Como se tornar um psicólogo de sucesso: confira algumas dicas essenciais
Publicado 2 de fevereiro de 2020 • 15:29Hrs
Psicólogo

A jornada de como se tornar um psicólogo de sucesso não é fácil. Na verdade, ela é praticamente tudo, menos fácil. Ela é longa, cheia de desvios e, na maior parte do tempo, você não saberá se está no caminho certo ou não. Entretanto, é claro que ela é uma jornada gratificante para quem encontra na prática da profissão o seu pathos interno.

Hoje em dia, a demanda por psicólogos está em alta. O Brasil é um país cada vez mais ansioso (já éramos os líderes do mundo nessa área) e a pandemia do novo coronavírus não ajudou, aumentando consideravelmente os casos de depressão e ansiedade. Por isso, é necessário muitos bons profissionais para atender toda essa demanda e ajudar a população a ficar com a saúde mental em dia.

No entanto, como se tornar um psicólogo de sucesso exatamente? Quais passos dar nesse sentido? Veja algumas sugestões abaixo!

Como se tornar um psicólogo de sucesso em 5 dicas

1. Busque conhecimento

Há muitos anos, o “ET Bilu” ficou famoso no Brasil com a frase “Busquem conhecimento”. É claro que a brincadeira ganhou a Internet, mas há uma verdade aí: buscar conhecimento é essencial para quem quer ter sucesso em qualquer área, especialmente na psicologia. Isso porque a psicologia é uma área muito complexa, abstrata, cheia de nuances. É essencial dominar as ideias de pensadores como Freud, Jung, Lacan e outros, de modo a ter as melhores ferramentas para poder atender seus pacientes.

Por isso, siga buscando conhecimento constante na área, para ampliar seus horizontes e ter as ferramentas necessárias para fazer um bom atendimento com os seus clientes.

Faça um bom curso de psicologia online reconhecido pelo MEC grátis, mas também faça formações específicas em determinados autores, workshops, grupos de pesquisa e muito mais. Sempre se mantenha atualizado e estudando.

2. Faça terapia

Todo psicólogo precisa fazer terapia. Isso porque lidar com os problemas das pessoas é algo muito sério e que causa muito desgaste emocional. Por isso, é essencial poder organizar os pensamentos com uma terapia própria, para conseguir compartimentalizar as coisas.

Idealmente, seria bom ter terapia com um psicólogo experiente, que já passou por vários dos problemas que um psicólogo enfrenta. É claro que isso não é exatamente obrigatório, mas é importante esse conhecimento prático para ajudar a orientar o processo com você.

3. Faça revisão de casos

Uma boa maneira de melhorar o seu conhecimento e se tornar um psicólogo de sucesso é revisar casos práticos, seja em uma universidade, seja de alguma clínica ou consultório específico. Até mesmo os seus próprios casos podem (e devem) ser revisados.

Esse trabalho é muito útil, pois mostra na prática vários elementos teóricos em funcionamento. Por exemplo, é possível perceber em falas dos pacientes nas primeiras consultas as sementes de traumas e outras questões que seriam descobertas eventualmente. Por isso, você pode aprender quais sinais ter mais atenção e por aí vai.

Dessa forma, vale a pena procurar oportunidades para revisar casos e expandir o seu conhecimento.

4. Trabalhe uma estratégia de marketing

Um psicólogo de sucesso não é apenas um profissional capaz de atender bem os seus pacientes. Esse é um ponto básico, claro, mas não consiste no total da situação. É importante para o psicólogo trabalhar com uma estratégia de marketing que seja ética, dentro das regras do Conselho de Psicologia e que seja eficaz em atrair novos pacientes.

É essencial acompanhar o Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia de modo a não ultrapassar os limites do que é ou não é permitido fazer na sua campanha de marketing.

Normalmente, uma estratégia de Marketing de Conteúdo, focado na informação e educação das pessoas, tende a ter um resultado mais positivo com o público do que estratégias mais de conversão, como anúncios ou links patrocinados no Google.

5. Não sobrecarregue sua agenda

Por fim, é importante que você entenda que não deve sobrecarregar a sua agenda na hora de trabalhar com psicologia. Muitos psicólogos consideram que precisam atender 8 pacientes por dia, um paciente por hora, para fazer 8 horas de trabalho diárias.

O problema é que esse ritmo é praticamente impossível de se manter por muito tempo, especialmente com qualidade no atendimento. Lidar com tantas pessoas, tantos problemas, tantas questões é algo extremamente complexo. Não dá para fazer de forma simples e nesse ritmo algo.

Por isso, quando for planejar a sua agenda de trabalho, não se sobrecarregue de compromissos. Tente manter um ritmo que seja aceitável, dê tempo para você estudar os casos e conseguir fazer um bom atendimento para os seus pacientes.

E aí, aprendeu como se tornar um psicólogo de sucesso? Em teoria, de fato, o trabalho não é tão "complicado" assim. O caminho é relativamente simples de colocar no papel. O difícil é traçá-lo, pois os desafios são enormes. Portanto, cuide sempre da sua saúde mental para poder ajudar seus pacientes e saiba como equilibrar a parte "negócio" da sua atuação e a parte "psicólogo".

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião!

O que são backlinks e como utilizar
Como calcular ROI utilizando ligações telefônicas?
Como melhorar a legibilidade do Blog?
Como avaliar a performance do site?
Guest Post - Como conseguir parcerias que dão resultado?
Tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence
Ferramentas de Marketing Digital - Como analisar a concorrência?
Tendências de Marketing Digital e como elas afetam sua empresa
1 2 3 40

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram