Como escolher uma agência de Marketing Digital?

(Última atualização em 28 de maio de 2020)

Qualquer empresa sabe que deve, efetivamente, comercializar sua marca e fazer sucesso entre os seus clientes. É o básico, certo? 

E, a medida que mais e mais negócios são realizados virtualmente e mais clientes em potencial pesquisam seus produtos na web, se faz necessário ter uma presença digital e estratégias sólidas de marketing, principalmente se você está prestes a lançar um novo negócio.

Infelizmente, às vezes, a carga de trabalho acaba sendo maior do que sua equipe interna pode suportar, principalmente, quando o assunto é web. Mesmo se você já terceirizar seu marketing, há momentos que exigirão uma parceria adicional para sentir que seus esforços online estão valendo. 

A publicidade no espaço digital é complexa e envolve um conjunto específico de conhecimentos e ferramentas a serem conduzidas de forma eficaz. Felizmente, existem profissionais presentes na Fresh Lab capazes de realizar esforços que validem a importância de escolher uma agência de marketing digital para sua empresa.

Por que é tão importante escolher uma agência de marketing digital? 

Existem várias maneiras de comercializar seus negócios online: redes sociais, Pay Per Click, e-mail, conteúdo, SEO… e por aí vai a nossa lista.

Ao escolher uma agência de marketing digital, você terá uma equipe para resolver desafios para você, deixando você se concentrar no trabalho e no que faz melhor. No entanto, sabemos como escolher uma agência de marketing digital não é tão fácil assim. Existem literalmente dezenas de milhares de agências as quais você poderia confiar.

Então, por que estamos falando de você confiar em uma agência como a nossa?

O marketing depende sempre do seu público. E, por exemplo, se você estiver direcionando executivos de negócios, poderá ser visto no LinkedIn. Se você tem como alvo pessoas mais jovens, o Instagram e Twitter são lugares para se estar. E com seus mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais do Facebook gastando em média 41 minutos de seu tempo todos os dias no site, praticamente todas as empresas podem aumentar seu ROI através dos anúncios da plataforma

Com tantas novas táticas surgindo todos os dias, entendemos bem como pode ser difícil à você, empresário, acompanhar as últimas tendências. Mas, para nós, é de suma importância descobrir as melhores maneiras de usar plataformas diferentes e tornar-se um mestre em todas as áreas do digital.

É nesse momento que escolher uma agência de marketing digital e contratar seus serviços é fundamental para o seu negócio.

A contratação de uma equipe de especialistas para gerenciar os aspectos mais técnicos da sua estratégia de marketing permite que você se concentre em outras áreas da sua empresa que você mais gosta e faz melhor, em vez de passar semanas ou meses tentando encontrar a pessoa certa para contratar e treinar. 

Nosso tópico de hoje responde suas principais dúvidas sobre o momento ideal de escolher uma agência de marketing digital e como contratar a correta para administrar seus negócios virtuais.

O que uma agência de marketing faz?

No panorama geral, agências de marketing te ajudam a obter mais vendas, utilizando diferentes táticas de marketing para atrair seu cliente ideal e melhorar sua presença online. Os serviços oferecidos ao escolher uma agência de marketing digital tendem a variar muito, mas, em geral, é oferecido: 

Pesquisa de mercado

Antes mesmo de pensar em quais canais de marketing trabalhar, entendemos o mercado-alvo de dentro para fora. 

Esse tipo de pesquisa nos permite entender o seu mercado e a melhor forma de atendê-lo. E, caso alguém tentar vender à você uma abordagem única, FUJA

Anúncios do Google 

O Google Ads é uma ótima maneira de atrair a atenção de clientes em potencial no momento em que eles percebem ter um problema. 

Diferentemente da publicidade disruptiva normal, o marketing de pesquisa é mostrado para as pessoas que estão procurando uma solução para o seu problema. A maioria das pessoas recorre ao Google para encontrar uma resposta para seus pontos negativos, portanto, executar uma campanha do Google Ads direcionada a esses clientes em potencial pode ser altamente lucrativa!

SEO

Conseguir que seus artigos tenham uma classificação alta na pesquisa não significa apenas criar ”reconhecimento da marca” ou obter mais visualizações de página. Há mais do que isso.

Ao obter seu conteúdo com uma classificação alta na pesquisa, você poderá capturar clientes em potencial no estágio perfeito da jornada do comprador – exatamente quando eles perceberem que têm um problema e precisam da sua solução. 

Publicidade no Facebook

Muitas agências digitais oferecem gerenciamento de PPC que inclui anúncios no Facebook. 

Os recursos de segmentação do Facebook combinados com sua enorme base de usuários o tornam uma plataforma fantástica para praticamente qualquer empresa obter um ROI saudável. Você pode segmentar por sexo, nível de educação, localização, interesses, atualizações de status e até mesmo eventos importantes da vida, como um novo emprego, um novo bebê ou uma formatura.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é o combustível que construiu muitas empresas multimilionárias. A maior parte das empresas pensa que criar conteúdo de marketing é apenas escrever algumas postagens de blog e colocá-las no site. 

Mas, aqueles que se preocupam com vendas e métricas percebem o quão é mais complicado que isso. 

E-mail marketing 

Responsável por gerar grande parte do ROI para a sua empresa, apesar de todas as novas redes sociais surgindo. 

É possível, a partir dele, criar listas, envolver os indivíduos presentes, segmentar ou otimizar.

Web Design

Além de ajudá-lo a solidificar suas estratégias digitais, solidifique-os com serviços de web design.

Embora normalmente não seja considerado marketing, design e desenvolvimento web podem diferenciá-lo da concorrência, melhorar a confiança de seus clientes e ajudá-lo a obter mais exposição. 

Afinal, no final do dia, há um fator principal que determina se o seu site obtém vendas ou não: seus visitantes estão realizando a ação que deseja que eles realizem? 

Assim, isso significa ter a experiência  do usuário do site (UX), o design do formulário e outros elementos ideais para aumentar a geração de leads e as conversões. Os serviços da agência nessa área podem incluir análise do caminho de conversão, definição de metas de CRO, identificação de métricas de conversão, coleta de dados dos visitantes do site e otimização da conversão. 

Mas, afinal, como escolher uma agência de marketing digital?

Certamente após elaborarmos toda essa jornada de conhecimento sobre o quê uma agência de marketing digital pode fazer por você, você chegou  a questão primária: como escolher uma agência de marketing digital?

Leve em consideração os seguintes pontos abaixo: 

#1. Quais são as necessidades de marketing da sua empresa?

Primeiramente, ao começar a procurar as melhores empresas de marketing digital, você precisa se preparar para fazer algumas perguntas, como o que quer alcançar através de uma agência e o quão disposto está para conseguir isso? 

Compreender exatamente o que você deseja ajudará você a encontrar e restringir exatamente o que deseja, em vez de desperdiçar seu tempo e recursos valiosos. 

#2. Uma agência que atenda essas necessidades

Você pode estar pensando ”como escolher uma agência de marketing digital para minha empresa?”.

Primeiramente, avalie o que as outras agências oferecem – eles se alinham com o que você desejar que sua empresa alcance? 

Esta é uma pergunta importante a se pensar e se as estratégias de marketing dessa agência não baterem com suas expectativas, talvez não seja a ”certa”, não importa o quanto você tenha gostado de seu portfólio. 

#3. Pesquisa de base

Certamente, antes de avançar no processo, é essencial realizar uma pesquisa detalhada das agências que está investigando? 

Eles realmente praticam o que pregam? A principal maneira de descobrir é olhar os resultados produzidos por eles. 

Por exemplo, se você planeja contratar uma agência para realizar o marketing de conteúdo, como eles administram o próprio blog? 

E, se você está pensando em contratá-los para as redes sociais, como lidam com as suas próprias? 

O mesmo vale para o SEO: como está a sua classificação nos termos de pesquisa para o seu setor? Você os encontrou na primeira página do Google?

Afinal, se eles não praticam o que pregam, talvez não consigam alcançar o que prometem ou sejam capazes dos serviços dos quais oferecem.

#4. Pergunte

Você pode estar pensando: então o que perguntar ao escolher uma agência de marketing digital? 

Bem, provavelmente você terá centenas de perguntas diferentes, mas é importante garantir que você esteja fazendo as perguntas certas. 

Então, separamos aqui 3 perguntas importantes para considerar ao escolher uma agência de marketing digital: 

Vocês possuem exemplos de campanha? 

Peça à empresa um portfólio de trabalhos bem-sucedidos – ou seja, as suas campanhas de marketing mais eficazes, classificadas em palavras-chave semelhantes a sua e que a produção de bom conteúdo gerou boas taxas.

Quem estará cuidando do meu trabalho?

Você pode precisar de equipes diferentes dentro de uma única equipe. Reserve um tempo para analisar o perfil dos colaboradores e se pergunte: ”Ficaria feliz das pessoas relacionarem esses indivíduos ao site de minha empresa?”

Quanto tempo vocês mantém seus clientes, em média?

Em resumo: quanto mais tempo, melhor.

#5. Preencha briefings

Depois de selecionar uma variedade de agências de marketing digital com as quais você deseja continuar, entre em contato com a empresa para expressar seu interesse.

Em seguida é preencher um briefing, um documento que permite coletar informações sobre sua empresa e quais são os seus critérios de trabalho, tanto em termos de habilidades requeridas quanto de orçamento. 

#6. Realize uma reunião com a agência

Se você ficou feliz com todos até agora, é hora de realizar uma reunião com a agência digital. Afinal, esta é uma boa maneira de conhecer a equipe e uma oportunidade de resolver quaisquer problemas com a equipe antes de assinar qualquer contrato. 

Ademais, é aqui que qualquer conflito de personalidade se torna evidente, o que pode ser prejudicial ao sucesso do seu negócio. Algumas pessoas chamam esse passo de ”teste da cerveja” e é frequentemente usado como método de recrutamento – você os levaria para tomar uma cerveja no seu pub local ou então correria para longe?

A resposta para isso fala muito.

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