5 clichês sobre marketing para construção civil que você deve evitar
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Publicado 25 de maio de 2021 • 17:29Hrs
5 clichês sobre marketing para construção civil que você deve evitar

Marketing para construção civil é sobre comunicação e criatividade. E, é por isso, que se torna tão angustiante descobrir que mesmo nessa área, ainda existem clichês. É até possível da gente afirmar que podemos alcançar o pico do marketing, mas isso por si só, já é um clichê.

Hoje a Fresh Lab separou 5 clichês sobre marketing para construção civil que você deve evitar, seja dentro ou fora do mundo das agências. Afinal, muitos de nós ficamos engasgados em nossas próprias ideias e acabamos pegando o caminho mais curto, quando esse não tem sentido algum. Vamos atualizar isso juntos? 

Para um martelo, tudo parece prego | 5 clichês sobre marketing para construção civil 

Você faz parte do ramo da construção civil há anos, compreende quem são seus principais clientes, como se comunicar com eles, mas ainda não está acostumado com o mundo online. Assim sendo, é possível ouvir centenas de dicas por aí . E, a partir delas, formar sua própria opinião sobre a melhor forma de seguir qualquer estratégia de marketing digital para sua empresa. 

O problema é que, muitas vezes, você segue uma estratégia que não é a melhor para o seu negócio. Ou mesmo adotar algo que muitas empresas usam, torna-se um grande clichê para seus clientes em potencial, além de causar uma má impressão sobre sua empresa e impedir novos negócios. 

Dos clichês do qual você deve evitar, destacamos: 

‘’Nossa empresa é a melhor do ramo de construção civil‘’

Isso vale para o marketing, mas também vale para a publicidade além do digital: observe a quantidade de outdoors, banners, chamadas no rádio, anúncios do Google Ads e Redes Sociais, bem como aquele e-mail em sua caixa todas as manhãs. Em todo lugar tem uma empresa cuja chamada é colocada como ser a melhor do seu segmento.

A grande verdade é que em uma empresa, principalmente no ramo da construção civil, ter algum diferencial que a torne a melhor de seu segmento, sem especificar em que ela é diferente, é algo muito raro. E, mesmo que fosse verdade, usar de superlativos para elogiar a si mesma pode ser um sinal negativo para um cliente em potencial para o seu negócio. 

Sem falar que existem regras de autorregulação que não permitem que nenhuma empresa use superlativos em si. Existem também plataformas como os anúncios do Google, que já condenam o uso de superlativos ou a comparação com concorrentes em seus anúncios.

Portanto, evitar essa comparação com seus concorrentes é uma das formas de evitar os 5 clichês sobre marketing para construção civil do qual é tão necessário. Ou seja, esqueça as clássicas frases envolvendo ‘’nós somos os melhores’’. 

Dentro de um aquário, é importante ser o peixinho de destaque

Como eu posso me destacar dentro da minha área sem parecer apelativo? É simples: não seja genérico. E, com genérico, não tente ser igual as tantas marcas que usam o mesmo slogan ou mesmo logotipo semelhantes. 

Isso porque, hoje em dia, tentar identificar uma nova marca por meio de seu logotipo é quase uma tarefa impossível. Todos os logotipos expostos parecem pertencer a uma mesma marca, tal qual fossem criados por uma única pessoa. E, para o seu potencial cliente, isso não soa como uma marca profissional. Embora os avanços na tecnologia tenham tornado o design gráfico acessível  e disponível para as massas, infelizmente, a marca e a originalidade não são. 

Por isso, quando se trata de projetar seu logotipo, tente se afastar de todos os outros que já existem. Tenha um time que possa criar algo que seja verdadeiramente diferente. É um processo difícil caso você não entenda desta área, mas com a Fresh Lab ao seu lado, você percebe o quão vale a pena ser notado positivamente. 

‘’Eu quero ser reconhecido mundialmente’’

É ótimo você ter metas de expansão para se tornar a maior do seu setor, mas nós temos muitos clientes que vêm até nós com o mesmo objetivo: aumentar o conhecimento da marca. E, para sermos sinceros: aumentar o conhecimento da marca é algo muito específico em marketing digital e não é algo que você faça e atinja super resultados instantâneos, nem algo que você obtém sem um budget considerável em mente.

O principal objetivo do marketing digital deve, na maioria dos casos, ser capturar leads para sua equipe comercial e, assim, aumentar suas vendas. Não que o marketing digital não vá divulgar sua empresa, não é isso - estamos nos referindo aqui sobre a sua principal estratégia de marketing digital, em que 99% dos casos deve trabalhar como uma resposta direta, ou seja, vai trabalhar com a geração de leads para vendas. 

‘’Se meu site não for o primeiro do Google, estarei PERDIDO’’

Calma, não é bem assim! 

Um dos últimos clichês sobre marketing para construção civil que você deve evitar é acreditar na ideia de que é importante aparecer logo no primeiro resultado nas pesquisas do Google quando a palavra chave é o seu segmento. 

Claro, ser encontrado primeiro é o sonho quando o assunto é ‘’encontrar empreiteiras na minha cidade’’, ''construtora confiável’’ ou mesmo o nome da sua marca. Mas, existem duas situações diferentes da qual possamos trabalhar neste caso: aparecer para uma palavra-chave na primeira posição por meio de resultados orgânicos ou constantemente ser o primeiro resultado na pesquisa paga. 

Qual deles é o melhor neste caso? Nosso time de especialistas vai discutir isso constantemente com você! 

Seu serviço é único, mas não é a única solução, lembre-se! 

A promessa de que seu serviço atende todas as necessidades do seu cliente é vazia. Como Ícaro voando muito perto do sol, é importante não voar alto demais em promessas das quais você não poderá cumprir. Tentar ao máximo impressionar seus clientes cheira a insegurança,  e apenas o mais ingênuo dos consumidores se apaixonará por isso. 

Em vez disso, é fundamental pesquisa e conhecimento de mercado, com identificação estratégica sobre seus principais públicos-alvos, concorrentes e formatos de atingir sem falsas promessas. Depois de encontrá-los, o marketing poderá ser mais refinado e concentrado. 

Qualquer empresa que se preze pode reconhecer um clichê se aproximando - e isso significa que os clientes dela também podem. Por isso, agora que te explicamos os 5 clichês sobre marketing para construção civil, é fundamental evitá-los. 

Quer fazer isso de uma maneira mais eficiente e construtiva? Converse com a Fresh Lab e venha se destacar, sem perder sua essência e com respeito máximo aos seus clientes! 

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