Como fazer marketing sazonal
Publicado 11 de julho de 2017 • 11:26Hrs

Como é possível fazer marketing sazonal de qualidade com recursos limitados? Mesmo para campanhas pequenas, fazer marketing sazonal pode trazer resultados que se estendem além das estações.

Se você chegou até este conteúdo, provavelmente já conhece as definições para marketing sazonal. São períodos de alta e baixa receita em determinados tipos de negócios.

A sazonalidade pode ser dividida em vários "temas":

  1. Datas comemorativas (Dia dos Namorados, Dia das Mães)
  2. Feriados religiosos (Natal, Páscoa)
  3. Datas exclusivamente comerciais (Black Friday)
  4. Estações do ano (produtos específicos para inverno e verão, por exemplo ventiladores, aquecedores)

Um tipo de negócio sazonal em pequena escala também são os salões de beleza. O movimento tende à ser maior a partir de quinta-feira, acabando no domingo. Existem estratégias que podem ajudar para esses casos também.

Mas vamos ao que interessa.

#1 Para fazer marketing sazonal, seja diferente

Para destacar seu negócio na internet e realmente aproveitar essas datas, é preciso se destacar. Possivelmente, muitos concorrentes também vão fazer anúncios e campanhas na internet. É preciso dedicar um tempo para pensar na mensagem principal da campanha e na identidade visual.

Busque transmitir os valores da sua marca, produto ou serviço. Que seus clientes estão na internet é fato. Basta saber como falar com eles no momento certo.

#2 Para fazer marketing sazonal, trabalhe com antecedência

Especialmente em seus períodos de alta procura! Quando você está no pico da sua sazonalidade, é hora de pegar informações sobre o cliente para continuar falando com ele durante todo o ano.

Convide para acompanhar o Facebook da empresa, colete e-mail's para construir uma lista. Você pode definir assuntos relacionados ao seu negócio como pautas de assuntos que podem interessar para ele.

O e-mail marketing será uma excelente forma de permanecer em contato com quem já conhece seu produto/serviço da sazonalidade anterior.

Aposte também na construção de iscas digitas, ou e-book's. Eles servem para educar seu público e para que você construa uma base de contatos. Depois, é preciso nutrir esses leads e permanecer por perto até a próxima estação de alta procura.

#3 Para fazer marketing sazonal, escolha as datas

Você não precisa fazer promoções em absolutamente todas as datas do ano. Escolha em quais vale a pena trabalhar. Leia sobre. Associe isso com seu segmento e não tende atirar para todos os lados.

Se você puder concentrar seus esforços em uma campanha no ano, que te dê resultados equivalentes, faça isso. Provavelmente, seus próprios clientes e prospects vão pedir por mais campanhas como essa durante o ano.

#DICA EXTRA MUITO IMPORTANTE

HOSPEDAGEM

Certifique-se de que a hospedagem em que seu site está suporta o volume de acessos que você precisa receber dessas campanhas. Acredite, você não vai querer um site fora do ar no dia do Black Friday, por exemplo.

Um volume muito grande de acessos pode derrubar um servidor limitado. Informe a empresa responsável sobre a ação que você pretende fazer e garanta que nenhum acesso será perdido.


Não vá embora sem deixar o seu comentário sobre o que achou desse conteúdo! 

O que são backlinks e como utilizar
Como calcular ROI utilizando ligações telefônicas?
Como melhorar a legibilidade do Blog?
Como avaliar a performance do site?
Guest Post - Como conseguir parcerias que dão resultado?
Tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence
Ferramentas de Marketing Digital - Como analisar a concorrência?
Tendências de Marketing Digital e como elas afetam sua empresa
1 2 3 40

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram