5 Dicas para Melhorar o Marketing Digital da sua Empresa

(Última atualização em 14 de abril de 2023)

Se você busca dicas para melhorar o marketing digital da sua empresa, é isso que eu vou compartilhar com vocês hoje no blog da Fresh!

equipe jessica02

Ei FreshLovers! Aqui é a Jéssica, gestora de equipe e planejamento da Fresh Lab, mentora de Redes Sociais na Harve Escola de Inovação, profª Convidada Pós Graduação PUC-PR.



Obter resultados com o marketing digital requer muito trabalho. Aqui na Fresh, por exemplo, o trabalho de SEO e Inbound acontece desde 2015, e de lá pra cá fortalecemos nossa presença digital com conteúdos de blog e estratégias para crescimento orgânico. Esse é um dos pilares da nossa obtenção de clientes hoje, e é a estratégia de todos os clientes que também buscam melhores posicionamentos.

Na prática, acredito que é interessante você começar pensando o que, exatamente, precisa melhorar no Marketing Digital da sua empresa. “- Preciso melhorar minhas vendas.” não é uma resposta coerente. Todo mundo quer isso 🙂 Vamos pensar juntas (os)!

Como melhorar o Marketing Digital da sua Empresa

Bom, vamos começar do começo. A primeira coisa que eu faço quando vou analisar a presença digital de um novo cliente é o básico: procurar por ele no Google.

O que as pessoas encontram na 1ª página do Google ao buscar pelo nome da sua empresa precisa passar credibilidade, profissionalismo e confiança. Quando falamos de estratégias de marketing para empresas B2B, o nível de exigência dos clientes finais (outras empresas), é ainda maior.

Esse momento é tão importante que o Google deu-lhe o nome de “Momento Zero da Verdade”. Então, comece fazendo essa pesquisa. Todos os resultados são sobre você? Existem resultados ruins relacionados ao nome da sua empresa, outras empresas com o mesmo nome?

Já atendemos alguns casos em que o cliente tinha um negócio local que não tinha nem uma ficha do Google Meu Negócio criada! Algumas informações básicas sobre o seu negócio devem estar lá, especialmente quando você atende clientes no ponto físico.

1. Busque por si mesmo no Google

Esse primeiro passo é importante. Se a sua presença no Google não é boa ou visualmente profissional, a confiança dos usuários cai logo no primeiro contato. Então esse é um resultado que você deve prezar muito.

Alguns empreendedores não dão tanta atenção também para a ficha do Google Meu Negócio, onde muitas vezes encontramos avaliações negativas sem nenhuma resposta.

Não duvide do poder da prova social sobre sua empresa, especialmente de viés negativo.

Vamos imaginar que, logo abaixo do link do seu site, o Google exibe seu perfil no Reclame Aqui. Esse é um resultado que pode ser melhorado, mas não será removido. Na realidade, não tem como “remover” um link já indexado no Google. A não ser que você abra e ganhe um processo contra o domínio que está divulgando o link.

O que você pode fazer é gerenciar as situações que surgirem, posicionando bem a sua empresa. Isso também exibe o profissionalismo da equipe na resolução de problemas – que realmente, podem acontecer!

2. E o seu site, vai bem?

Meus queridos e amados leitores, aqui vai uma informação importante: não adianta ter presença digital nas redes sociais se o site que, supostamente gera conversões para seu negócio, é ruim.

Infelizmente, nem todos entendem que um site é praticamente uma loja física. Se alguém entrar na loja e não gosta do que vê, ou fica confuso, não é bem atendido, espera por muito tempo, a pessoa vai embora, procurar outras lojas melhores.

Acredite, isso é mais comum que você imagina. Então, antes de investir realmente em marketing, você precisa ter um bom website, pensado para dispositivos móveis, pensado para converter em oportunidades! Isso tudo é fundamental para que todo o esforço de marketing dê resultado.

Para esse tópico, eu sempre lembro de uma frase que gosto muito:

“Nunca deixe seus anúncios passarem cheques que o seu site não pode cobrir.

Avinash Kaushik

3. Faça conteúdos compartilháveis

Seguinte: se a sua empresa usa as redes sociais, qualquer uma delas, só existe uma forma de crescer de maneira consistente: criando conteúdo de qualidade, que seu público AME. Será que sua empresa é capaz de criar algo assim?

Quem está no Facebook, por exemplo, quer ver postagens sobre bons momentos, curiosidades, mídias e notícias, entretenimento em geral. Você já parou para pensar como é chato usar as redes sociais só para falar da sua empresa ou produto? Não é para isso que elas servem!

Essas são redes em que sua marca deve estabelecer RELACIONAMENTO com os clientes em potencial – sim, seus fãs e seguidores podem se interessar por seus produtos, se você criar uma amizade com ele.

O conteúdo não serve apenas para falar do seu produto ou serviço, e nem deve. Suas redes sociais são a forma de mostrar o melhor da sua empresa para o mundo. Um bom conteúdo faz isso em diversos formatos.

O compartilhamento de um post da sua página do Facebook, por exemplo, ajuda o seu conteúdo à chegar em mais pessoas (amigos das pessoas que compartilharam) e ajuda a crescer o alcance da página. Quanto mais pessoas compartilhando, mais o Facebook “confia” no seu conteúdo, e maior a probabilidade de entrega.

E por falar em entrega, a próxima dica é super importante para aumentar o alcance das suas postagens!

4. Pare (imediatamente) de postar todos os dias da semana

Não, isso não vai ajudar você à crescer. Felizmente, o que faz uma rede social crescer e alcançar mais pessoas é a qualidade do seu conteúdo, não a quantidade.

Aumentar a quantidade de publicações na página quando você ainda não é relevante pode ser um “tiro no pé”. Você vai ter mais trabalho para postar todos os dias e o Facebook vai entregar cada vez menos suas postagens, pois não confia no conteúdo. Essa confiança acontece quando você tem engajamento – ou seja, usuários reagindo positivamente.

Se você já tem perfis nas redes sociais, observe quais são os melhores dias da semana para postar, e o melhor horário. Use apenas 1 ou 2 dias da semana para publicar.

Agora, se você já estava publicando todos os dias, provavelmente o alcance vai ser baixo todos os dias da semana. Minha sugestão é usar os melhores dias de cada rede social; você pode encontrar essas informações com uma rápida pesquisa por “melhores dias e horários das redes sociais”.

5. Invista em anúncios pagos

Algumas pessoas não entendem muito bem que a internet é também uma plataforma de MÍDIA, como rádio, televisão, etc. Em mídias tradicionais, as empresas compravam espaços publicitários, tempo de comercial e outras inserções da marca. O valor praticado para esse tipo de mídia, muitas vezes inviabilizava o marketing.

Contudo, graças ao Marketing Digital você pode investir na divulgação da sua empresa pela internet, por valores incrivelmente menores do que mídias offline. Investir em links patrocinados é o que vai fazer com que sua empresa seja vista por novas pessoas!

Quando você faz alguma publicação, por exemplo, e não investe, esse conteúdo vai aparecer para uma média de 2% da sua base de curitdas ou seguidores. Quando patrocinados algo, em qualquer rede, ganhamos alcance e a possibilidade de segmentar o público alvo.

Os anúncios no Google, por exemplo, são a forma mais rápida de aparecer para pessoas que querem os seus produtos ou serviços, e estão pesquisando por isso. Mas lembrando: não faça links patrocinados se você não tem um bom website para converter esses visitantes!


Essas são algumas dicas que podem te ajudar a observar o que pode melhorar no marketing digital da sua empresa, e por onde começar. Especialmente para aqueles (as) que vão cuidar de todo o marketing digital.

Se você gostou das minhas dicas, compartilhe esse conteúdo com seus amigos no Facebook ou LinkedIn!!

abs e até a próxima matéria!

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