Como fidelizar clientes com o SMS Marketing?
Publicado 6 de fevereiro de 2020 • 14:32Hrs

Muitas empresas começaram a aprender recentemente como fidelizar clientes com o SMS Marketing. Sim: marketing via mensagens no celular.

Ainda existem muitos que acreditam que o SMS Marketing não é eficaz, mas os números mostram o contrário. No Brasil, temos mais de 1 celular por habitante, além do fato de que as SMS têm taxa de abertura de 90% em menos de 3 minutos, um resultado muito maior que o do e-mail marketing.

Por isso, é importante saber como fidelizar clientes com o SMS Marketing e como melhor explorar essa ferramenta. Confira nossas dicas abaixo!

Como fidelizar clientes com o SMS Marketing?

Para entender como fidelizar clientes, precisamos compreender primeiro como enviar SMS de maneira estratégica. Afinal, o SMS Marketing é muito versátil e pode ser aplicado de várias maneiras.

Como fidelizar clientes com o SMS Marketing?

Veja mais a seguir!

Capture o celular do cliente quando possível

Um dos segredos de como fidelizar clientes com o SMS Marketing é capturar as informações de contato do consumidor assim que possível.

Por isso, se você trabalha com e-commerce, monte um formulário para coletar o celular do cliente no momento da compra. Se for uma loja física, peça o número quando possível.

Isso ajudará a ter o contato com o consumidor o mais rapidamente possível e a possibilidade de inseri-lo na sua lista de SMS o quanto antes.

Entenda o seu público

O primeiro passo para saber como fidelizar clientes com o SMS Marketing é entender o seu público e o que ele quer com a sua empresa.

Pense, por exemplo, em duas livrarias diferentes: uma localizada em um shopping e outra em um espaço próprio.

A do Shopping é conhecida por ser uma livraria para presentes de Natal e aniversário, com preços baixos e os principais livros da moda, especialmente aqueles que acabaram de ser convertidos em filmes.

Já a livraria com espaço próprio é conhecida por ter um público fiel de leitores, que vão sempre ali para acompanhar os principais lançamentos e conhecer livros diferentes, com as sugestões certeiras dos vendedores.

Cada uma dessas livrarias saberá como fidelizar clientes com o SMS Marketing de uma maneira diferente, afinal, cada público quer algo diferente.

Monte uma estratégia segmentada

Depois que você conhecer o seu público, o ideal é montar uma estratégia de SMS Marketing segmentada para ele. Assim, quanto mais preciso e customizado, maiores as chances de fidelização.

Por exemplo, voltemos às duas livrarias citadas anteriormente. A livraria de shopping, que é buscada por clientes que compram presentes de Natal ou aniversário, pode manter um registro das vendas com base em produtos, datas e se foram embrulhados ou não.

Se o cliente X comprou um livro do Stephen King no dia 12/07 e embrulhou para presente é sinal de que ele conhece alguém que faz aniversário nessa época e gosta do autor.

Assim, é possível mandar uma mensagem ao redor do dia 10 de julho com a informação de que há um novo livro do Stephen King disponível.

Algo parecido pode ser feito com a livraria de bairro, mas com sugestões de novos livros, lançamentos recentes e informes em geral, sempre com base nas informações coletadas dos clientes.

A livraria que tem o público mais fiel terá, também, mais informações no histórico de venda do cliente e, portanto, capacidade de montar estratégias cada vez mais eficazes.

Entenda a versatilidade do SMS Marketing

Um dos elementos que faz com que o SMS Marketing seja algo tão eficaz na fidelização dos clientes é que ele é muito versátil.

Por enquanto, nós demos exemplos de dois usos diferentes para a ferramenta no mesmo segmento de atuação, ou seja, em livrarias.

No entanto, o SMS Marketing pode se transformar completamente se ele for utilizado em outro segmento.

Pense, por exemplo, em uma clínica odontológica. Ela necessariamente não precisa usar o SMS para vender um produto, mas pode usá-lo como uma ferramenta muito poderosa de comunicação com o cliente.

A clínica pode enviar mensagens por celular para lembrar os pacientes de uma consulta, diminuindo a taxa de ausências.

Além disso, pode também enviar mensagens lembrando de intervalos para ações específicas. Por exemplo, se a pessoa fez uma limpeza em julho e o recomendado é fazer uma por ano, então o ideal é mandar outra em junho dizendo que está na hora de marcar o procedimento de novo.

Já no segmento de pet shop, por exemplo, a estratégia pode ser completamente diferente, assim como para restaurantes, cinemas e por aí vai.

Pense no SMS como um clube de assinatura

Uma das maneiras mais ousadas de como fidelizar clientes com o SMS Marketing é pensar na ferramenta como se ela fosse um clube de assinatura.

Vamos usar o exemplo de uma lanchonete que vende hambúrgueres artesanais. Ela pode oferecer aos clientes que assinem a lista de SMS para receber promoções e conteúdos.

Então, todo mês, a lanchonete envia aos assinantes da lista um cupom de desconto para o lanche do mês ou o combo do período. Funcionaria de fato como um clube de assinatura gratuito em que os participantes ganham descontos.

Essa é apenas uma ideia. Outros negócios podem usar a ferramenta de outra forma.

As livrarias que citamos no começo do artigo, por exemplo, podem enviar todos os meses a “Sugestão do editor”, com uma dica de livro para os consumidores comprarem.

Seja qual for o seu negócio, pense como ele pode se tornar algo regular na vida dos seus clientes e transforme os SMS nessa via de contato.

Dicas extras para usar o SMS Marketing

Quando for usar o SMS Marketing para fidelizar os seus clientes, lembre sempre dessas dicas:●      sempre identifique a sua empresa;

●      ofereça um caminho para o consumidor sair da sua lista de envios (por exemplo, “responda esse SMS com ‘sair’ caso queira ser retirado da lista);

●      colete datas de aniversários para mandar SMS estratégicas;

●      seja sempre simples e direto;

●      faça testes;

●      as mensagens de SMS são abertas em até 3 minutos, então faça envios em horários estratégicos.

E aí, aprendeu como fidelizar clientes com o SMS Marketing? Agora é só colocar o conteúdo em prática e obter os melhores resultados possíveis na sua empresa.

Faltou alguma dica de como melhor utilizar o SMS? Comente abaixo com a sua opinião!

Como melhorar a legibilidade do Blog?
Como avaliar a performance do site?
Guest Post - Como conseguir parcerias que dão resultado?
Tudo o que você precisa saber sobre Business Intelligence
Ferramentas de Marketing Digital - Como analisar a concorrência?
Tendências de Marketing Digital e como elas afetam sua empresa
Como otimizar o site da empresa?
Exemplos de Landing Pages que convertem
1 2 3 39

Qual é o seu cenário atual?

Empresa Pequena

Preciso de ajuda para começar

Estou iniciando o meu negócio e preciso um plano adequado de marketing digital para fazer o meu negócio girar.
Como podemos ajudar
Empresa Média

Já faço, mas preciso melhorar

Já faço algumas ações de marketing digital, mas preciso melhorar a qualidade e performance das minhas ações.
Como podemos ajudar
Empresa Grande

Já tenho uma equipe interna

Já tenho uma equipe interna de marketing digital, mas a equipe está sobrecarregada e sinto que estamos estagnados.
Como podemos ajudar
Banner Case Emart Car
crossmenuchevron-downarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram