provavelmente promoverão seu aplicativo para seus clientes e fãs, melhorando drasticamente as taxas de download.

Mais e mais empresas estão começando a entender o poder do marketing móvel e estão procurando oportunidades. Seu aplicativo pode ser a oportunidade de marketing perfeita para eles.

Automação de marketing móvel 

Ao trabalhar em formas de monetizar com aplicativo, o nosso time de marketing pode pensar em jeitos de usar as mensagens multicanais para mover os usuários pelo seu funil. Alguns exemplos de conversões: 

  • incentivar os usuários a comprar um produto ou serviço em um aplicativo e-commerce; 
  • convencer os usuários a reservar um voo, hotel ou atividade em um aplicativo de viagem; 
  • alertando os usuários para conteúdo comprável, como um novo álbum em um aplicativo de música.

Nosso trabalho é convencer os usuários a gastar dinheiro com seu aplicativo com a automação de marketing móvel. Com ele, é possível coordenar notificações por push, mensagens no app e caixa de entrada para criar uma campanha integrada que alcance até os usuários fora do app - tudo isso em grande escala! 

E, o mais importante, você pode utilizar uma ferramenta que conecta os indivíduos no momento em que seja mais provável de envolvimento: ou seja, se o seu aplicativo é de um uma pizzaria, entendemos que o horário de maior decisão de pedidos é a partir da hora do jantar.

Por fim, que tal combinar? 

Para obter o máximo de lucro, uma das formas de monetizar com aplicativo é combinar vários métodos. Uma estratégia comum, por exemplo, é oferecer itens em um jogo em troca de assistir a um anúncio em vídeo. 

Quanto mais longo o vídeo, mais você ganha. Os anúncios em vídeo tendem a ser convertidos em uma taxa mais alta que os anúncios em texto sem formatação; portanto, os anunciantes estão dispostos a pagar mais por espectador.

Como melhorar a legibilidade do Blog?
Como avaliar a performance do site?
Guest Post - Como conseguir parcerias que dão resultado?
Tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence
Ferramentas de Marketing Digital - Como analisar a concorrência?
Tendências de Marketing Digital e como elas afetam sua empresa
Como otimizar o site da empresa?
Exemplos de Landing Pages que convertem
1 2 3 42

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram