Contratar agência ou internalizar serviços de marketing digital?

(Última atualização em 2 de julho de 2021)

Seja para fortalecer o relacionamento da empresa com o consumidor, construir uma nova identidade visual, reformular o site ou gerenciar suas campanhas online, é fundamental ter um responsável pelo marketing na ativa. Mas, a dúvida de muitos profissionais é simples: internalizar serviços de marketing digital ou contratar uma agência?

Ambos os lados possuem grandes vantagens, mas no final das contas, todos precisam de uma ”mãozinha” extra para trazer bons resultados em suas campanhas. Por isso, vamos esclarecer essa dúvida hoje e mostrar como uma agência de marketing digital será a sua principal aliada daqui em diante.

Contratar uma agência ou internalizar serviços de marketing digital?

Não importa o tamanho da empresa onde você trabalha, você consegue compreender como o marketing é essencial para todas. Para a maioria das organizações, faz sentido ter alguém na equipe, como você, comandando as ações da marca em questão de campanha, criação de conteúdo, tráfego, responsabilidade social entre outros.

O problema é que o marketing passa por tantas alterações diárias que, às vezes, a disposição em liderar novas ações acaba limitada. Mesmo que a sua atuação esteja se adequando para as novas tendências de mercado, haverá momentos em que você precisará ir além do que pode oferecer para atingir os objetivos da organização.

Ao internalizar serviços de marketing digital, você com certeza já possui algumas skills à frente em relação à uma agência de marketing, tais como:

  • o controle total sobre o gerenciamento do marketing da organização onde trabalha bem como os métodos trabalhados por vocês;
  • uma equipe familiarizada com a cultura do negócio, além do monitoramento e feedbacks em tempo real;
  • facilidade de compartilhamento de informações e busca por aprimorar as campanhas a partir de uma adaptabilidade de conhecimento;
  • o ‘’time’’ de marketing e vendas ”sob o mesmo teto”

Embora o seu atual processo forneça vantagens para a organização, existem algumas ”armadilhas” no meio do caminho das quais não podem ser mais ignoradas:

  • o papel de uma agência completa em uma só pessoa;
  • a diminuição da criatividade ao longo prazo;
  • ausência de skills importantes para o crescimento de áreas específicas do marketing;
  • repassar todo o conhecimento para novos funcionários demanda tempo de treinamento, gastos emocionais, ferramentas, entre outros;

No final das contas, a decisão de contratar uma agência para auxiliar a equipe interna é uma das mais sábias para os gestores. Afinal, quando unidas, geram grandes diferenças e trazem resultados ainda mais sólidos para a organização. Isto porque ao contratar uma agência de marketing digital, você conta com benefícios como nenhum outro.

Novas possibilidades

Ao se aliar à uma agência de marketing digital para trabalhar, você abre espaço para um amplo escopo de especializações diferentes. Cada membro de uma agência traz um conjunto de habilidades exclusivo para a mesa e todos trabalham em conjunto para fornecer uma gama completa de serviços que podem ser difíceis de encontrar em outros lugares;

Vasta experiência

Como as agências trabalham com uma gama tão ampla de clientes, tornam-se especialistas em marketing para muitos setores diferentes. Assim, já possuem o insight sobre o que funcionou e o que não funcionou no passado para segmentos semelhantes ao seu, entendendo o clima atual da indústria e trabalhando em cima de tendências prósperas para o seu crescimento.

A união dos profissionais faz a força

Uma boa agência de marketing é construída em torno de uma equipe de profissionais que estão tão sintonizados com os pontos fortes, melhorias, preferências e fluxos de trabalho uns dos outros que são capazes de executar praticamente qualquer conjunto de tarefas com grande eficiência;

Na Fresh Lab, trabalhamos em um sistema de squads, onde um time específico trabalha com o seu projeto desde o planejamento até a execução.

Altamente treinados para todos os tipos de situações

A competitividade cerca o mundo das agências de marketing digital, como explicamos nesse artigo sobre internalizar serviços de marketing digital ou contratar uma agência. Mas, para os profissionais internos, a competitividade é fundamental para garantir um treinamento de alta precisão e conteúdos atualizados com as últimas tendências, ferramentas e tecnologias disponíveis do marketing.

Compartilhe
Confira também

Tópicos

Confira nosso Podcast

"O Poder da Colaboração entre Marketing e Vendas"
Fresh Talks