Como direcionar o marketing digital da empresa?

(Última atualização em 22 de julho de 2021)

Direcionar o marketing digital da empresa sem um plano ou estratégia previamente elaborado pode levar ao fracasso das suas ações se você não considerar todos os aspectos que podem impactar esse desenvolvimento. E quando se fala em marketing digital, é sempre importante fazer essas ações corretamente, pois são elas que fazem toda a diferença para um negócio. 

Afinal, segundo os últimos dados da ABComm, a Associação Brasileira de Comércio, o faturamento do ecommerce brasileiro ultrapassou a casa dos R$100 bilhões de reais. Ou seja, com certeza já passou da hora de se preocupar com as suas ações. Então, considerando a quantidade de publicidade digital consumida por nós, diariamente, qual é a estratégia digital para se destacar? 

O time da Fresh Lab está aqui hoje para te ajudar e fazer você entender os motivos essenciais para você direcionar o marketing digital da empresa, se destacar e alcançar seu público-alvo com sucesso! 

Como direcionar o marketing digital da empresa? 

Planejamento. 

Toda e qualquer estratégia de marketing digital precisa de um bom planejamento, com itens que não podem ser deixados de lado. Muitas vezes, na correria do dia, você não tem tempo para pensar em como traçar um plano para o marketing e atropela muitos estágios. Isso leva a um erro comum do marketing interno: se você não articula bem suas campanhas, não trilha um caminho de sucesso.

Quando feito de maneira planejada, o marketing enxerga: 

  • Os objetivos de  curto, médio e longo prazo do negócio; 
  • As estratégias tomadas para atingir esses objetivos; 
  • Os atuais canais de comunicação utilizados; 
  • Um plano de ação ajustado às necessidades reais do negócio; 
  • O investimento e orçamento do projeto; 

Se você tem a ajuda de uma equipe de marketing digital, conseguirá ver o marketing de forma mais ampla, tendo as necessidades da organização como ponto de partida e o crescimento de seus resultados em longo prazo como objetivo determinante para a corrida. 

Isto porque, o marketing é fundamental para: 

  • Atrair, convencer e fazer com que seus clientes se apaixonem pelo produto ou serviço de sua organização; 
  • Planejar todas as estratégias e ações para atingir o cliente-alvo; 
  • Segmentar suas campanhas de marketing para agregar valor em todas as fases;

Se você pensa em direcionar o marketing digital da empresa, é importante contar com a experiência de uma agência. Chega de erros bobinhos que atrasam suas campanhas de marketing: aliado à uma agência, o seu marketing pode crescer muito mais. E não estamos falando de números de seguidores ou postagens mais frequentes nas redes sociais.

Fortalecer o reconhecimento da marca, ter especialistas trabalhando nas conversões, pesquisas voltadas ao mercado à sua disposição bem como conteúdos mais envolventes e realmente relevantes são uma das peças-chave para uma boa comunicação digital. Das ações mais comuns que uma agência realiza para direcionar o marketing digital da empresa, deixamos em destaque: 

Diagnóstico digital prévio 

Assim como um check-up médico, o diagnóstico digital examina todas as suas ações e verifica seus pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças futuras. Como você já é familiarizado com o seu ecossistema, é hora de nós entendermos como ele está sendo operado para atingir exatamente as necessidades da qual a organização precisa. 

Algumas questões vêm à tona como: o seu site é voltado para o cliente? Como é a usabilidade e experiência de navegação?  O blog é atualizado periodicamente? Qual é o posicionamento atual dele nos mecanismos de pesquisa? Como vai a presença da marca nas redes sociais ?

Seu objetivo é seu norte. E não apenas uma meta! 

Falar de metas todos falamos, mas a questão do marketing digital é trabalhar com o objetivo. E, principalmente, o objetivo de longo prazo deve estar sempre à vista. Onde as nossas ações irão levar a organização? Quais caminhos  (as metas, nesse caso) devem ser alcançadas para cumprir o objetivo? 

O desenvolvimento de um plano de marketing divide então duas metas SMART: que são as metas específicas, mensuráveis e atingíveis das relevantes e oportunas. Elas não são de forma alguma diferente, mas o planejamento busca sempre as mais específicas para chegarmos no objetivo com mais base de retorno. Mas, como assim? 

É simples: 

  • O marketing não considera uma meta SMART um objetivo inteligente. ‘’Quero aumentar o número de visitas ao meu site’’.  Isso não é uma meta inteligente se você não entender o motivo de querer aumentar as visitas ao seu site. 
  • Mas, se você nos diz ‘’Quero alcançar 10 mil visitantes todos os meses em meu site, para que eles leiam sobre o meu conteúdo ou comprem o meu produto’’, já é um norte incrível para se trabalhar. É isso que um trabalho com base de retorno é! 

Criação de estratégia

Cuidar da personalização de sua marca é cada dia mais importante no marketing. Afinal, num mar de anúncios, é fundamental se destacar para não se afogar. Por isso, alguns fatores são cruciais, como: 

  • Segmentação de público-alvo: para compreender a quem você quer se dirigir e quais são os interesses deles. O buyer persona é a pessoa ideal pela qual você espera atender às expectativas, então nada mais justo do que direcionar o marketing digital da empresa para ele; 
  • Proposta de valor: a proposta de valor deve ser comunicar qual é o objetivo da organização de forma transparente e realista; 
  • Estratégia de conteúdo: criar, gerenciar e transmitir conteúdo original pelo qual os seus usuários se sintam intimamente conectados é essencial para gerar mais confiança em sua marca e te colocar como autoridade em um assunto. 
    • Isso pode ser feito através do fortalecimento de palavras-chaves, calendários de conteúdos de valor, a quantidade correta (e não excessiva) de conteúdos para redes sociais;

Precisa direcionar o marketing digital da empresa? Conte com a Fresh Lab

O marketing digital é uma área tão extensa e completa que é necessário um time de profissionais para ter os cuidados certos para colocar uma organização no caminho do sucesso. 

Por isso, se você está tendo dificuldades em lidar com o marketing digital, tenha ao seu lado uma agência de performance. Desde o planejamento até à construção de campanhas, a Fresh Lab se preocupa em manter sua comunicação verdadeira, seus objetivos realistas e os seus resultados cada vez mais próximos. 

Cuidar do marketing nunca foi tão fácil. Entre em contato com a nossa equipe hoje mesmo! 

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